PARANÁ
Pesquisa com empresariado mostra crescimento e otimismo do setor de turismo no Paraná
Publicado em
19 de dezembro de 2024por

A Pesquisa Sondagem Empresarial 2024 para o setor do turismo teve os resultados divulgados nesta quinta-feira (19). Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR), em parceria com o Sebrae/PR e a Fecomércio/PR, o levantamento foi feito entre os dias 8 de outubro e 25 de novembro, contabilizando respostas de 575 empresas que atuam neste setor no Paraná.
Os segmentos que mais responderam foram restaurantes, cafeterias, bares e similares (22,1%), meios de hospedagem (12,3%) e agências de turismo (9,7%).
Para os dirigentes dos órgãos promotores da pesquisa, os resultados evidenciam crescimento do setor e mostram otimismo dos empresários para 2025. Do total de participantes, 36,3% afirmam ter registrado aumento no faturamento em relação a 2023, ao mesmo tempo, 63,3% pretendem expandir seus negócios nos próximos seis meses. Os resultados estão disponíveis no SiTU — Sistema de Inteligência Turística, plataforma lançada pela Setu no ano passado, onde estão compiladas pesquisas, levantamentos e os principais dados e indicadores do setor estadual.
O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, ressalta que as respostas confirmam o bom momento do setor. “A maioria das empresas mencionou aumento no faturamento em relação a 2023. Mais de 60% esperam expandir as suas atividades para o próximo ano, demonstrando evolução da atividade”, disse Nunes.
“Isso mostra também como as ações do Estado são importantes, fomentando o crescimento e qualificação, entendendo que o Turismo pleno só acontece graças à iniciativa privada”, complementou. “A pesquisa visa entender a dinâmica dessas empresas, as suas percepções de necessidades e, principalmente, ter uma visão geral da evolução do turismo no Estado.”
As empresas respondentes da sondagem são 48,7% microempresas, 36,0% são MEI (microempreendedor individual) e 9,4% de pequeno porte. As empresas demonstram solidez no mercado, com 58,7% dos respondentes em atividade há mais de cinco anos. Além disso, quase 40% informaram não ter colaboradores, sendo administradas apenas pelos sócios ou proprietários.
POTENCIAIS E DEMANDAS – Para Andressa Szekut, diretora de Promoção, Inovação e Inteligência Turística da Setu, a pesquisa ajuda na identificação de potenciais e demandas. “Como Governo do Estado, é muito importante perceber a reação positiva da iniciativa privada, porque isso nos ajuda a entender as demandas e investimentos que precisam ser feitos”, diz Andressa.
“Tudo isso resulta em uma receita perfeita para o desenvolvimento do Turismo, porque ao mesmo tempo em que o Paraná está aumentando seu número de visitantes, os empresários do setor também estão fazendo melhorias, qualificações e investimentos em seus negócios”, ressaltou.
PERCEPÇÕES – Segundo os participantes, os meses tradicionalmente com maior consumo de serviços são dezembro (52,2%) e janeiro (42,4%). Neste ano, julho também apareceu no topo da lista, com 28,9%, apresentando maior variação sazonal em comparação ao ano passado, quando a demanda se concentrava apenas no verão. As empresas apontam que os benefícios do turismo são a movimentação da economia local (85,7%) e a geração de empregos (72,5%).
A coordenadora de Turismo, Artesanato e Economia Criativa do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, também reforça que a pesquisa mostra um cenário positivo no Paraná. “O interesse na expansão aliado ao equilíbrio das motivações entre lazer e negócios são indícios claros de que estamos no caminho certo”, afirma Patrícia.
“Historicamente, o turismo no Paraná cresceu por negócios e eventos, sem contar o período da pandemia, nós não vemos recessão neste segmento. Vemos uma expansão com o lazer, indica a chegada de um ‘novo turista’ que está buscando e acessando uma oferta mais diversa e qualificada, que vai além dos negócios e eventos”, aponta.
PERFIL – Em 2024, o perfil dos hóspedes é composto, principalmente, por turistas de lazer (45,9%) e turistas de negócios (45,1%). O levantamento também mostra que houve crescimento na média de ocupação mensal dos hotéis. A média atual varia entre 61% e 70%, enquanto no ano passado era de 51% a 60%.
O perfil de consumidores das empresas de alimentos e bebidas é formado, em maioria, por moradores locais, turistas de lazer e turistas de negócios. Nas agências e guias de turismo os segmentos mais ofertados são o turismo cultural (47,9%), o ecoturismo (41,9%) e o turismo de aventura (31,1%).
Para Giovanni Bagatini, coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio PR, as respostas demonstram o desenvolvimento e o potencial do setor no Estado. “A pesquisa mostrou que a maioria dos empresários respondentes reconhece o Turismo como um forte impulsionador da economia local e da geração de empregos. Os dados destacam a importância estratégica do setor para o desenvolvimento regional e estadual”, afirma.
“Além disso, o levantamento apontou, que para o maior percentual de empresários, houve um crescimento de 10% na ocupação média dos meios de hospedagem se comparado a 2023, evidenciando a recuperação e a expansão da atividade turística no Paraná. Esses resultados refletem o potencial do turismo como motor econômico e social, estimulando investimentos e desenvolvimento sustentável da atividade”, acrescenta.
CADASTUR – 74,3% das empresas respondentes estão registradas no Cadastur, 2% a mais em relação a 2023. O sistema do Ministério do Turismo formaliza e regulariza os prestadores de serviços turísticos do Brasil, também servindo como fonte de pesquisa para viajantes, que podem buscar por empreendimentos e profissionais registrados.
Opcional para algumas empresas e profissionais, como restaurantes e locadoras de veículos, o registro no Cadastur é obrigatório para acampamentos, parques temáticos, agências de turismo, guias de turismo, organizadoras de eventos, meios de hospedagem e transportadoras turísticas. O cadastro atualizado também dá acesso a benefícios junto ao governo federal, como financiamentos em bancos oficiais, possibilidade de participação em feiras, eventos e programas de qualificação de mão de obra.
A Secretaria do Turismo também elaborou uma cartilha, com informações, requisitos e maiores orientações aos empreendedores e profissionais do setor, a respeito dos benefícios do registro no Cadastur. Acesse o material AQUI .
Fonte: Governo PR

PARANÁ
Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná
Published
11 horas agoon
18 de abril de 2025By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.
Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.
Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.
Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.
Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.
“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.
INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.
“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.
Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.
Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:
Paraná: 29
São Paulo: 17
Ceará: 13
Piauí: 11
Tocantins: 3
Rio de Janeiro: 3
Rio Grande do Sul: 3
Pernambuco: 2
Minas Gerais: 1
Distrito Federal: 1
Mato Grosso do Sul: 1
Pará: 1
Fonte: Governo PR

Gabriela Duarte ganha declaração da cunhada em dia de aniversário: ‘Te amo’

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Lexa lança música para a filha, que morreu dias após o nascimento: ‘O mais puro amor!’

TJPR participa de eventos sobre a Ouvidoria em Recife

Guerra EUA x China: Brasil vira peça-chave e faz planos para um corredor transoceânico
PARANÁ


Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná
Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial...


1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos
Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação escolar dos estudantes da rede...


Uyara Torrente no Guairinha e visitas guiadas nos museus integram a agenda cultural da semana
Música, espetáculos, literatura e artes visuais são destaques da agenda cultural da semana com atividades inclusiva para todas as idades....
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier,...


Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da...


Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
Durante uma operação de bloqueio realizada pela Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Gabriela Duarte ganha declaração da cunhada em dia de aniversário: ‘Te amo’
Talita Younan compartilhou fotos em que ela e a atriz Gabriela Duarte, sua cunhada, aparecem usando biquínis de oncinha em uma praia....


Lexa lança música para a filha, que morreu dias após o nascimento: ‘O mais puro amor!’
A cantora Lexa, de 30 anos, lançou, nessa quinta-feira (17), a música “Você e Eu”, feita para a filha, Sofia, que...


Esposa de William Bonner se emociona ao receber videochamada de Xuxa: ‘Morri’
Natasha Dantas, esposa do jornalista William Bonner se emocionou ao ser surpreendida por Xuxa durante uma videochamada que fazia com o marido. A esposa...
ESPORTES


Cruzeiro desencanta, vence Bahia por 3 a 0 e sobe na tabela do Brasileirão
Em noite inspirada no Mineirão, o Cruzeiro reencontrou o caminho da vitória ao derrotar o Bahia por 3 a 0,...


Santos vence Atlético-MG, mas noite é marcada por lesão e lágrimas de Neymar
O Santos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 0 na Vila Belmiro,...


Flamengo aplica goleada histórica no Juventude e é lider do Brasileirão
Em uma noite de gala no Maracanã, o Flamengo não tomou conhecimento do Juventude e aplicou uma goleada histórica de...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍCIA4 dias ago
BPFRON realiza ações no oeste do Paraná com apreensões avaliadas em mais de R$ 500 mil
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Líder da Oposição denuncia suspeita de sobrepreço em contrato entre SEED e FAPEC
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Suinocultura se consolida como um dos principais polos produtivos do Brasil
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Recuperação de pastagens é aposta para agro sustentável