NOVA AURORA

PARANÁ

De jogos a cinema: universidades estaduais levam atividades ao Litoral

Publicado em

As sete universidades estaduais do Paraná e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) promovem atividades na praia de Caiobá, em Matinhos, no Litoral. A programação integra o Verão Maior Paraná, com atividades para todas as idades.

Estão previstas ações de educação, saúde, cultura, esportes e conservação animal e ambiental, como oficinas e dinâmicas educativas para incentivar práticas sustentáveis. As atividades na Arena Verão Maior serão conduzidas por estudantes e professores das universidades de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar).

Os turistas e os moradores do Litoral poderão aproveitar espaços interativos com jogos eletrônicos, jogos de tabuleiro e jogos que combinam videogame e atividade física, chamados de exergames. No cronograma estão previstas ações culturais, como oficinas de teatro, música, dança e artes visuais. Do dia 27 de dezembro a 6 de janeiro o projeto Cinespar Itinerante apresentará sessões de cinema ao ar livre com filmes de classificação livre, no Palco Sunset, em Caiobá, diariamente às 11h30.

Leia Também:  Alunos do Ganhando o Mundo de Campo Mourão ganham apoio psicológico para desafios

Na área da saúde, os estudantes e professores realizam atendimentos de aferição de pressão e glicemia, orientações sobre primeiros socorros, tratamento de queimaduras e cuidados com a pele no verão. A população terá acesso a atividades clínicas voltadas para mobilidade, flexibilidade, habilidades motoras, resistência e força muscular.

No cronograma estão previstas atividades esportivas de aventura, como skate, parkour, e escalada, com estratégias adaptadas e seguras para todas as faixas etárias e para inclusão de pessoas com deficiência.

Entre os dias 6 a 20 de janeiro, as pessoas poderão fazer uma viagem pelo universo no planetário itinerante. Serão projetados vídeos do surgimento do universo até a atualidade. Outra atração é o giroscópio, um brinquedo que permite ao participante uma sensação de mudanças de espaço e gravidade, por exemplo a percepção de pilotar uma aeronave.

Na edição anterior do Verão Maior Paraná, o espaço da Seti atraiu mais de 15 mil visitantes, desde crianças a idosos. Para a nova temporada, a expectativa é superar esse número, oferecendo diversas atividades, como explica o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

Leia Também:  Ceasas de Londrina e Foz do Iguaçu funcionarão no feriado de 15 de novembro

“Para esta edição do Verão Maior, decidimos ampliar a presença das universidades no Litoral, levando diversos projetos e programas. O objetivo é trabalhar com popularização da ciência para despertar o interesse em mais jovens e crianças pela carreira científica”, diz.

O cronograma completo das ações da Seti e das universidades está disponível AQUI.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verão. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Com 70% das ações executadas, programa Paraná Urbano III entra na reta final

Published

on

By

Representantes da Secretaria de Estado das Cidades se reuniram nesta quarta-feira (9), em Curitiba, com o chefe da Missão de Supervisão do Programa Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Urbano e Melhorias de Infraestrutura Municipal – Paraná Urbano III (BR-L1520), Jorge Silva Herreros, que é especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Participaram da reunião o secretário das Cidades, Guto Silva, e a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.

A reunião definiu um cronograma de conclusão do Paraná Urbano III, que foi assinado em 2020 e já teve 77% dos componentes executados. O prazo final é abril de 2026. São três componentes: o primeiro, mais institucional, com recursos para os municípios contratarem Cadastro Territorial e Plano Diretor, e um segundo voltado à infraestrutura, como pavimentação, praças, o Centro de Idosos, Centros de Referência e outras obras. O terceiro componente é o fortalecimento do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). O empréstimo é de US$ 118 milhões.

Entre os projetos concluídos e em andamento que levam a este nível de execução estão, por exemplo, a revisão do plano diretor municipal de Itambaracá e Japurá; a instalação de sistema solar fotovoltaico em Pato Branco; a pavimentação de vias com requalificação urbana em Pitanga; a implantação de rede de iluminação pública em LED em Araruna; e a reforma de ginásio de esportes em Verê, entre outras obras.

Leia Também:  Ceasas de Londrina e Foz do Iguaçu funcionarão no feriado de 15 de novembro

“Foi uma reunião importante com o BID, que já tem uma tradição de parceria com o Paranacidade, com a Secretaria das Cidades, pelos diversos projetos que ajudam no fortalecimento e no desenvolvimento dos municípios do Paraná”, disse o secretário. “E mais importante do que o recurso do BID é essa jornada de aprendizagem, de protocolos, de formato de políticas públicas, que ajudam a gente a aperfeiçoar nossos mecanismos, a calibrar as políticas públicas”.

“Estamos analisando todos os pontos para que, juntos, possamos fazer os ajustes necessários. Vamos supervisionar as atividades em execução, com foco no cumprimento dos produtos críticos de cada componente, revisar ações a serem realizadas e posicionarmos o BID sobre os trabalhos que já estão sendo contratados”, complementou Camila.

Até o momento esse trabalho mostrou que a cada R$ 1 milhão investido no Paraná em obras públicas urbanas são gerados 42 novos empregos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA