NOVA AURORA

PARANÁ

Osuel anuncia programação de 2025 com duas novas séries e muitas apresentações

Publicado em

A fim de dar continuidade ao compromisso de promover encontros entre a comunidade e a arte por meio da música de concerto, a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel) anunciou na sexta-feira (13) a programação da Temporada Ouro Verde 2025. Ao todo, serão realizados 13 programas distribuídos em seis diferentes Séries – quatro delas retornam e outras duas novas são integradas.

O ano de 2025 marca diferentes datas importantes no mundo artístico, como os 200 anos do nascimento de Johann Strauss II, os 150 anos do nascimento de Maurice Ravel, os 275 anos da morte de Johann Sebastian Bach e os 150 anos da morte de Georges Bizet. Com isso, a Osuel aproveita a oportunidade para dedicar a programação a estas figuras ilustres da música. 

A Orquestra vai reproduzir suas quatro séries principais — Arábica, Bourbon, Catuaí e Conilon —, que se inspiram na diversidade cafeeira marcante da região e demonstram a riqueza do repertório orquestral, e as séries Sumatra, voltada à música de câmara, e Contos, que apresenta histórias famosas para o público infantojuvenil. Dentre as obras estão “O Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky; “Pedro e o Lobo”, de Prokofiev; e “Mamãe Ganso”, de Ravel. Confira a programação completa da Temporada Ouro Verde 2025.

Leia Também:  Chuvas: Paraná envia força-tarefa do Corpo de Bombeiros ao Rio Grande do Sul

A estreia será no dia 13 de março, com um concerto regido por Rossini Parucci e as músicas “Canções de um Viajante”, de Gustav Mahler, “Sinfonia No. 9 Novo Mundo”, de Antonín Dvořák, e “Abertura de Ruslan e Ludmilla”, de Mikhail Glinka. Em abril acontece a estreia de Sumatra, com homenagens a Ravel e Brahms. Maio terá tributo ao aniversário de morte de Bach e em julho a OSUEL fará uma homenagem a Ludwig van Beethoven, com “Sinfonia No. 8”, e Piotr Ilitch Tchaikovski, com “Concerto para Violino, Op. 35”. Serão, ao todo, 13 datas com apresentações.

ASSINATURA – A Osuel também deu início à venda de assinaturas anuais para a temporada, concebidas a fim de oferecer uma experiência personalizada e confortável ao público. A partir desta iniciativa, a audiência tem direito a benefícios como desconto de 10% nos ingressos, check in e assentos exclusivos, acesso aos ensaios da orquestra e ao Guia de Concertos, além do sorteio de ingressos para Sumatra. 

Leia Também:  Com nova lei, Paraná vai transformar segurança hídrica em política pública

O plano dá direito a dez concertos – quatro da Série Arábica, quatro da Série Catuaí, um da Série Conilon e um da Série Bourbon. Os preços variam de acordo com o setor escolhido, começando a partir de R$360 para a entrada inteira e R$180 para a meia, e já podem ser obtidos neste endereço

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  Com nova lei, Paraná vai transformar segurança hídrica em política pública

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Paraná apresenta plano de agricultura de emissão de carbono com vistas à sustentabilidade

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA