SOLENIDADE NO TJPR CELEBRA OS 150 ANOS DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO BRASIL
Evento fez parte da programação de Natal do TJPR
17/12/2024
Atualizado há 5 dias
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) promoveu, no dia 17 de dezembro, uma cerimônia em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. A solenidade contou com a presença da cônsul-geral da Itália em Curitiba, Eugênia Tiziana Berti, e da presidente da Sociedade Giuseppe Garibaldi e ex-governadora do estado do Paraná, Cida Borghetti. O evento também fez parte da programação de Natal do TJPR.
“É uma honra comemorar essa união entre dois países que têm tanto a contribuir para o desenvolvimento do mundo. O Tribunal de Justiça promove o diálogo necessário entre instituições e pessoas, a fim de encontrarmos denominadores comuns necessários para o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.
O chefe do Judiciário também fez menção à comemoração natalina. “Um momento em que lembramos o nascimento de Cristo. Que esse nascimento renove em nós os melhores sentimentos como a solidariedade, a humildade e a gratidão. Somos gratos, primeiramente, a Deus e depois ao trabalho de cada um dentro da intuição, desembargadores, servidores e cada um da família do Judiciário paranaense”, afirmou.
A cônsul-geral da Itália em Curitiba, Eugênia Tiziana Berti, agradeceu a celebração. “Esse vínculo entre Itália e Brasil, especificamente com o Paraná, é muito forte. Laços não só de sangue, mas de cultura, de economia. Conhecer a história fortalece os laços já existentes e ajuda os jovens a não esquecerem e a terem consciência de suas origens.”
“Nós é que agradecemos ao Tribunal a abertura desse momento, por caminharmos juntos. Quando vemos todas essas pessoas e instituições aqui juntas, percebemos que algo está mudando e é para melhor”, ressaltou a presidente da Sociedade Giuseppe Garibaldi e ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti.
O evento contou com a apresentação musical do Duo Internacional Kaiser Carraro, formado pela soprano Marcia Kaiser e pelo maestro italiano Massimiliano Carrero.
Fonte: TJPR