NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Aprovados no concurso participam da solenidade de apresentação dos procedimentos sobre nomeação e entrega de documentos

Publicado em

A Assembleia Legislativa do Paraná está convidando todos os aprovados no concurso público, mas, especialmente, os 39 candidatos relacionados no Anexo Único do Ato da Comissão Executiva nº 1864/2024, para participarem da solenidade, que acontece na terça-feira (17), às 9h30, quando serão apresentados os procedimentos para nomeação e entrega de documentos. A cerimônia, aberta aos familiares e todos os interessados, celebra mais uma importante etapa do processo de admissão no serviço público, e faz parte do conjunto de ações inovadoras e transparentes, voltadas a modernização da instituição.

Ao anunciar a solenidade, que marca a convocação dos 39 primeiros aprovados, o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), destacou a importância do concurso, iniciativa inédita na história do Parlamento. Traiano reiterou que o certame foi realizado com total transparência, dando chancela ao processo de modernização implementado ao longo da última década, durante sua gestão. Na opinião dele, essa é mais uma etapa de um ciclo inovador e significativo para toda a sociedade paranaense, e, de forma muito especial, para os candidatos e a própria Assembleia Legislativa. O presidente acredita que a iniciativa permitiu a seleção de profissionais capacitados para auxiliar no funcionamento do órgão, e na elaboração e revisão de leis e políticas públicas.

O diretor de Pessoal da Assembleia, Bruno Perozin Garofani, frisou, igualmente, a importância desse novo momento, bem como, de todo o processo que envolve o concurso público. Ele explicou que estão sendo convocados os candidatos relacionados no Ato da Comissão Executiva nº 1864/2024 para que compareçam à solenidade de apresentação dos procedimentos para nomeação e entrega dos documentos, conforme previsto nos Editais nº 1/2024/2/2024 e 3/2024. O Ato está publicado no Diário Oficial nº 3.067, do dia 12 de dezembro de 2024. Os convocados vão ocupar vagas nas carreiras de Técnico Legislativo, Analista Legislativo e Procurador. Garofani informou também que no próximo ano novos aprovados serão convocados para dar início ao processo de admissão.

Leia Também:  Conexão Radical desvenda os segredos da preparação física dos skatistas de alto rendimento

Os candidatos convocados vão receber um convite para a solenidade, que está sendo enviado pelo Cerimonial da Assembleia, através do número de WhatsApp informado no ato da inscrição para o concurso.

Editais estão disponibilizados no site

Conforme o Ato da Comissão Executiva, a entrega dos documentos pelos candidatos convocados deverá ser feita no período de 6 até 31 de janeiro de 2025, diretamente na Diretoria de Pessoal da Assembleia. Dúvidas podem ser esclarecidas no local, pelo telefone (41) 3350-4080 ou pelo e-mail: dpconcurso@assembleia.pr.leg.br. Quem têm dúvidas sobre os documentos que devem ser apresentados pode, ainda, conferir os editais disponíveis no site do Poder Legislativo no seguinte endereço: http://transparencia.assembleia.pr.leg.br/pessoal/concursos_publicos

Na sequência, os convocados deverão também realizar a avaliação de perícia médica e informar-se sobre os exames de saúde exigidos diretamente no Departamento de Perícia Médica (DEAP/SEAP), pelo telefone (41) 3883-6304 ou através do e-mail agendamentospericia@seap.pr.gov.br

Depois de todos os requisitos iniciais atendidos, os candidatos tomarão posse, o que deve ocorrer em fevereiro de 2025, formalizando a entrada no serviço público. A posse será seguida do estágio probatório, um período em que o desempenho do novo servidor é avaliado para confirmar sua aptidão para o cargo.

Política de transparência

O concurso foi promovido pela Assembleia com a finalidade do preenchimento de 85 vagas, de níveis médio e superior. A maioria dos aprovados vai atuar como Analista Legislativo, carreira que abrange as funções de Desenvolvedor de Sistemas, Biblioteconomista, Administrador, Economista, Advogado, Contador, Jornalista, Analista de Rede, Revisor Legislativo e Engenheiro, conforme Edital de Concurso Público nº 02/2024.

Leia Também:  Projeto que cria quadro de oficiais especialistas na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros recebe substitutivo-geral

Serão ainda preenchidas vagas de Técnico Legislativo, com os concursados exercendo as seguintes atividades: Técnico Legislativo-Legislativo, Técnico Legislativo-Administrativo, Técnico Legislativo-Suporte e Manutenção, Técnico Legislativo-Técnico em Contabilidade (Edital nº 03/2024). Também será preenchida uma vaga de Procurador-Classe 3. Para todos os postos, a carga horária é de 8 horas diárias.

O processo foi conduzido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição responsável pela organização das provas. A realização do concurso foi anunciada em março do ano passado pela Comissão Executiva da Assembleia, que avaliou a importância da renovação do quadro funcional. De acordo com o Poder Legislativo, além dos concursos anteriores terem sido realizados há cerca de 40 anos, para áreas específicas, muitos servidores estão hoje próximos à aposentadoria. A iniciativa faz parte de uma série de medidas administrativas voltadas ao fortalecimento do quadro funcional e à consolidação de políticas de transparência adotadas pelo Parlamento estadual.

Serviço

Assunto: Solenidade de Apresentação dos Procedimentos para Nomeação e Entrega de Documentos dos Aprovados no Concurso Público

Data: dia 17 de dezembro

Horário: 9h30

Local: Assembleia Legislativa do Paraná – Plenário Deputado Waldemar Daros – Praça Nossa Senhora de Salete, s/n – Centro Cívico – Curitiba (PR)

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Assembleia recebe a exposição “Araucárias Vivas” do artista plástico Toto Lopes

Published

on

By

“Araucárias Vivas” é o tema da exposição do artista plástico Toto Lopes, aberta nesta segunda-feira (05), no Espaço Cultural da Assembleia. A mostra, uma iniciativa da deputada Cristina Silvestri (PP), é um convite à reflexão sobre a relação entre arte, natureza e sustentabilidade, através de esculturas únicas que emergem do refugo de tapumes de obra e compensados de madeira reflorestada. “Nós temos que valorizar o que é nosso. O Toto é um artista, eu sempre digo, que ama o Paraná. E ele consegue transmitir esse amor através da sua arte, representando a nossa história, a nossa cultura, as nossas raízes”, disse a deputada, ao destacar que o que ela mais valoriza no artista é o seu lado social, o seu lado humano.

“Ele trabalha com crianças, com idosos, com crianças especiais, transformando objetos que provavelmente iriam para o lixo em arte levando esperança às pessoas, transformando a vida deles. Além disso, ele faz pinturas lindas em hospitais de crianças e de forma voluntária. Então esse lado social do Toto também me encanta muito. Por isso, é uma pessoa que merece ser homenageada e que sua obra seja divulgada para o Paraná e para o mundo”, disse a deputada, ao entregar uma menção honrosa ao artista, como forma de reconhecimento à sua contribuição para a cultura do estado.

Presente na aberta da mostra, o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), disse que é importante valorizar aqueles que valorizam o Paraná como Toto Lopes que é um apaixonado por esse estado, e que tem no pinheiro araucária, sua principal referência. “Para nós é uma honra muito grande ter você aqui nessa Casa e, em nome dos 54 deputados, quero agradecer todo o trabalho que você faz como artista, mas principalmente o trabalho que você faz divulgando o estado do Paraná, esse estado que é pujante, de gente séria, de gente trabalhadora, que está vivendo um momento extraordinário, mas que tem que valorizar os nossos artistas”, afirmou.

Leia Também:  Conexão Radical desvenda os segredos da preparação física dos skatistas de alto rendimento

Preservação

Toto Lopes falou um pouco sobre a sua exposição. “São araucárias que são feitas com reaproveitamento de material, tapumes de obra, compensados, que eu reutilizo e transformo elas em arte”, explicou. “A escolha de trabalhar com madeira reflorestada não é apenas uma opção estética, mas uma declaração de compromisso com a preservação ambiental e a valorização dos recursos naturais”, disse, ao destacar que a coleção “Araucárias Vivas” se inspira na majestosa araucária angustifolia, uma árvore que desempenha um papel vital em nosso ecossistema, mas que está ameaçada de extinção. “Minhas esculturas servem como um poderoso lembrete da fragilidade da natureza e da importância de sua preservação”, alertou. “É uma forma de repensar nossos hábitos de consumo e a importância de uma abordagem mais consciente em relação ao meio ambiente, é promover essa jornada de transformação e conscientização ambiental através da arte”, finalizou.

O artista também tem uma ligação grande com a questão social. “Na minha infância eu tive o privilégio de participar de um projeto gratuito, que transformava a arte junto com as crianças. Eu fui privilegiado de ter participado desse projeto e eu vi que a arte realmente tem um poder de transformação na vida de pessoas. E, hoje, eu utilizo a minha arte como um reflexo de tudo que eu recebi, mas também plantando várias sementinhas aí, mostrando para as crianças que a arte pode mudar a vida delas também”, explicou. A mostra fica em cartaz até o dia 09 de maio, das 09 horas às 18 horas, no Espaço Cultural da Assembleia.

Perfil

Tanielton Lopes Pereira, conhecido como Toto Lopes, nasceu em Campo Largo (PR), é especialista em reutilização de materiais descartados e formado em artes visuais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É um artista plástico autodidata, fundador da Toto Artes – Soluções Artísticas e se destaca pelo impacto social de seu trabalho.
Desde 2007, ministra oficinas de artes plásticas em projetos sociais do município de Campo Largo e Região Metropolitana de Curitiba, desenvolvendo oficinas para todos os públicos e faixas etárias, incluindo crianças com vulnerabilidade social, portadores de necessidades especiais, adultos, idosos, dentre outros.

Leia Também:  Palestra de Claudia Silvano contra golpes abre Semana da Pessoa Idosa na Assembleia

É idealizador e coordenador do Projeto Eco Natal que mobilizou mais de cinco mil pessoas para criar a decoração natalina de Campo Largo com materiais recicláveis; do projeto “Fazendo Arte”, que já atendeu mais de três mil crianças com vulnerabilidade social e do projeto “Medicando Alegria”, que visa levar apresentações de teatro, contação de história, música, circo para pacientes, familiares e funcionários de hospitais. Toto também é voluntariado do HI Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo. Além de ter suas obras reconhecidas no Brasil, o quadro “A Santa”, participou de três mostras de arte em Napoli e Roma (Itália), sendo uma delas o “Fórum Mundial da Cultura pela Paz”, organizada pena Unesco.

Premiações

O artista já recebeu diversas premiações, entre elas o prêmio de honra ao mérito “Professora Odila Portugal Castagnoli”, pelos relevantes serviços prestados a cidade e a cultura de Campo Largo; o “Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná”, pelos relevantes serviços prestados para sociedade paranaense e a “Medalha das Ordens das Araucárias”, conferida pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT/PR). Sua obra “Acaé Azul” foi reconhecida pelo Governo do Paraná para fazer parte do acervo artístico do cerimonial do estado, assim como a obra “Mestre Fandangueiro do Paraná”, que já faz parte do acervo artístico do Palácio Iguaçu.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA