NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Deputado Goura (PDT) participa de seminário internacional sobre agroecologia em Cuba

Publicado em

Apresentar e debater as iniciativas desenvolvidas na sua atuação como parlamentar na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em defesa da agroecologia, da soberania alimentar, da democratização do acesso a alimentos livres de agrotóxicos e enfrentamento da emergência climática foram os principais objetivos do deputado Goura (PDT) ao participar, nesta terça-feira (10), do “Seminário Internacional Sobre Agroecologia nas Políticas Nacionais e Locais: Lições de Iniciativas do Sul Global”, que acontece em Havana, Cuba, até sexta-feira (13).

O deputado Goura foi convidado pela ONG Agroecology Fund, organizadora do seminário internacional em colaboração com a Fundação Antonio Núñez Jiménez da Natureza e do Homem (FANJ), que trabalha em coordenação com o Ministério da Cultura de Cuba, com o Instituto Caribenho de Agroecologia (CAI) e o apoio do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) do Brasil.

Goura falou no Painel 3: Promoção da Agroecologia em Políticas e com representantes do Departamento de Antioquia (Colômbia), e dos estados da Bahia (Brasil) e Paraná (Brasil). “Primeiramente, é importante reconhecer a relevância dessa articulação internacional pela agroecologia. Este congresso reúne representantes da Ásia, África e América Latina para discutir estratégias de enfrentamento à crise climática sob a perspectiva do sul global”, disse.

Segundo ele, essas são realidades compartilhadas por diversos países que precisam ser consideradas”, destacou Goura. “Lutamos por uma América Latina agroecológica, unida e soberana!” O deputado explicou que, neste seminário internacional em Cuba, ele apresentou as experiências desenvolvidas na Assembleia Legislativa do Paraná e na Câmara Municipal de Curitiba.

“Nessas duas casas legislativas, por exemplo, aprovamos a Lei da Agricultura Urbana e, nos últimos seis anos, apresentamos diversos projetos de lei voltados a redução de agrotóxicos, pela transição agroecológica, para a criação de zonas livres de agrotóxicos e combate à crise climática”, informou Goura.

Leia Também:  Projeto de Ney Leprevost veda movimentação por terceiros de contas de pacientes em internamento involuntário

Leis e projetos de leis

Goura lembrou que nesses mais de seis anos de atuação parlamentar ele aprovou três leis e apresentou seis projetos de leis relacionados à agroecologia, à alimentação saudável e à emergência climática. Foram aprovadas as leis: Lei 15.300/2018, Lei da agricultura urbana aprovada na Câmara de Curitiba; Lei 20.622/2021, que institui a Semana da Alimentação Consciente e a Lei 21.162/2022 de incentivo à cultura do bambu.

Foram apresentados os projetos de leis (PLs): PL 8/2019, que autoriza a ocupação de espaços públicos e privados para o desenvolvimento da agricultura urbana no Paraná; o PL 438/2019, que cria a Zona Livre de agrotóxicos em Curitiba e Região Metropolitana; o PL 288/2022, que proíbe o uso de fipronil; o PL 429/2022, que institui a Política Estadual de Redução de Agrotóxicos; o PL 833/2023, que dispõe sobre mecanismos de apoio à transição agroecológica e PL 136/2024, que declara emergência climática no Paraná.

Futuro sustentável

“Sem dúvida, a agroecologia é o caminho que a humanidade precisa fortalecer para garantir um futuro sustentável. Este seminário internacional reforça a certeza da importância da agroecologia para a sustentabilidade e baixo impacto ambiental, para o fortalecimento dos direitos humanos e saberes tradicionais e para a regeneração da terra e preservação dos recursos naturais”, pontuou Goura.

Durante sua apresentação, Goura lembrou que a emergência climática é uma realidade que afeta a humanidade e o planeta agora e que por isso é preciso agir imediatamente no seu enfrentamento. “No Brasil e no mundo os eventos climáticos extremos mataram milhares de pessoas e destruíram cidades e arrasaram regiões inteiras. É fato: os eventos extremos estão cada vez mais frequentes e exigem ação imediata”, alertou.

Leia Também:  Audiência Pública vai discutir projeto que autoriza desestatização da Celepar

Seminário internacional
“Por isso, essa discussão internacional sobre estratégias agroecológicas para enfrentar a crise climática no sul global se torna tão relevante e importante”, disse Goura. “Precisamos avançar nas políticas públicas e na promoção de iniciativas que fortaleçam os movimentos agroecológicos, com planos e políticas, com orçamentos e incentivos à agricultura familiar agroecológica e apoio aos mercados locais.”

Goura destacou que os governos locais são essenciais para adotar políticas públicas para enfrentar a pobreza, a insegurança alimentar, crises de saúde e fenômenos climáticos extremos. “Para enfrentar os eventos climáticos extremos, a pobreza e a insegurança alimentar é preciso pensar no papel fundamental dos governos locais em adotar políticas públicas e em como fortalecer os municípios e estados na construção de sistemas alimentares resilientes e soberanos”, informou.

Por um mundo justo, fraterno e inteligente

“Vamos avançar na trincheira da defesa da reforma agrária, da agricultura sustentável, da agricultura orgânica e da agricultura familiar. Vamos lutar por um Paraná, um Brasil, um mundo mais justo, mais fraterno e mais inteligente. Porque a gente está falando de segurança alimentar e de uso racional dos recursos naturais para garantir um futuro melhor para todos.”

Durante o seminário o deputado Goura conversou com a subdiretora da Diretoria de Ciência, Técnica, Inovação e Meio Ambiente do Ministério da Agricultura da República de Cuba, Yamile Lamothe Crespo, sobre o futuro da agroecologia e os desafios no enfrentamento das emergências climáticas. Goura também aproveitou para distribuir aos participantes os materiais gráficos produzidos pelo mandato relacionados à agroecologia.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

POLÍTICA PR

Assembleia Itinerante e Procuradoria da Mulher são finalistas do prêmio Curitiba Mais Criativa

Published

on

By

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) tem duas iniciativas finalistas do prêmio Curitiba Mais Criativa, realizado pelo evento World Creativity Day 2025, que fomenta e premia ações inovadoras. A Assembleia Itinerante concorre ao prêmio na categoria Criatividade na Gestão Pública, enquanto a Procuradoria Especial da Mulher (ProMu) está entre as indicadas em Inovação Social e Impacto Comunitário.

A cerimônia de premiação ocorre no dia 23 de abril, no Hard Rock Café, em Curitiba. Ao todo, 98 iniciativas foram avaliadas pela organização do prêmio, distribuídas em 13 categorias. Elas contemplam áreas como gestão pública, negócios, gastronomia, design, sustentabilidade, moda, entre outros. A realização é da World Creativity Organization.

“É o reconhecimento público de duas iniciativas da atual Legislatura da Assembleia Legislativa do Paraná que visam aproximar o Poder Legislativo da população e trazer benefícios diretos aos cidadãos e cidadãs paranaenses”, celebra o presidente da Alep, deputado estadual Alexandre Curi (PSD).

“Fico muito feliz de a Procuradoria da Mulher da Assembleia estar entre os finalistas do Prêmio Curitiba Mais Criativa, na categoria Inovação Social e Impacto Comunitário. Nosso trabalho como procuradora é dar acolhimento às mulheres que estão em situação de vulnerabilidade. É dar um abraço e dar o auxílio que for necessário”, comemora a procuradora especial da Mulher da Alep, deputada Cloara Pinheiro.

Assembleia Itinerante permite políticas públicas mais assertivas, destaca Curi

Leia Também:  Debate sobre gestão sustentável do solo e da água reúne pesquisadores na Assembleia Legislativa do Paraná

Finalista da categoria que premia soluções no setor público que melhoram a vida dos cidadãos, a Assembleia Itinerante leva a Alep ao interior do Paraná desde abril de 2023 – há dois anos. Curi ressalta a importância da iniciativa para o Legislativo “compreender as diferentes realidades e voltar para Curitiba com ideias mais assertivas de políticas públicas”.

Durante as edições, o Parlamento é instalado nas feiras e festas dos municípios paranaenses, promovendo um canal direto entre a população e as ações parlamentares. Nos eventos e no site oficial da iniciativa, a população tem a oportunidade de apresentar demandas e sugestões.

Até então, foram realizadas 21 sessões de interiorização. A última, organizada entre os dias 8 e 11 de abril na ExpoLondrina, teve como novidade a oferta de serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia e da Escola do Legislativo.

Concorrem também na categoria Criatividade na Gestão Pública as iniciativas “Eficiência na Gestão Pública: Aplicação da Notação BPMN em um Órgão Licenciador do Paraná” e “Fiscaliza Pedágios – Paraná”.

“Gratificante”, avalia deputada Cloara Pinheiro

Criada em 2019, a Procuradoria Especial da Mulher (ProMu) defende os direitos da mulher e promove políticas públicas para proteção e empoderamento feminino. É a representação do Poder Legislativo na Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero. O órgão também recebe denúncias e promove os encaminhamentos necessários em busca de soluções rápidas e eficazes junto a qualquer outro órgão e instituição, sejam públicos ou privados.

Leia Também:  Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprova Projeto de Lei para instituir programa "Idosos Contra as Drogas’’

Além disso, o órgão fortalece a criação de Procuradorias Municipais nas Câmaras legislativas dos municípios. São 182 instaladas no Paraná. “Sempre gratificante quando o nosso trabalho é reconhecido. Agradeço a organização do evento por essa indicação”, afirma Cloara.

“Com a iniciativa de nossa bancada feminina, que é a maior da história da Assembleia, conseguimos fazer atendimentos personalizados e humanizados, de mulher para mulher, na defesa dos direitos de nossas paranaenses. E mais, estamos ajudando a estruturar procuradorias em centenas de municípios do estado”, pontua Curi.

A ProMu concorre ao prêmio “Inovação Social e Impacto Comunitário” com outros quatro projetos, selecionados por conta do objetivo comum em resolver problemas sociais e promover inclusão. São eles: Floresta Edições, Instituto de Cultura, Arte e Novas Tecnologias (Incanto), Lute todos os dias e Programa Habilita.

Festival Mundial da Criatividade

O World Creativity Day 2025, realizado em Curitiba e em outras 66 cidades do mundo, traz para a capital paranaense mais de 50 atividades entre os dias 21 e 23 de abril. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fortalecer e promover a criatividade como aliada ao desenvolvimento sustentável. No site oficial é possível conferir a programação completa, tal como realizar as inscrições para os eventos.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA