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Novo poço da Sanepar aumenta a oferta de água para população de Rancho Alegre

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O município de Rancho Alegre, no Norte do Estado, tem a partir de agora mais uma fonte de captação para atender a demanda por água tratada de qualidade. Esta semana, a Sanepar iniciou a operação de mais um poço perfurado recentemente. Com vazão de 36 mil litros por hora, o poço de cerca de 180 metros de profundidade vai incrementar em mais de 80% a produção de água para a população. O investimento nesta obra foi de mais de R$ 200 mil.

“Com as mudanças climáticas e a redução da disponibilidade hídrica no Estado, em especial dos mananciais superficiais, a Sanepar busca em cada local de abastecimento a melhor alternativa, a depender da vazão disponível no rio, do porte das cidades e até mesmo das distâncias onde vamos precisar implantar tubulações pra levar esta água até o tratamento e a distribuição. Por isso, os poços são adotados em muitos sistemas”, explica a diretora de Investimentos da Sanepar, Leura Lucia Conte de Oliveira.

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Para atender a população de Rancho Alegre a Sanepar opera com dois poços e uma mina. Ocorre que, com a estiagem, que tem se tornado mais frequente e durado meses, as fontes existentes têm registrado redução no volume de água. “O volume é crítico em determinados períodos do ano e, com o calor excessivo, o consumo também aumenta drasticamente. Sabendo das previsões negativas do clima para os próximos meses, a Sanepar foi buscar novas fontes de água”, diz o gerente da Sanepar na região, Thiago Henrique Bueno.

A perfuração do poço foi contratada de forma emergencial, subsidiada no Decreto Estadual de Emergência Hídrica N.º 7.258/2024. “Estamos otimistas e a expectativa é de muito mais segurança no abastecimento durante o verão. Mas sempre lembrando a todos que o uso da água deve ser consciente e sem desperdícios”, enfatiza o gerente da Sanepar.

Ele ressalta que, mesmo com o poço contribuindo significativamente no volume de água distribuída no sistema, dadas as condições de estiagem e temperaturas muito acima da média, é essencial que a população continue colaborando. “Várias cidades estão sendo afetadas por essas mudanças, não só no Paraná como em muitos outros lugares. Sempre reforçamos que a água tratada deve ser priorizada para higiene e alimentação; para consumo humano e de animais domésticos”.

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A execução e a operacionalização do poço foram feitas por técnicos da Gerência Regional de Cornélio Procópio, que atende o sistema de Rancho Alegre, com apoio da Gerência de Hidrogeologia da Sanepar, responsável por locação, projeto, gestão de contrato e análise final das condições de exploração e da qualidade da água.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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