NOVA AURORA

PARANÁ

Pioneiro: Tecpar conclui projeto-piloto de acreditação de estabelecimentos veterinários

Publicado em

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em parceria com a Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários (ABHV), finalizou em 2024 o projeto-piloto voltado à acreditação de hospitais, clínicas e centros de diagnósticos veterinários. A acreditação funciona como uma avaliação da capacidade técnica do estabelecimento. O programa foi implantado em unidades veterinárias no Paraná, São Paulo e Distrito Federal.

Idealizado pela ABHV e desenvolvido pela empresa Bioquallis – Gestão de Recursos Biológicos, a “Acreditação ABHV: Avaliação da Conformidade para Estabelecimentos Veterinários” é o primeiro e único programa de acreditação no Brasil e na América Latina para este segmento.

O Tecpar Certificação é responsável pela realização das auditorias que avaliam a conformidade dos estabelecimentos com os requisitos do programa, atuando como avaliador de terceira parte (avaliação independente feita por entidade externa e imparcial). A expertise da equipe técnica, que há mais de duas décadas atua na área de certificação, confere credibilidade e transparência a todo processo de acreditação.

O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, avalia que o projeto-piloto foi concluído com sucesso, sendo muito bem recebido pelo mercado veterinário. Agora, segundo ele, o objetivo é expandir o programa em todo o País. “A Acreditação ABHV estimula a inovação e a busca pela excelência na gestão de negócios veterinários. E o Tecpar, ao avaliar e reconhecer a qualidade dos serviços médicos veterinários de todo o país, estimula os estabelecimentos veterinários a alcançarem novos níveis de competitividade no mercado”, afirma.

Melissa Umata, coordenadora técnica do sistema de avaliação da conformidade ABHV-Tecpar, explica que o projeto-piloto foi implementado para avaliar todos os aspectos necessários para estabelecer o programa de acreditação para o atendimento dos critérios ABHV. Para isso, foram selecionados três estabelecimentos veterinários para contemplar o escopo: clínica veterinária, hospital veterinário e centro diagnóstico.

Leia Também:  Saúde realiza seminário de toxicologia para técnicos e estudantes universitários

“Foram cumpridas as três auditorias e, deste modo, concluímos que o programa está validado, e o grau de atendimento necessário para a obtenção da acreditação pode classificar o estabelecimento auditado como apto tecnicamente. O resultado das auditorias piloto trouxe o ajuste apropriado para que o programa possa ser estendido a todo Brasil”, destaca.

ACREDITADAS – Um dos estabelecimentos acreditados foi o Hospital Veterinário Clinivet, de Curitiba. Fundada em 1987, ele é dedicado ao atendimento clínico, cirurgias, internação, centro diagnóstico por imagens, laboratório, especialidades e serviços de alta complexidade exclusivamente para cães e gatos. 

Para Marcelus Natal Sanson, médico veterinário e diretor-geral do hospital, a Acreditação ABHV evidencia a competência técnica do estabelecimento veterinário e estimula um processo de melhoria contínua.

“Ficamos muito orgulhosos por sermos avaliados pelo Tecpar, especialmente por ter parte de seu DNA no segmento veterinário e por toda experiência e envergadura na área de certificação. O nosso processo com a equipe de avaliadores foi muito qualificado e extremamente isonômico e transparente, fazendo valer o princípio da avaliação da ‘entidade de terceira parte’, fiel e confiável”, enfatiza.

Segundo o diretor da Clinivet, com a Acreditação ABHV é possível ter foco no paciente, ao mesmo tempo em que são proporcionadas segurança e confiança para o cliente, fazendo com que a percepção do estabelecimento seja positiva e confiável. “Tanto os clientes como os pacientes de estabelecimentos veterinários acreditados sentem-se mais seguros, acolhidos e têm uma experiência diferenciada em sua jornada. Tudo isso se estende à equipe, como prestadores de serviço e fornecedores, tornando esses empreendimentos melhores em todos os sentidos”, observa.

Leia Também:  Agepar é premiada pelo governo federal com Selo Ouro de Boas Práticas Regulatórias

Além da Clinivet, o Tecpar certificou, no projeto-piloto, o Centro de Diagnósticos e Especialidades Veterinárias Provet, que possui quatro unidades de atendimento na cidade de São Paulo, e realiza coleta de exames laboratoriais em todo o Brasil. Em Brasília, o estabelecimento que recebeu a acreditação foi o Núcleo de Medicina Veterinária Avançada Intensivet.

COMO FUNCIONA – O programa de acreditação avalia a competência técnica, gestão e confiabilidade na prestação de serviços veterinários. Entre as dimensões observadas estão: exigências legais, liderança, gestão estratégica de pessoas, clientes, fornecedores, infraestrutura, serviços, informação e resultados.

Além de trazer benefícios para o controle operacional e de gestão, os estabelecimentos acreditados mantêm-se atualizados, com o uso da inovação e melhorias técnicas na prática da medicina veterinária. A acreditação também aumenta a credibilidade, agregando valor ao negócio e melhorando a imagem da empresa.

COMO PARTICIPAR – A implantação da Acreditação ABHV: Avaliação da Conformidade para Estabelecimentos Veterinários está disponível para hospitais, clínicas e centros diagnósticos veterinários (laboratórios) de todo o Brasil. A adesão é voluntária e está disponível mesmo para não filiados da ABHV. Os estabelecimentos interessados na concessão da acreditação, que tem validade de quatro anos, podem entrar em contato com a ABHV ou acessar o site do Tecpar para mais informações.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Ceasa Curitiba recebe evento de drift no estacionamento neste final de semana

Published

on

By

Manobras radicais e muita adrenalina. Esse será o cenário da Ceasa Curitiba neste final de semana com a promoção do evento da DKBR (Drift King Brasil), uma comunidade de apaixonados pelo drift. O estacionamento da unidade vai receber 35 pilotos, entre profissionais e amadores, que mostrarão suas habilidades em uma pista projetada especialmente para a prática do drift. Os ingressos já estão praticamente esgotados.

Para estacionar no local, os visitantes devem doar um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao programa social Banco de Alimentos – Comida Boa, da Ceasa Paraná. Além da competição e de uma exposição de carros, haverá também um espaço gastronômico, com a presença de vários food trucks.

“Fizemos questão de possibilitar o espaço do Ceasa para que possam praticar esse esporte”, afirmou Paulo Ricardo da Nova, diretor da Ceasa Paraná. Recentemente o Governo do Estado também colaborou com o Red Bull Showrun, que reuniu mais de 100 mil pessoas em Curitiba.

Segundo Ricardo Pontes, um dos organizadores do evento, as expectativas são as melhores possíveis. Ele também destaca a importância de proporcionar entretenimento ao público e oportunidade aos pilotos praticarem o esporte. “O evento também é uma forma de fomentar o esporte e reposicionar a capital paranaense na vanguarda do Drift no Brasil”, afirma.

Leia Também:  Feiras do agro são oportunidade para aprimorar tecnologia no campo, diz secretário

“A DKBR e a SPL DRIFT Team estão trabalhando para reposicionar Curitiba como referência no Drift, assim como era há 15 anos, com eventos pela Capital. Queremos desenvolver cada dia mais a comunidade de Drift na nossa região”, afirmou Danilo Freitas, piloto profissional e empresário do setor.

SEGURANÇA – Garantir a segurança do público e dos pilotos é a maior preocupação da Ceasa Paraná e também dos organizadores. Por isso, tudo foi muito bem planejado. A pista será toda protegida com equipamentos adequados e haverá três ambulâncias à disposição.

“Quando fomos procurados pelos organizadores, pensamos em todos os prós e contras do evento e uma questão muito importante foi a da segurança. É imprescindível ofertar um momento de lazer em que toda a família possa participar, do idoso até a criança, independentemente da idade. E também garantir aos pilotos uma prática segura desse esporte que vem conquistando cada vez mais público”, disse Eder Bublitz, diretor-presidente da Ceasa Paraná.

Leia Também:  Saúde realiza seminário de toxicologia para técnicos e estudantes universitários

DRIFT – Dentro do automobilismo, existem diversas categorias com diferentes tipos de carros, pistas, pilotos, estilos e corridas. Uma delas é o drift, que vem ganhando espaço entre os brasileiros.

O drift é um estilo de competição em que a intenção é derrapar com a traseira do veículo para um lado e as rodas dianteiras no sentido contrário da curva. Geralmente, a modalidade é disputada entre dois competidores. O desafio do piloto é “controlar o descontrole” do carro. Se o piloto deixar o carro alinhado, que seria andar em linha reta, o piloto perde pontos.

Serviço:

DKBR etapa Ceasa

Local: Ceasa Curitiba – BR-116, km 111, nº 22.881 – Tatuquara – Curitiba

Horário: Sábado (05/04) das 18h30 às 22h00 e Domingo (06/04) das 12h00 às 18h00

Estacionamento: Com doação de 1 quilo de alimento não perecível

Alimentação: Disponível no local

Mais informações sobre ingressos para o DKBR podem ser obtidas no endereço eletrônico https://uticket.com.br/event/01KSIOHM7YSV5F.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA