PARANÁ
Líder na vacinação contra o HPV, Paraná é destaque em encontro sobre câncer de colo de útero
Publicado em
5 de dezembro de 2024por

Com a maior cobertura vacinal contra o papilomavírus humano (HPV) entre todos os estados brasileiros, o Paraná foi destaque no evento nacional “Câncer de Colo de Útero: o Brasil pode ficar sem”, realizado nesta quinta (5), no Rio de Janeiro.
Organizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, Ministério da Saúde (MS), Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o encontro reúne especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir estratégias voltadas à eliminação desta doença no Brasil, até 2030. O evento segue até sexta (6).
O objetivo é fortalecer e o compromisso nacional para alcançar esse objetivo. Foram discutidas medidas como a ampliação da vacinação contra o HPV, rastreamento organizado e a necessidade da garantia do tratamento para as pacientes, bem como ações integradas para transformar a realidade das mulheres brasileiras.
No Paraná, entre as principais ações desenvolvidas estão capacitações, treinamentos, vacinação extramuros e mobilizações voltadas à conscientização da população sobre a importância da imunização.
Dados preliminares de 2023 posicionam o Paraná como líder nacional na vacinação contra o HPV entre meninas. Na aplicação da primeira dose (D1), o Estado atingiu uma cobertura de 96,5%, superando Espírito Santo (95,4%), Amazonas (92%), Santa Catarina (90,6%) e Roraima (89%). A liderança se mantém na segunda dose (D2), com uma cobertura de 94,6%, à frente de Espírito Santo (90%), Minas Gerais (84%), Santa Catarina (84%) e Amazonas (83%).
Há também destaque na vacinação de meninos. Na D1, a cobertura registrada é de 78%, ocupando a segunda colocação nacional, atrás apenas do Espírito Santo (80%) e à frente de Santa Catarina (72%), Amazonas (67%), Minas Gerais (64%) e Tocantins (61%). Na D2, o Paraná retoma a liderança com 67%, seguido por Espírito Santo (65%), Santa Catarina (55%), Minas Gerais (51%) e Amazonas (48%).
“Por meio de estratégias como a vacinação extramuro, capacitações e ações de conscientização, conseguimos alcançar resultados expressivos e liderar o ranking nacional em diversas coberturas vacinais. Nosso objetivo é continuar ampliando o acesso às vacinas e garantindo a saúde de nossas crianças e adolescentes”, destacou Maria Goretti David Lopes, diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa.
DESTAQUES – Desde 2019, o Governo do Estado desenvolve o movimento Paraná Rosa, uma campanha que faz parte da mobilização internacional Outubro Rosa, cujo objetivo é promover a prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero.
Outro ponto de destaque do Paraná durante o evento foi a realização, neste ano, da força-tarefa de vacinação nas escolas. A primeira etapa, realizada entre 5 e 31 de agosto, em parceria com o Ministério da Saúde, envolveu 2.283 ações em 334 municípios. Foram verificadas mais de 1,7 milhão de carteiras de vacinação, além da aplicação de 45.426 doses. Essa estratégia integra saúde e educação, garantindo acesso às vacinas e proteção para crianças e adolescentes.
A ação com o Ministério da Saúde foi concluída, mas o Paraná deu sequência, mantendo a força-tarefa até 16 de setembro, desta vez em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). Nesta fase foram alcançadas 1.948 escolas estaduais (92,5% do total), 4.088 escolas municipais (79%) e 1.670 Centros Municipais de Educação Infantil (81% do total de CMEIs). Nesta fase foram aplicadas 228.641 doses e avaliadas 552.200 carteirinhas.
O Paraná foi reconhecido também por ser o primeiro estado a regulamentar uma Lei (Lei Estadual nº 19.534/2018), que vincula a matrícula escolar à apresentação da caderneta de vacinação atualizada. A medida fortalece o controle vacinal e amplia a cobertura em todo o Estado.
“O Paraná tem avançado significativamente na vacinação contra o HPV, graças à união de esforços entre saúde e educação. Iniciativas como a vacinação nas escolas e a legislação estadual são exemplos de como a articulação de políticas públicas pode transformar a saúde da população”, destacou Maria Goretti.
INCIDÊNCIA – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são esperados 17.010 novos casos de câncer de colo do útero no Brasil durante o triênio 2023-2025. A meta global para 2030 inclui três pilares fundamentais para ser alcançada: 90% de cobertura vacinal contra o HPV em meninas de até 15 anos, garantir que 70% das mulheres sejam rastreadas com testes de alta performance aos 35 e 45 anos – com a possibilidade de autocoleta, e assegurar que 90% das mulheres diagnosticadas com a doença recebam tratamento adequado.
A OMS também estabelece que a eliminação do câncer de colo do útero será alcançada quando a incidência for reduzida a quatro casos por 100 mil habitantes. Atualmente, a taxa ajustada de incidência no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), é de 13,25 casos por 100 mil habitantes, enquanto no Paraná esse índice é de 9,77/100 mil habitantes, refletindo um cenário mais favorável no Estado.
Atualmente, o câncer de colo do útero é o terceiro tumor maligno mais frequente e a quarta principal causa de morte entre mulheres no Brasil. O Paraná projeta fechar 2024 com 790 novos casos da doença, reforçando a necessidade de estratégias robustas de prevenção e tratamento para reduzir esses números.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
Published
10 horas agoon
12 de abril de 2025By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.
O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.
Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.
Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.
- Com avanços no saneamento, mortalidade infantil cai até 5,9% no Paraná, aponta estudo
- Sanepar investe em solução inovadora para monitorar ruídos e detectar vazamentos de água
ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.
CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.
Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.
Serviço:
Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:
Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo
Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva
Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163
Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua
Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru
Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos
Fonte: Governo PR

Juventude vira o jogo contra o Ceará e conquista vitória no Brasileirão

Bragantino vence Botafogo e conquista primeira vitória no Brasileirão

Palmeiras vira clássico e assume a liderança do Brasileirão Feminino contra o Corinthians

Dani Souza celebra aniversário das filhas e declara: ‘Gêmeas mais lindas do mundo’

Em ensaio, Bruna Biancardi exibe barriga de gravidez: ‘Me conectando com a natureza’
PARANÁ


Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento...


Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos
O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do...


Projeto Genomas Paraná já sequenciou 1,2 mil amostras da população de Guarapuava
O projeto Genomas Paraná, financiado pelo Governo do Estado, apresentou nesta sexta-feira (11) os resultados preliminares do sequenciamento genético realizado...
POLÍCIA


PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação deflagrada em combate a uma organização criminosa voltada...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Sarandi
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem investigado pelo homicídio que vitimou Carlos Eduardo Garcia da Silva....


PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três homens, de 21, 38 e 45 anos, por tráfico e associação para...
ENTRETENIMENTO


Dani Souza celebra aniversário das filhas e declara: ‘Gêmeas mais lindas do mundo’
A modelo Dani Souza, de 44 anos, celebrou o aniversário das filhas neste sábado (12), e declarou todo seu amor...


Em ensaio, Bruna Biancardi exibe barriga de gravidez: ‘Me conectando com a natureza’
Bruna Biancardi, de 30 anos, está celebrando a gestação da segunda filha e compartilhou com os seguidores neste sábado (12)...


Kamila Simioni impressiona em ensaio com barriga trincada: ‘Maiô ultracavado’
Kamila Simioni, de 39 anos, chamou atenção dos seguidores nesta sexta-feira (11), ao publicar um ensaio em que ousa no...
ESPORTES


Juventude vira o jogo contra o Ceará e conquista vitória no Brasileirão
Em uma partida emocionante disputada neste sábado no estádio Alfredo Jaconi, o Juventude venceu o Ceará de virada por 2...


Bragantino vence Botafogo e conquista primeira vitória no Brasileirão
Em partida disputada neste sábado (12.04), no Estádio Nabi Abi Chedid, o Bragantino venceu o Botafogo por 1 a 0,...


Palmeiras vira clássico e assume a liderança do Brasileirão Feminino contra o Corinthians
Em um clássico emocionante e repleto de reviravoltas, o Palmeiras superou o Corinthians por 2 a 1 neste sábado, 12...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Expogrande segue até dia 13 e espera comercializar R$ 600 milhões
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Preços dos ovos fecham março em queda, mas carne de frango sobe