NOVA AURORA

PARANÁ

Mudanças na distribuição de gás canalizado serão prioridade da Agepar em 2025

Publicado em

Como prioridade no âmbito da normatização de serviços regulados em 2025, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) irá se dedicar ainda mais ao estudo de temas relacionados ao serviço de distribuição de gás canalizado, além de outras questões referentes aos demais serviços regulados. Os temas prioritários para o próximo ano estão listados na Agenda Regulatória 2025, importante instrumento de planejamento da entidade, aprovada pelo Conselho Diretor da Agência nesta terça-feira (3).

De acordo com Caroline Niehues Zardo Pelandre, chefe da Coordenadoria de Normatização Regulatória da Agepar, a versão final da Agenda Regulatória, aprovada pelo Conselho Diretor, leva em consideração sugestões recebidas em consulta pública realizada no mês de novembro. “Neste ano, recebemos 28 contribuições da sociedade civil para a Agenda Regulatória 2025 e muitas delas referiam-se ao serviço de distribuição de gás canalizado”, conta Caroline.

“Por isso, para o próximo ano, estamos colocando como prioridade temas como ‘Condições de referência para o fornecimento de biometano no sistema de distribuição’ e ‘Metodologia de aplicação do Fator K’, que foram sugestões que surgiram na consulta pública, além de outros temas relacionados a este e outros serviços regulados”, explica.

Leia Também:  Defesa Civil Estadual monitora municípios atingidos por granizo nesta quarta-feira

Ao todo, são 14 temas que serão estudados pelas áreas técnicas ao longo do ano, podendo resultar em novas normas ou alteração de normas existentes, conforme as prioridades dos setores regulados – dez temas finalísticos, três de gestão e um tema de pesquisa.

Entre os temas finalísticos, além daqueles sugeridos em consulta pública, estão previstos estudos sobre “revisão do processo administrativo sancionador” e “estrutura tarifária de saneamento básico”. Já entre os temas de gestão e de pesquisa, estão “regulamentação do sigilo, dados pessoais e sensíveis” e “sustentabilidade nos setores regulados”.

A execução das atividades previstas no documento é monitorada ao longo do ano pela Diretoria de Normas e Regulamentação, por meio da Coordenadoria e Normatização Regulatória (CNR), que publica relatórios trimestrais informando se o planejamento está sendo cumprido ou se houve alterações. Encerrado o ano, a CNR também elabora um relatório final, consolidando todas essas informações. Para o ano de 2024, os relatórios periódicos já estão publicados no site da Agepar e o relatório final será divulgado no início de 2025.

Leia Também:  Sanepar e Klabin capacitam 250 professores no tema segurança hídrica

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Universidade Estadual de Ponta Grossa aprova novos cursos de Psicologia e Arquitetura

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Março inicia com a oferta de 18,6 mil vagas nas Agências do Trabalhador do Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA