NOVA AURORA

PARANÁ

CGE e Seti lançam especialização em Ouvidoria para os servidores públicos

Publicado em

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) reuniu 600 pessoas no seu 2º Congresso de Governança Pública e 3ª Semana de Ouvidoria, terça-feira (03), no auditório do Canal da Música, em Curitiba. No encontro, foi assinado o documento que formaliza a criação da pós-graduação Gestão Estratégica em Ouvidoria Pública, na modalidade EAD, destinado a servidores estaduais e municipais.

Para a controladora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva, o mais importante dessa oportunidade de capacitação é o seu retorno no atendimento ao cidadão. “Com o servidor mais capacitado na Ouvidoria, o cidadão será mais bem acolhido. A gente sabe que quando chega à Ouvidoria ele já passou por muitas instâncias”, afirmou.

O curso será coordenado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e pela Universidade Virtual do Paraná. “A CGE apresentou essa demanda de um curso de especialização em formação de ouvidores, com foco na Ouvidoria Pública, procurando atender sobretudo os ouvidores que atuam nos órgãos do estado e também das administrações municipais do Paraná”, detalhou Aldo Bona, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O curso terá 360 horas, a serem cumpridas em 18 meses, e será ofertado a partir de fevereiro do próximo ano. O investimento é de R$ 612 mil, com recursos do Fundo Paraná. De acordo com o secretário, estão previstas 102 vagas, mas, a depender da procura, esse número poderá ser ampliado.

O documento também foi assinado pelo reitor da UENP, Fábio Martini; pelo coordenador do curso, Fernando Alves; pela coordenadora da Universidade Virtual do Paraná, Aparecida Crissi; pelo coordenador de Ouvidoria da CGE, Yohhan Souza; e pela coordenadora de Desenvolvimento Profissional da CGE, Mirian Simões.

Leia Também:  IAT concedeu outorga de quase 590 milhões de m³ de água para o agronegócio desde 2019

CONGRESSO  Esta edição do congresso debateu o uso da tecnologia como ferramenta de gestão e trouxe profissionais de vários estados. Na abertura do evento, a inovação presente no tema foi ressaltada secretário chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, que representou o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, e pelo secretário da Administração e da Previdência, Claudio Stabile,

A programação começou com a palestra do professor Marcus Bittencourt, que abordou a inovação e suas ferramentas, incluindo inteligência artificial.

Em seguida, a controladora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva, mediou o painel “Desafios e possibilidades no uso da IA na governança pública”, com o presidente do TCE, Fernando Guimarães, o presidente do Conaci, Edmar Camata, e o controlador-geral do Estado de São Paulo, Wagner do Rosário.

Cristina Cardoso, encarregada de proteção de dados, da Secretaria da Fazenda da Bahia, falou sobre o novo paradigma trazido pela LGPD e encerrou a programação da manhã.

À tarde, dois painéis trataram em detalhes a prática da ouvidoria. Adriana Alvin, presidente da Associação Brasileira de Ouvidores, e Maria Lumena Sampaio, ouvidora-geral do município de São Paulo, detalharam o papel do setor na mediação de conflitos e ferramentas para o diálogo produtivo. José Romão, especialista em governança e compliance, e Valmir Dias, coordenador de Ouvidoria da CGE/SP, completaram o conteúdo abordando gestão da ouvidoria e comunicação corporativa.

Leia Também:  Veículos, aeronaves e embarcações: verão tem segurança na terra e no mar

Passando para a área de compras e licitações, o procurador do Estado do Paraná Hamilton Bonatto, e a auditora de Controle do TCE Flávia Geórgia Toledo, falaram sobre ética, boas práticas e controle social, com uso de plataformas, no painel Instrumentos de Tecnologia nas Licitações e Contratações Públicas. A mediação desse painel também foi feita pela controladora-geral do Estado.

A última palestra do dia teve o convidado Thomas Brieu, autor e pesquisador, com a palestra “Comunicação e Escutatória”, em que abordou a comunicação do ponto de vista de quem recebe a mensagem. De acordo com Brieu, é preciso escutar mais para se conectar com o outro, sem contra-argumentar por impulso.

PRESENÇAS  Também prestigiaram o 2.º Congresso de Governança Pública da CGE: a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre dal Ponte, o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado, a diretora da Escola de Gestão, Aline Justus, o diretor-geral da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Jamil Abdanur, superintendente regional da 9ª Região Fiscal (PR e SC), Francisco Reinhardt, diretor presidente do Funeas Geraldo Biesek; e o presidente do Ipem, César Mello.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Arte sem fronteiras: aquarelista japonesa assume residência artística no Alfredo Andersen

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Paraná institui governança de agências de inovação no Sudoeste e Litoral do Estado

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA