POLÍTICA PR
História agrícola do Paraná é celebrada nos 80 anos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB)
Publicado em
3 de dezembro de 2024por
Itajuba Tadeu
A sessão solene desta terça-feira (03), no Plenário Deputado Waldemar Daros da Assembleia Legislativa, fez homenagem aos 80 anos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), em reconhecimento da contínua promoção de oferta sustentável de alimentos saudáveis e seguros, fibras e bioenergia, através da pesquisa, inovação, empreendedorismo e gestão de risco, que em oito décadas vem modernizando a infraestrutura do campo, o uso da terra e dos recursos naturais, agregando valor e competitividade aos produtos para a melhor qualidade de vida da população paranaense.
A proposição foi do coordenador da Frente Parlamentar da Agroecologia e da Economia Solidária, deputado Professor Lemos (PT); do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Luiz Traiano (PSD); do primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD); do presidente da Comissão de Educação e líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD); do presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputado Anibelli Neto (MDB) e da líder do Bloco Parlamentar Temático da Agricultura, deputada Luciana Rafagnin (PT).
O proponente, presidente da sessão solene e coordenador da Frente Parlamentar da Agroecologia e da Economia Solidária, deputado Professor Lemos (PT), “a Secretaria do Estado da Agricultura e Abastecimento, ela está completando 80 anos esse ano, e ela tem uma importância muito relevante no desenvolvimento do Estado de Paraná. A agricultura e a pecuária têm um peso muito grande no PIB do Paraná, nós sabemos da importância que tem o trabalho feito por vários trabalhadores da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, porque ela contempla vários órgãos, de pesquisa, de assistência técnica, de infraestrutura, de fiscalização, entre outros. O Paraná é um grande produtor e exportador, e a Secretaria da Agricultura é muito, muito importante nesse processo, por isso, é merecedora desta homenagem”.
O presidente da Comissão de Educação e líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD) destacou que “esse gesto da Assembleia teve aprovação dos parlamentares, inclusive da situação e da oposição. Nós estamos aqui tornando claro o nosso carinho, o nosso respeito por todos que passaram por essa Secretaria desde o início até hoje. O Paraná está vivendo esse momento de desenvolvimento, grande parte em conta de uma Secretaria de Agricultura forte, técnica, bem estruturada, dando resultados para a população. Nós queremos parabenizar aqui toda a estrutura da Secretaria, inclusive as suas vinculadas. Receber um reconhecimento público faz bem e anima as pessoas a continuar trabalhando com a excelência de sempre”.
Já a líder do Bloco Parlamentar Temático da Agricultura, deputada Luciana Rafagnin (PT) disse que hoje “comemoramos os 80 anos da Secretaria da Agricultura do Estado do Paraná aqui na Assembleia e parabenizamos a todos que contribuíram para o sucesso que a Secretaria tem para a nossa agricultura. Eu falo de uma maneira especial a questão da agricultura familiar, que hoje temos mais de 370 mil propriedades, mas dessas mais de 80% são agricultores familiares. E a Secretaria sempre contribuiu muito para que todos os agricultores tivessem todo o apoio e pudessem tornar da agricultura do Estado do Paraná uma agricultura realmente positiva e com menos desigualdade no campo. Nossos parabéns a todos que contribuíram, a todos que estão fazendo parte dessa história, no qual a Secretaria com certeza é responsável pelo grande sucesso da nossa agricultura”.
O coordenador da Frente Parlamentar de Apoio a Cadeia Produtiva do Leite, deputado Luis Corti (PSB), participou da sessão solene e saudou a Secretaria pela passagem de seu aniversário. “A agricultura do Paraná é exemplo de extrema diversidade, até porque se não fosse assim a terra se esgotaria. Somos um campeão de produtividade, é o Brasil produtivo, é o Brasil que avança, a agricultura firme e forte, é um orgulho, mais que isso, é um parâmetro para a economia nacional. Nós homenageamos hoje a técnica que faz do Brasil o tamanho que é. Parabéns a SEAB por nos deixar tão orgulhoso”.
Protagonistas
O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza declarou que “não esperava essa homenagem da Assembleia, nós tínhamos pensado fazer algo muito simples, mas isso enche de orgulho aqueles que se dedicam a fazer do Estado esse Supermercado do Mundo. Para nós foi importante esse reconhecimento, acho que os servidores ficaram muito felizes, e é bom tanto para aqueles que fizeram parte dessa história e que construíram essa história, que já passaram, como aqueles que continuam. O Paraná pratica uma ótima agricultura, eu podia dizer que a melhor agricultura do país. Então, ser reconhecido pelos deputados é algo que nos enche de orgulho”.
“Nós temos algumas coisas no Paraná que o distinguem dos outros estados. Uma delas é o arranjo organizacional que a gente consegue fazer aqui. No Paraná temos um grupo de cooperativas muito forte que ajuda a fazer a diferença. Temos duas federações da agricultura muito atuantes, sindicatos atuantes, cooperativas atuantes. E o governo se relaciona muito bem, discute e faz junto com todos a agricultura evoluir. Se pegarmos os nossos ciclos da erva mate, da madeira, do café, dos grãos, do leite, tudo isso foi uma construção conjunta. Não é de graça que o Paraná é considerado o supermercado do mundo, são mais de 100 cadeias produtivas fortes num estado que tem 2,34% só da área do território nacional e nós estamos competindo de igual para igual com qualquer estado maior do que nós.
Apesar desse território pequeno, hoje é o segundo maior produtor de soja, é o segundo maior produtor de milho, é o primeiro produtor nacional de frango, segundo produtor de suíno, o maior produtor de peixe de água doce. São cadeias produtivas que mereceram esse título do governador, de supermercado do mundo. Eu acho que a Secretaria da Agricultura é protagonista, mas não podemos esquecer dessas outras entidades que fazem a nossa agricultura ser uma agricultura tão competitiva e tão competente”, concluiu o secretário Natalino Avance de Souza.
O secretário de estado da Fazenda e ex-secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, disse ser uma satisfação plena participar desta homenagem. “São quarenta e seis anos dentro da SEAB, ajudando, contribuindo, do meu jeito, para o principal negócio do Paraná, que é a agricultura. Lá atrás era uma monocultura, passou por ciclos como o do café, da erva-mate, etc., mas que se diversificou e hoje pratica a melhor agricultura do Brasil, bem diversificada, com qualidade, com bom desempenho, é sem dúvida o setor da economia que mais cresceu em produtividade. Para o estado do Paraná, a SEAB agiu como indutora desse processo, com seu braço técnico de pesquisa, seu braço técnico de assistência técnica, infraestrutura, produção de sementes, etc. Quem faz agricultura são agricultores, são pecuaristas, são produtores de madeira, mas esse olhar atento, técnico de contribuição relevante da SEAB construíram esse modelo vitorioso”.
História
A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná completou 80 anos em 18 de setembro. Nessa data, em 1944, o interventor federal Manoel Ribas assinou o Decreto-Lei nº 251 criando a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Indústria e Comércio, dando à agricultura o protagonismo em um órgão estatal.
Até então ela figurava como departamento da Secretaria de Estado dos Negócios de Obras Públicas, Viação e Agricultura. O primeiro secretário foi o engenheiro agrônomo Manoel Carneiro Albuquerque Filho. Ele trabalhava no Ministério da Agricultura, no Rio de Janeiro, e transferiu-se ao Paraná a convite do presidente Getúlio Vargas para assumir a função de secretário até o final de 1945. Outros 44 secretários seguiram-se na direção da Secretaria como Eugênio Stefanelo (1981-1983), Claus Germer (1983-1985), Reinhold Stephanes (1979-1981), Brazilio Araújo Neto (1986-1987), Antônio Leonel Poloni (1998-2002), Deni Lineu Schwartz (2002), Orlando Pessuti (2003-2006), Newton Pohl Ribas (2006) e Valter Bianchini (2007-2010) e o mais longevo secretário da história (2011-2018 e 2019 a 2024), Norberto Ortigara.
O atual secretário da Agricultura e Abastecimento é Natalino Avance de Souza. Nascido em Jaguapitã, o novo secretário da Agricultura e do Abastecimento se formou agrônomo em 1978 pela Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel, de Bandeirantes. Nesse mesmo ano ingressou na Acarpa, que se transformou em Emater e hoje é o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), vinculado à Seab.
Durante a carreira ele atuou como extensionista em Assis Chateaubriand, Toledo, Paranavaí e como gerente regional em Irati. Em 2005 concluiu o curso de mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná. Foi ainda presidente da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Paraná) de 2013 a 2018 e coordenou o processo de incorporação das entidades que formam o IDR-Paraná. Natalino estava à frente do instituto desde sua criação em 2019.
Além dos diversos postos na carreira extensionista, o novo secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná ocupa desde 2023 a presidência das Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Asbraer), que coordena o sistema nacional de entidades.
Estrutura
A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento tem atualmente 367 servidores efetivos distribuídos entre a sede, em Curitiba, e 23 Núcleos Regionais espalhados pelo Estado. Além deles, há 62 técnicos administrativos terceirizados e outros 51 colaboradores. A estrutura também tem o apoio de sete estagiários e 30 residentes técnicos.
Três instituições estão vinculadas à Seab. A Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa) foi criada em 1972 e imediatamente passou a integrar a estrutura da secretaria participando de planos e programas, visando ao abastecimento e à segurança alimentar. A Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) foi criada em 2011 assumindo as funções de defesa sanitária animal e vegetal após a extinção do Departamento de Fiscalização (Defis).
A terceira vinculada passou a fazer parte da estrutura em 2019. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) foi resultado da incorporação do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), unindo pesquisa, assistência técnica e extensão rural em uma mesma unidade.
Com apoio técnico e esforço de milhares de pessoas, o Paraná chega em 2024 com um Valor Bruto de Produção Agropecuária de quase R$ 200 bilhões, liderança em alguns segmentos (feijão, cevada, frangos e peixes) e protagonismo internacional em outros (soja, trigo, milho, suínos e leite). O agronegócio também representa cerca de 70% da pauta de exportações, fruto de um trabalho de grandes e pequenas agroindústrias e do cooperativismo.
Compuseram a mesa de autoridades da sessão solene, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Luiz Traiano (PSD); o primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD); o coordenador da Frente Parlamentar da Agroecologia e da Economia Solidária, deputado Professor Lemos (PT); o presidente da Comissão de Educação e líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD); a líder do Bloco Parlamentar Temático da Agricultura, deputada Luciana Rafagnin (PT); coordenador da Frente Parlamentar de Apoio a Cadeia Produtiva do Leite, deputado Luis Corti (PSB); o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Natalino Avance de Souza; o secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (CODESUL), ex-secretário da Agricultura e ex-governador Orlando Pessuti; o secretário de estado da Fazenda e ex-secretário da Agricultura, Norberto Ortigara; a superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Paraná, Leila Aubrift Klenk; o diretor- presidente Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Richard Golba; o diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Manoel Luiz de Azevedo; o diretor das Centrais de Abastecimento do Paraná (CEASA), Éder Bublitz; o presidente interino da Federação da Agricultura do Paraná (FAEP), Ágide Meneguette e o secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário, Everton Luiz da Costa Souza.
Fonte: ALPR PR
POLÍTICA PR
Assembleia Itinerante retorna a Londrina com novos serviços e parcerias
Published
11 minutos agoon
1 de abril de 2025By

Dois anos após sua estreia, o programa do Poder Legislativo que aproxima o Parlamento da população retorna a Londrina com uma série de novos serviços para os paranaenses. Em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia e a Escola do Legislativo, a iniciativa visa facilitar o acesso da população a atendimentos essenciais. A nova edição terá início na Expolondrina, entre os dias 8 e 11 de abril.
O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), durante entrevista coletiva nesta terça-feira (1). “É uma parceria que faremos agora na próxima Assembleia Itinerante, dentro do nosso estande, para oferecer vários atendimentos à população. Nós entendemos que muitas pessoas têm dificuldade de ir até alguns desses órgãos e pretendemos expandir para todas as edições de interiorização”, explicou Curi.
Entre os serviços oferecidos, o Tribunal Regional Eleitoral estará presente para realizar a emissão de títulos de eleitor, transferência de domicílio, revisão cadastral e quitação de multas por ausência nas eleições, no valor de R$ 3,51 por turno não votado. O atendimento acontecerá de 8 a 11 de abril, das 9h às 17h. Os interessados devem apresentar RG, comprovante de endereço e, para homens que completam 19 anos em 2024, o comprovante de alistamento militar. O serviço será gratuito, exceto para aqueles que necessitam pagar multas eleitorais.
Além disso, haverá uma campanha especial para incentivar o cadastramento de jovens eleitores. “Técnicos do TRE estarão no nosso estande e vamos incentivar os jovens a tirarem o título de eleitor. Nosso grande objetivo é passar o número de eleitores do estado do Rio Grande do Sul”, afirmou o presidente da Assembleia. Segundo dados de 2024 do Tribunal Superior Eleitoral, são 8.645.891 eleitores e eleitoras paranaenses, contra 8.682.742 no estado gaúcho
A Defensoria Pública do Paraná, que já conta com um posto especial na sede da Assembleia em Curitiba, também participará do evento, oferecendo orientação jurídica gratuita para cidadãos com renda familiar de até três salários mínimos. O atendimento ocorrerá nos dias 9 e 10 de abril, a partir das 9h, auxiliando na resolução de questões relacionadas a família, sucessão, registro público, infância e juventude, cível e criminal, com exceção de Direito do Trabalho e processos previdenciários do INSS.
Procuradoria da Mulher
Outro destaque do evento será o atendimento oferecido pela Procuradoria Especial da Mulher, que contará com integrantes da equipe da Assembleia e a presença da procuradora especial, deputada Cloara Pinheiro (PSD). O serviço será realizado nos dias 8, 9 e 10 de abril, a partir das 9 horas, no estande da Assembleia Itinerante. Entre as ações, estão o recebimento, análise e encaminhamento de denúncias de violência política de gênero, além do acolhimento e encaminhamento de mulheres em situação de violência para órgãos da Rede de Proteção e do Poder Judiciário. A Procuradoria também divulgará campanhas de conscientização contra a violência e a discriminação.
O presidente da Assembleia destacou a importância do trabalho da Procuradoria Especial da Mulher, ressaltando uma iniciativa recente voltada para o apoio às vítimas de violência doméstica. “Acabamos de aprovar o projeto do governo do Estado que criou o Programa Recomeço, que dará um auxílio financeiro às mulheres vítimas de violência doméstica. E nós queremos que a Procuradoria também possa receber essas denúncias”, afirmou Curi.
Palestras
A Escola do Legislativo participará da programação com palestras sobre sustentabilidade e comunicação. No dia 9 de abril, na Casa do Produtor, a partir das 14 horas, será realizada uma palestra sobre energia solar no setor público, abordando o planejamento e a economia gerada com essa alternativa sustentável. Outra palestra abordará técnicas de comunicação em tempos digitais. “Comunicando para Conectar: Novas Técnicas de Comunicação em Tempos Digitais” será uma oportunidade para quem deseja aprimorar suas habilidades na área. Para participar, será necessário realizar inscrição no site da Assembleia Legislativa, e os participantes receberão certificados ao final das atividades.
Sessão Especial
Além dessas novas iniciativas, a programação incluirá a já tradicional sessão especial, que prestará homenagens a personalidades locais, pioneiros e entidades que se destacam na região. O evento também será uma oportunidade para que órgãos públicos, empresas privadas e a sociedade civil encaminhem demandas aos legisladores estaduais. A solenidade ocorrerá na quinta-feira, dia 10 de abril, às 18 horas, no Recinto Horácio Sabino Coimbra.
Criada em 2023, a Assembleia Itinerante tem o objetivo de estreitar os laços entre a população e os deputados estaduais. Ao longo de suas edições, já esteve presente em diversas feiras e eventos regionais, impactando milhares de paranaenses. Além de reconhecer personalidades locais, o programa permite que os parlamentares ouçam diretamente as necessidades da comunidade e recebam sugestões para melhorias em um canal de comunicação aberto e acessível. Com essa nova edição em Londrina, a população terá acesso facilitado a serviços essenciais, reforçando o compromisso do Poder Legislativo em atuar mais próximo dos cidadãos e atender às suas necessidades de forma eficaz e acessível.
Fonte: ALPR PR

Assembleia Itinerante retorna a Londrina com novos serviços e parcerias

Museu Oscar Niemeyer é destaque em importante publicação de arte internacional

PCPR homenageia 127 servidores com medalhas de Serviço Policial em Curitiba

Esposa de Amado Batista mostra jogo de cama com iniciais do casal: ‘Personal Home’

1,5 mil gestores municipais participaram do Encontro Estadual Cuida Mais Paraná
PARANÁ


Museu Oscar Niemeyer é destaque em importante publicação de arte internacional
O jornal britânico The Art Newspaper, um dos mais importantes veículos internacionais de arte, publicou nesta terça-feira (1º) uma reportagem...


Paraná em Ação: Antônio Olinto recebe feira de serviços gratuitos nesta quinta e sexta
Antônio Olinto, na região Sul, é o município da vez no calendário do Paraná em Ação. Nesta quinta e sexta-feira...


1,5 mil gestores municipais participaram do Encontro Estadual Cuida Mais Paraná
Centenas de gestores municipais das políticas da mulher, igualdade racial e pessoa idosa participaram nesta semana do Encontro Estadual Cuida...
POLÍCIA


PCPR homenageia 127 servidores com medalhas de Serviço Policial em Curitiba
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) entregou medalhas a 127 policiais civis em reconhecimento ao tempo dedicado à segurança pública....


PMPR é homenageada na Assembleia Legislativa do Paraná pelo trabalho voltado às pessoas com TEA
Na manhã desta terça-feira (01), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) foi homenageada em uma sessão solene realizada no Plenário...


PM intercepta carro que tinha 75 quilos de maconha em Manoel Ribas (PR), no Centro-Sul do estado
Marcia Santos Jornalista Responsável O trabalho conjunto entre o 16º Batalhão e o 5º Comando Regional da PM possibilitou a...
ENTRETENIMENTO


Esposa de Amado Batista mostra jogo de cama com iniciais do casal: ‘Personal Home’
Calita Franciele, de 22 anos, mostrou para os seus seguidores detalhes do quarto em que dorme com o marido, Amado...


Leticia Spiller curte passeio romântico com novo namorado: ‘Tarde com drinks’
Leticia Spiller, de 51 anos de idade, publicou, nesta segunda-feira (31), uma foto em que aparece ao lado de Franclim Mendes,...


Graciele Lacerda faz tour por apartamento de Itapema, Santa Catarina: ‘Vem pouco’
Graciele Lacerda, de 44 anos, está em Itapema, Santa Catarina, onde tem um apartamento de frente para a praia. A...
ESPORTES


Corinthians arranca empate com Bahia na estreia do Brasileirão
No duelo entre gigantes regionais, o atual campeão paulista e o campeão baiano se enfrentaram em uma partida emocionante que...


Vasco vence o Santos com virada emocionante na abertura do Brasileirão
Em um clássico deste domingo pelo Campeonato Brasileiro 2025, o Santos começou sua jornada com uma derrota de virada frente...


Palmeiras e Botafogo empatam no Allianz em estreia no Brasileirão
Na tarde deste domingo (30.03), Allianz Parque foi palco do confronto entre Palmeiras e Botafogo, os dois últimos campeões do...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Plano safra 24/25 recebe reforço de mais R$ 4 bilhões
-
PARANÁ1 dia ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Já está disponível a nova Revista Pensar Agro
-
AGRONEGÓCIO4 dias ago
Financiamento privado impulsiona o agronegócio com crescimento das CPRs
You must be logged in to post a comment Login