NOVA AURORA

PARANÁ

Primeiro voo direto do Paraguai desembarca lotado no Aeroporto Afonso Pena

Publicado em

A partir deste mês, o Paraná ganha duas novas conexões aéreas estratégicas que prometem fortalecer o turismo e os negócios no estado. A Azul Linhas Aéreas começou a operar nesta terça-feira (3) o novo voo direto entre Curitiba e Assunção, no Paraguai. O primeiro voo, inclusive, teve alta demanda e os 136 assentos foram preenchidos.

Além disso, a companhia anunciou voos diários entre Curitiba e Florianópolis, em Santa Catarina, que estarão disponíveis durante a alta temporada, de 16 de dezembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou o impacto positivo dessas novas rotas para o Paraná. “Essa nova rota entre Curitiba e Florianópolis, junto com os voos para Assunção, demonstra como o Paraná está se fortalecendo como um polo estratégico para o turismo e a geração de novos negócios”, afirma.

Segundo Ratinho Junior, o Estado tem investido em infraestrutura e na modernização dos aeroportos, que atraem parcerias que ajudam conectar o Paraná com outros estados e toda América Latina. O Aeroporto de Curitiba inclusive ganhará uma nova pista de pousos e decolagens nos próximos anos. “Isso não só facilita o acesso dos turistas, como também cria novas oportunidades econômicas para os paranaenses. É mais um passo importante para posicionar o Paraná como referência no turismo”, reforça.

O novo voo para Assunção, capital do Paraguai, será operado duas vezes por semana, às terças e sábados, com aeronaves Embraer E2, de fabricação brasileira e capacidade para 136 passageiros. “A partir de agora, Curitiba tem um novo voo internacional, que será importante para desenvolver o turismo e os negócios entre os dois países”, explicou César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul.

ASSUNÇÃO – Para marcar o voo inaugural entre Assunção e Curitiba, uma cerimônia no Aeroporto Afonso Pena aconteceu nesta terça-feira (3). Na ocasião, o vice-governador Darci Piana celebrou a nova rota. “O turismo do Paraná está em um novo patamar. Novas rotas e parcerias têm colocado o Estado estrategicamente na rota mundial”, comemora.

Leia Também:  População paranaense ficará concentrada em grandes centros urbanos até 2050, diz Ipardes

A nova rota amplia as conexões internacionais de Curitiba, que recentemente passou a oferecer voos diretos para Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile), Lima (Peru) e Buenos Aires (Argentina), reforçando a posição do Paraná como um hub estratégico na América Latina.

A novidade foi bastante comemorada pela farmacêutica Luz Marina Duarte, uma das passageiras do primeiro voo do Paraguai para cá. Ela morou em Curitiba por 30 anos e agora reside em Assunção. “É uma facilidade. Antes para vir para cá tinha que ir primeiro para São Paulo, às vezes compensava vir de ônibus em uma viagem longa, mas agora é rápido e direto”, alegra-se.

A facilidade também foi celebrada pela família da administradora Leticia Gonzalez, que desembarcou em Curitiba com o marido, filha e mãe. “Está fabuloso. Sempre buscamos o Paraná como destino para passeio e trabalho, e agora em 1h15 estamos aqui”, conta.

Pedro Falcon, diretor de marketing de uma operadora de turismo, conta que a rota já possuía uma demanda reprimida. “Paraguaio ama praia e lá não tem. Então o Paraná acaba sendo um destino próximo com praia, mas antes era preciso fazer outras escalas para chegar. Anunciamos a nova rota em outubro e já temos muitos pedidos para grupos que vão aproveitar o verão por aqui”, conta.

De acordo com o secretário do Turismo, Marcio Nunes, a expectativa é de chegar ao final de 2024 com mais de 800 mil turistas visitando o Paraná. “Isso significa um potencial de R$ 1 bilhão na economia do Estado com a movimentação que o turismo causa. É o estado que cuida do paranaense, mas também dos nossos visitantes, com opções de voos, infraestrutura e segurança”, reforça.

Já o diretor-presidente da Viaje Paraná, Irapuan Cortes, salientou que os novos voos fazem parte da promoção do Paraná como um destino referência. “O Turismo passa também pela conectividade do destino, por isso é muito importante o início dessa nova rota”, afirma.

Leia Também:  Moto abandonada em Palotina

O secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos do Ministério do Turismo, Carlos Sobral, parabenizou o Governo do Estado pelas articulações para a nova rota. “Melhorar a conectividade dos estados com outros países, melhora o acesso aos destinos turísticos do país e toda a economia é movimentada”, reflete.

FLORIANÓPOLIS  – Os voos diários entre Curitiba e Florianópolis serão operados com aeronaves com capacidade para 70 passageiros. As saídas de Curitiba estão previstas para as 15h30, com retorno às 17h, e operação até 2 de fevereiro de 2025. Durante a alta temporada, a Azul também reforçará a operação no estado com 123 voos extras saindo de Curitiba para destinos como Recife (PE), Maceió (AL), Congonhas (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP), totalizando mais de 14 mil assentos adicionais.

“Essa nova rota da alta temporada vai aumentar ainda mais a conexão dos curitibanos e paranaenses. Além disso, teremos também voos diretos para dois destinos muito procurados no Nordeste: Recife (PE) e Maceió (AL)”, destaca César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul.

TURISMO – O Governo do Paraná tem trabalhado para potencializar o setor turístico e atrair investimentos, com investimentos que vão transformar o setor nos próximos anos.

“Estamos investindo muito em obras e infraestrutura para melhorar a experiência dos turistas e ampliar as possibilidades de negócios no estado. Essas novas rotas reforçam o quanto o Paraná está preparado para receber visitantes do Brasil e do exterior, com serviços de qualidade e destinos incríveis para explorar”, conclui o governador Ratinho Junior.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Museu Oscar Niemeyer é destaque em importante publicação de arte internacional

Published

on

By

O jornal britânico The Art Newspaper, um dos mais importantes veículos internacionais de arte, publicou nesta terça-feira (1º) uma reportagem sobre a volta do grande público aos museus, após o período da pandemia. Na matéria, o Museu Oscar Niemeyer (MON), espaço do Governo do Estado, localizado em Curitiba, aparece em destaque como a instituição brasileira com mais visitantes numa única mostra e também como a que registrou maior crescimento percentual entre 2023 e 2024. Confira a matéria.

A reportagem informa que no ano passado o MON alcançou 712 mil visitantes, um aumento de 41% comparado ao ano anterior. A matéria destaca, ainda, a mostra “Extravagâncias”, da artista Joana Vasconcelos, cujo período expositivo atraiu 600 mil pessoas (entre novembro de 2023 e setembro de 2024).

“Ver o MON citado em uma publicação internacional dessa importância é o reconhecimento do trabalho de uma equipe comprometida e que está sempre trabalhando em prol de um espaço melhor e cada vez mais completo”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Temos tido uma excelente resposta do público às exposições apresentadas e a uma série de atividades educativas oferecidas pela instituição, o que é motivo de muita satisfação e alegria para nós”, comenta. “Todo o nosso trabalho visa sempre garantir a melhor experiência possível aos visitantes do MON”.

Leia Também:  Terceira parcela do IPVA de veículos com placas 1 e 2 vence nesta segunda-feira

THE ART NEWSPAPER – Segundo a matéria veiculada pela publicação The Art Newspaper, o MON foi o museu brasileiro que recentemente mais ganhou público. O segundo foi a Pinacoteca de São Paulo. “Esses dois museus superaram seus números pré-pandêmicos: o Museu Oscar Niemeyer subiu 89% em relação a 2019, enquanto a Pinacoteca de São Paulo subiu 50%”, diz a reportagem.

Em 2024, o Museu Oscar Niemeyer registrou o maior público desde a sua inauguração: 712.196 pessoas. Nos últimos três anos, o MON vem numa curva ascendente, superando seus próprios recordes anteriores. Do total de 2024, 75% foram ingressos gratuitos. Entre os destaques do ano passado, além de 13 exposições realizadas, o Museu entregou importantes obras de infraestrutura e conquistou diversos prêmios, nacionais e internacionais.

“Meu Pequeno Maxixe”: MON realiza oficina sensorial para bebês de 2 a 3 anos em abril

A exposição da artista portuguesa Joana Vasconcelos, “Extravagâncias”, foi inaugurada em 24 de novembro de 2023 e ficou em cartaz até 29 de setembro do ano passado. Foi a maior mostra individual da artista no Brasil e uma das mais grandiosas já realizadas pelo MON, ocupando o Olho e diversos espaços singulares abaixo dele, andares da torre e a principal rampa interna do Museu, com obras gigantescas como a “Valquíria Miss Dior”, com mais de 20 metros de comprimento.

Leia Também:  Em Irati, Educação lança projeto para o plantio de 40 mil mudas de árvores nativas

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA