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Primeiro voo direto do Paraguai desembarca lotado no Aeroporto Afonso Pena

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A partir deste mês, o Paraná ganha duas novas conexões aéreas estratégicas que prometem fortalecer o turismo e os negócios no estado. A Azul Linhas Aéreas começou a operar nesta terça-feira (3) o novo voo direto entre Curitiba e Assunção, no Paraguai. O primeiro voo, inclusive, teve alta demanda e os 136 assentos foram preenchidos.

Além disso, a companhia anunciou voos diários entre Curitiba e Florianópolis, em Santa Catarina, que estarão disponíveis durante a alta temporada, de 16 de dezembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou o impacto positivo dessas novas rotas para o Paraná. “Essa nova rota entre Curitiba e Florianópolis, junto com os voos para Assunção, demonstra como o Paraná está se fortalecendo como um polo estratégico para o turismo e a geração de novos negócios”, afirma.

Segundo Ratinho Junior, o Estado tem investido em infraestrutura e na modernização dos aeroportos, que atraem parcerias que ajudam conectar o Paraná com outros estados e toda América Latina. O Aeroporto de Curitiba inclusive ganhará uma nova pista de pousos e decolagens nos próximos anos. “Isso não só facilita o acesso dos turistas, como também cria novas oportunidades econômicas para os paranaenses. É mais um passo importante para posicionar o Paraná como referência no turismo”, reforça.

O novo voo para Assunção, capital do Paraguai, será operado duas vezes por semana, às terças e sábados, com aeronaves Embraer E2, de fabricação brasileira e capacidade para 136 passageiros. “A partir de agora, Curitiba tem um novo voo internacional, que será importante para desenvolver o turismo e os negócios entre os dois países”, explicou César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul.

ASSUNÇÃO – Para marcar o voo inaugural entre Assunção e Curitiba, uma cerimônia no Aeroporto Afonso Pena aconteceu nesta terça-feira (3). Na ocasião, o vice-governador Darci Piana celebrou a nova rota. “O turismo do Paraná está em um novo patamar. Novas rotas e parcerias têm colocado o Estado estrategicamente na rota mundial”, comemora.

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A nova rota amplia as conexões internacionais de Curitiba, que recentemente passou a oferecer voos diretos para Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile), Lima (Peru) e Buenos Aires (Argentina), reforçando a posição do Paraná como um hub estratégico na América Latina.

A novidade foi bastante comemorada pela farmacêutica Luz Marina Duarte, uma das passageiras do primeiro voo do Paraguai para cá. Ela morou em Curitiba por 30 anos e agora reside em Assunção. “É uma facilidade. Antes para vir para cá tinha que ir primeiro para São Paulo, às vezes compensava vir de ônibus em uma viagem longa, mas agora é rápido e direto”, alegra-se.

A facilidade também foi celebrada pela família da administradora Leticia Gonzalez, que desembarcou em Curitiba com o marido, filha e mãe. “Está fabuloso. Sempre buscamos o Paraná como destino para passeio e trabalho, e agora em 1h15 estamos aqui”, conta.

Pedro Falcon, diretor de marketing de uma operadora de turismo, conta que a rota já possuía uma demanda reprimida. “Paraguaio ama praia e lá não tem. Então o Paraná acaba sendo um destino próximo com praia, mas antes era preciso fazer outras escalas para chegar. Anunciamos a nova rota em outubro e já temos muitos pedidos para grupos que vão aproveitar o verão por aqui”, conta.

De acordo com o secretário do Turismo, Marcio Nunes, a expectativa é de chegar ao final de 2024 com mais de 800 mil turistas visitando o Paraná. “Isso significa um potencial de R$ 1 bilhão na economia do Estado com a movimentação que o turismo causa. É o estado que cuida do paranaense, mas também dos nossos visitantes, com opções de voos, infraestrutura e segurança”, reforça.

Já o diretor-presidente da Viaje Paraná, Irapuan Cortes, salientou que os novos voos fazem parte da promoção do Paraná como um destino referência. “O Turismo passa também pela conectividade do destino, por isso é muito importante o início dessa nova rota”, afirma.

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O secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos do Ministério do Turismo, Carlos Sobral, parabenizou o Governo do Estado pelas articulações para a nova rota. “Melhorar a conectividade dos estados com outros países, melhora o acesso aos destinos turísticos do país e toda a economia é movimentada”, reflete.

FLORIANÓPOLIS  – Os voos diários entre Curitiba e Florianópolis serão operados com aeronaves com capacidade para 70 passageiros. As saídas de Curitiba estão previstas para as 15h30, com retorno às 17h, e operação até 2 de fevereiro de 2025. Durante a alta temporada, a Azul também reforçará a operação no estado com 123 voos extras saindo de Curitiba para destinos como Recife (PE), Maceió (AL), Congonhas (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Campinas (SP), totalizando mais de 14 mil assentos adicionais.

“Essa nova rota da alta temporada vai aumentar ainda mais a conexão dos curitibanos e paranaenses. Além disso, teremos também voos diretos para dois destinos muito procurados no Nordeste: Recife (PE) e Maceió (AL)”, destaca César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul.

TURISMO – O Governo do Paraná tem trabalhado para potencializar o setor turístico e atrair investimentos, com investimentos que vão transformar o setor nos próximos anos.

“Estamos investindo muito em obras e infraestrutura para melhorar a experiência dos turistas e ampliar as possibilidades de negócios no estado. Essas novas rotas reforçam o quanto o Paraná está preparado para receber visitantes do Brasil e do exterior, com serviços de qualidade e destinos incríveis para explorar”, conclui o governador Ratinho Junior.

Fonte: Governo PR

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Paraná reconhece 45 empresas comprometidas com segurança das mulheres no turismo

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O Governo do Estado, por meio das secretarias da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa; do Turismo, e em parceria com o Sebrae/PR, reconheceu 45 empresas e prestadores de serviços comprometidos com a segurança das mulheres no turismo com a entrega dos primeiros selos do programa Viajantes + Seguras. A cerimônia foi nesta quarta-feira (4), no auditório Potty Lazzaroto, do Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.

O evento, que compõe o calendário estadual dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, fomenta as boas práticas em empresas e destinos para a construção de um turismo mais acolhedor, inclusivo e responsável com o público feminino. Além do reconhecimento, incentiva a continuidade das ações, estimula o engajamento de outras organizações e promove a integração entre empresas, órgãos públicos e representantes do setor, com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas à segurança, ao turismo responsável e ao protagonismo feminino.

O programa Viajantes + Seguras reforça a importância de medidas que garantam a segurança e o bem-estar das mulheres durante suas experiências turísticas. Para apoiar as empresas nessa missão, é oferecida uma capacitação gratuita que aborda temas como violência contra mulheres e bem-estar da mulher viajante, com orientações para prevenir e atender casos; protagonismo feminino no setor turístico; e código de conduta, com diretrizes práticas para promover ambientes mais seguros e acolhedores. Após a capacitação, as empresas recebem um selo, que pode ser fixado em uma área visível do estabelecimento comercial.

A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou a importância do Paraná como um destino turístico atrativo, enfatizando que o Estado tem muito a oferecer tanto para os paranaenses quanto para visitantes de fora. Ela reforçou a necessidade de combater a violência em todos os ambientes, criando mecanismos e envolvendo a sociedade em uma força-tarefa liderada pelo governo estadual.

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“Criar mecanismos que auxiliem e incentivem a participação da sociedade nesta força-tarefa, que o Governo do Estado intensifica a cada dia, tornando os ambientes cada vez mais adequados e seguros para que todas as pessoas possam desfrutar de tudo aquilo que o Paraná oferece, é uma iniciativa extremamente importante e contribui para a promoção do protagonismo das mulheres”, afirmou a secretária.

Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo, participou da solenidade e reafirmou o compromisso do Estado com o tema. “O Paraná tem se destacado no mercado do turismo pela segurança ofertada aos viajantes que aqui chegam, mas também entendemos a importância de ter uma atenção especial com o público feminino. Nosso objetivo é fazer do Estado um destino que não valoriza apenas os pontos turísticos, mas que também preza pela segurança das mulheres que nos visitam. Somos referência em diversas áreas, e seremos referência também na segurança e inclusão das mulheres no turismo”, disse.

“Vale ressaltar que as mulheres também estão ocupando mais postos de trabalho no setor. O Paraná teve um aumento de 8,6% de novas mulheres empregadas no turismo. Isso reflete que estamos conseguindo ser inclusivos com as turistas e também com as trabalhadoras da área”, acrescentou.

A coordenadora de Indústria do Sebrae/PR, Suelen Suzuki, disse que promover ações para garantir atendimento seguro e confiável às mulheres viajantes no Paraná impulsiona a reputação e a competitividade dos destinos turísticos.

“Promover esse debate, gerar ações efetivas na atenção e atendimento para as mulheres que viajam sozinhas ou acompanhadas, considerando opções confiáveis e seguras, constitui um diferencial competitivo e uma reputação positiva para os destinos no Paraná. Da mesma forma, fortalece o papel das mulheres na promoção da economia do trade turístico”, afirmou.

NA PRÁTICA – Uma das empresárias que recebeu o selo, Maria Augusta Barbosa, destacou a importância de iniciativas que incentivem a participação segura das mulheres no turismo. “O turismo enfrenta vários desafios, e muitas vezes nós, mulheres, não nos sentimos seguras ao realizar atividades, especialmente em meio à natureza. Por isso, acredito que o selo vem para beneficiar e proporcionar mais segurança para nós, que buscamos essas práticas”, disse Maria Augusta, proprietária da agência de turismo Trilha Delas.

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Outro empresário que foi certificado, Leandro Ribas, gestor do Parque Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, afirmou que o selo é a comprovação de uma prática já realizada pela empresa. “Esse acolhimento das mulheres viajantes é muito importante para o Paraná. E quando ele disponibiliza esse selo para as empresas, fortalece o turismo do Estado a nível nacional”, observou.

21 DIAS DE ATIVISMO – A Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher é uma mobilização internacional que busca conscientizar a sociedade e promover ações de enfrentamento à violência de gênero. Ela surgiu em 1991, organizada pelo Center for Women’s Global Leadership (CWGL), nos Estados Unidos, como uma forma de engajar ativistas e instituições na luta pelos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero.

PRESENÇAS – Também participaram do evento a secretária estadual das Cidades, Camila Scucato; a secretária da Indústria, Comércio e Serviços (Seic) em exercício, Christiane Yared; a secretária estadual da Cultura em exercício, Eliete de Souza Vilela; a representante da bancada feminina da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputada estadual Márcia Huçulak; a secretária de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; a gestora de Turismo do Sebrae/PR, Márcia Giubertoni; e demais autoridades.

Fonte: Governo PR

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