POLÍTICA PR
Assembleia aprova proposta de aporte de R$ 23 milhões para investimentos na Ceasa
Publicado em
3 de dezembro de 2024por
Itajuba Tadeu
Os deputados estaduais aprovaram uma proposta para um aporte no valor de R$ 23,2 milhões às Centrais de Abastecimento do Paraná S/A (Ceasa). O projeto autoriza o Estado a realizar operação de aumento do capital social da sociedade de economia mista para a realização de diversos investimentos em suas estruturas. A proposta foi um dos 18 itens em pauta na sessão plenária desta terça-feira (3).
Entre as obras previstas estão a construção de uma nova cozinha industrial para o Banco de Alimentos, a reforma de telhados e a adequação da infraestrutura em área de desdobramento nas unidades de Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina, além da recomposição financeira para a reconstrução do Pavilhão D da Unidade Atacadista de Curitiba, visando à reposição dos boxes atingidos pelo incêndio ocorrido em junho deste ano, cuja obra já está em andamento. Também será feita a aquisição de materiais.
De acordo com o governo, a proposta 701/2024 ajudará a fomentar os processos de produção, industrialização e escoamento de alimentos, aprimorando a logística interna e externa de trabalho, ações essenciais para viabilizar a plena execução das atividades desempenhadas pela Ceasa nos programas relacionados ao fornecimento de alimentos e insumos à população. Após a aprovação do projeto de lei, a utilização dos recursos será deliberada no Conselho de Administração da Ceasa.
A Ceasa é vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), que completou 80 anos em 2024. Data festejada pela Assembleia Legislativa com uma sessão solene nesta terça-feira, em um amplo reconhecimento assinado por diversos parlamentares.
Militares
Também do Executivo, os parlamentares aprovaram o projeto de lei 196/2021, que tramita em regime de urgência. A medida altera dispositivos da Lei estadual nº 1.943/1954, que dispõe sobre o Código da Polícia Militar do Estado. O texto tem o objetivo de alterar requisitos para ingresso nas carreiras da Polícia Militar do Estado do Paraná (PM-PR) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná (CBM-PR), a fim de estabelecer como condição de ingresso a verificação de idoneidade moral e conduta pessoal e social, além de prever os procedimentos necessários para aferição do cumprimento de tal requisito.
Após estudos feitos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) e órgãos vinculados, o próprio governo apresentou um substitutivo geral. A justificativa reforça a necessidade de análise da conduta do candidato frente aos deveres e obrigações decorrentes da função pública a ser desempenhada, a qual compreende toda a conduta social e sua vida pregressa.
Homenagens
Três proposições em primeira votação reconhecem personalidades com contribuições à sociedade paranaense. O projeto de lei 187/2024, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), denomina Prefeito Pedro Ruiperes Teruel o trecho da PR-182, ligando Itaúna do Sul e Diamante do Norte. Segundo a justificativa, o homenageado exerceu forte influência política na região, ocupando o cargo de vereador nos anos de 1974 a 1977, e de prefeito de 1978 a 1983 e de 1997 a 2000. “Homem Ilustre que dedicou sua vida ao desenvolvimento do povo e do município de Diamante do Norte, participando ativamente na construção desta PR-182”, diz o texto.
O projeto 284/2024, do deputado Marcel Micheletto (PL), denomina Ernesto Rayzel Ramos o trecho da rodovia PR-467, com o entroncamento da PR-182 até a rotatória da Avenida Egydio Geronymo Munaretto, em Toledo. Por anos, o homenageado atuou no setor de barbearias em Toledo, migrando para o ramo imobiliário, com contribuição para o desenvolvimento do município. O texto cita também que Ernesto era doador de sangue, portador do tipo sanguíneo O-, sendo convocado continuamente ao longo de 25 anos para doações emergenciais, “salvando vítimas de acidente e, principalmente, recém-nascidos com incompatibilidade sanguínea com a genitora, para os quais uma troca total era realizada.”
Já o projeto de lei 524/2024, do deputado Alexandre Curi (PSD), concede o Título de Cidadã Honorária do Estado do Paraná à Lenice Bodstein. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1977, a desembargadora Lenice Bodstein atua hoje na 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Entre 2012 e 2024, contribuiu com as causas de responsabilidade social no TJPR, incluindo a coordenação estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), o Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e Juventude (CONSIJ) e o Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica (NEGE). Idealizou o Espaço “Laços e Afetos”, para atendimento multidisciplinar a crianças e adolescentes em visitas assistidas, e o Programa de Acompanhamento de Idosos.
Iniciativa parlamentar
Assinado pelo deputado Douglas Fabrício (CID), o projeto 211/2024 passou em primeiro turno e inclui no Calendário Oficial do Estado do Paraná o evento “Campo Mourão Cidade Natal”. O objetivo é reconhecer a importância do evento realizado durante o mês de dezembro. De acordo com o texto, a iniciativa é referência em eventos culturais entre as cidades paranaenses, destacando-se pela qualidade e diversidade das atividades oferecidas à população e aos visitantes.
A proposta 510/2024, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD), altera a Lei nº 11.042/1995, que concede o título de utilidade pública ao Casarão Cícero Moraes Colléct. A alteração é necessária em virtude da mudança da razão social da entidade, bem como do município sede da mesma, de Castro para São José dos Pinhais. A entidade presta serviços filantrópicos à sociedade por meio da oferta de equoterapia.
O projeto de lei 292/2024, do deputado Dr. Antenor (PT), institui a campanha permanente de orientação, conscientização, prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti na rede pública estadual de ensino. De acordo com o texto, a campanha deverá apresentar aos alunos informações sobre o mosquito, as doenças das quais é vetor, seu ciclo de vida e as formas de prevenção, contaminação e proliferação. A matéria também afirma que a campanha poderá ser realizada de forma continuada durante todo o ano letivo. Para isso, poderão ser realizadas palestras, seminários e afins para os alunos e a comunidade escolar.
Tribunal de Contas
Do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, foi aprovado o projeto de lei 591/2024, que altera a Lei nº 17.423/2012, regulamentando a concessão de gratificações de funções e pelo exercício de encargos especiais, e a Lei nº 19.573/2018, que institui o Estatuto dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, bem como cria cargos e funções gratificadas. O texto prevê a revisão das normas sobre a indenização por hora-aula e o auxílio-funeral, além da criação e alteração de cargos. De acordo com o órgão, as alterações propostas visam “a modernização e a eficiência na administração dos recursos humanos e financeiros” do TC-PR. O texto recebeu 26 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção.
Mais projetos
Quatro proposições em segundo turno tiveram a redação final dispensada e seguem para sanção. O projeto de lei 265/2024, da deputada Maria Victoria (PP), institui o Dia de Informação e Pesquisa sobre a Hemofilia, a ser realizado anualmente em 17 de abril.
Da Defensoria Pública do Estado do Paraná, o projeto de lei 605/2024, autoriza o defensor público-geral a conceder a gratificação instituída pela Lei nº 17.172/2012 aos integrantes da Polícia Militar, Civil, Científica e Penal no desempenho de funções junto ao gabinete de segurança institucional do órgão. A proposta recebeu 41 votos favoráveis e um contrário.
O projeto de lei 699/2024. altera a Lei nº 16.544/2010, regulando o processo disciplinar na Polícia Militar do Estado do Paraná e no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná. As alterações visam possibilitar a instauração de um processo disciplinar único para apurar fatos com conexão e continência, conferindo maior eficiência e economia processual à Administração Pública, assegurados os direitos à ampla defesa e ao contraditório. A proposta também padroniza termos contidos na legislação militar.
Já o projeto de lei 684/2024, também do governo, altera a Lei nº 17.444/2012 e passou com 41 a 1 votos, permitindo a concessão de crédito outorgado de ICMS a estabelecimentos que invistam em infraestrutura no estado. Emenda de plenário foi rejeitada por 33 a 10 votos.
Enquanto o projeto de lei 635/2024, que altera a Lei nº 18.381/2014, instituindo o Serviço Social Autônomo PalcoParaná, recebeu emenda e retorna à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Em terceira votação, avançou o projeto de lei 805/2023, do deputado Nelson Justus (União), para conferir ao município de Guaratuba o título de Capital da Banana.
Após redação final, segue para sanção o projeto de lei 586/2024, do governo, que atualiza os valores do auxílio-alimentação e implementa o benefício para categorias do funcionalismo estadual que ainda não o recebiam, alterando a Lei nº 20.937/2021.
Lei Complementar
Dois projetos de lei complementar estavam em segunda discussão. O LC 12/2024 recebeu 36 votos favoráveis e seis contrários. A proposta, em regime de urgência, revoga o parágrafo único do artigo 66 da Lei Complementar nº 231/2020, estabelecendo normas de finanças públicas voltadas para a qualidade e a responsabilidade na gestão fiscal do Estado do Paraná e cria o Fundo de Recuperação e Estabilização Fiscal do Paraná. O Executivo justifica que a medida iguala a legislação estadual à federal, harmonizando o sistema jurídico e aprimorando o desenvolvimento dos processos de execução do Sistema Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira, Contabilidade e Controle (SIAFIC). Uma emenda de plenário foi rejeitada por 35 a 9 votos. Com dispensa de redação final, o texto segue para sanção.
Já o LC 4/2024, que altera as leis complementares nº 103/2004, que dispõe sobre o plano de carreira do professor da rede estadual de educação básica do Paraná, e nº 242/2021, que altera as leis complementares nº 103/2004 e nº 123/2008, recebeu emenda e retorna à CCJ.
Transmissão
Os deputados estaduais voltam a se reunir nesta quarta-feira (4) e a sessão plenária terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 9h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal do YouTube do Legislativo.
Fonte: ALPR PR
POLÍTICA PR
Projeto de Lei visa garantir isenção automática de IPVA para pessoas com deficiência
Published
12 horas agoon
1 de abril de 2025By

O deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos) apresentou, nesta terça-feira (1º), um projeto de lei que isenta pessoas com deficiência permanente no Paraná de passar por novo processo de requerimento ou avaliação médica toda vez que realizarem a troca de veículo, mantendo automaticamente o direito à isenção do IPVA.
A medida altera a Lei nº 14.260/2003, que regulamenta o tratamento tributário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no estado, e prevê o acréscimo do § 6º ao artigo 14 da norma, estabelecendo que a isenção deve ser mantida de forma automática para quem comprovar a condição permanente.
O objetivo, segundo o deputado, é garantir mais dignidade, agilidade e respeito à realidade dos beneficiários, evitando constrangimentos, retrabalho e exigências desnecessárias mesmo em casos de deficiência definitiva.
“Se a deficiência é permanente, não faz sentido exigir uma nova avaliação a cada troca de veículo para conceder a isenção do IPVA. Estamos falando de um direito garantido por lei, que precisa ser tratado com mais sensibilidade e menos burocracia”, defendeu o parlamentar.
Atualmente, mesmo quem possui laudo médico atestando deficiência permanente precisa refazer o processo administrativo a cada nova aquisição de veículo, o que gera desgaste, custos e atraso no exercício do direito à isenção.
A proposta já foi protocolada na Assembleia Legislativa do Paraná e aguarda os trâmites legislativos para análise das comissões e votação em plenário.
Fonte: ALPR PR
Comarca da Lapa realiza capacitação sobre entrega voluntária

Atlético-MG empata sem gols com o Cienciano na estreia da Sul-Americana

Cano garante vitória do Fluminense na estreia da Sul-Americana contra o Once Caldas

Fortaleza estreia na Libertadores com derrota para o Racing no Castelão

Cruzeiro estreia na Sul-Americana com derrota para o Unión Santa Fe na Argentina
PARANÁ


Bombeiros lançam capacitação para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) lançou nesta terça-feira (1º) um curso na modalidade de Ensino a Distância...


Biblioteca Pública promove em abril a Feira Literária de Curitiba e grandes novidades
A agenda de abril da Biblioteca Pública do Paraná (BPP) já está no ar e oferece uma grande variedade de...


Porto de Paranaguá recebe grandes estruturas metálicas do Exército Brasileiro
O Porto de Paranaguá recebeu 72 módulos de suporte flutuante que serão utilizados pelo Exército no Rio Grande do Sul...
POLÍCIA


PCPR prende homem suspeito de homicídio de agente de saúde em Doutor Ulysses
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 56 anos, suspeito do homicídio que vitimou Ibiraci de Jesus...


PCPR e PMPR prendem duas pessoas por porte ilegal de armas e gravação não autorizada de intimidade sexual
A Polícia Civil do Paraná, em parceria com a Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Choque e...


PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Ribeirão do Pinhal
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 38 anos, pelo crime de descumprimento de medida protetiva...
ENTRETENIMENTO


Nus? Sabrina Sato e Nicolas Prattes posam na borda de piscina infinita: ‘Literalmente’
Sabrina Sato, de 44 anos, e Nicolas Prattes, de 27, estão curtindo a tão esperada lua de mel do casal,...


Esposa de Amado Batista mostra jogo de cama com iniciais do casal: ‘Personal Home’
Calita Franciele, de 22 anos, mostrou para os seus seguidores detalhes do quarto em que dorme com o marido, Amado...


Leticia Spiller curte passeio romântico com novo namorado: ‘Tarde com drinks’
Leticia Spiller, de 51 anos de idade, publicou, nesta segunda-feira (31), uma foto em que aparece ao lado de Franclim Mendes,...
ESPORTES


Cano garante vitória do Fluminense na estreia da Sul-Americana contra o Once Caldas
O Fluminense estreou com o pé direito na Copa Sul-Americana ao vencer o Once Caldas da Colômbia por 1 a...


Atlético-MG empata sem gols com o Cienciano na estreia da Sul-Americana
Em sua estreia na Copa Sul-Americana, o Atlético-MG empatou em 0 a 0 com o Cienciano, nesta terça-feira (1), no...


Cruzeiro estreia na Sul-Americana com derrota para o Unión Santa Fe na Argentina
Em sua estreia na Copa Sul-Americana, o Cruzeiro foi derrotado pelo Unión Santa Fe por 1 a 0, em partida...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ2 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
AGRONEGÓCIO7 dias ago
Plano safra 24/25 recebe reforço de mais R$ 4 bilhões
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Já está disponível a nova Revista Pensar Agro
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
TCU diz que transporte compromete competitividade do agronegócio brasileiro