NOVA AURORA

PARANÁ

Docentes em formação do Centro Juvenil de Artes Plásticas exibem trabalhos em exposições

Publicado em

Representantes do Centro Juvenil de Artes Plásticas participarão do evento “Vivências Pedagógicas do Curso de Formação de Docentes”, que acontecerá no Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto (IEPPEP) e na Biblioteca Pública do Paraná entre os dias 2 a 6 de dezembro.

Os docentes em formação do 1.º e 4.º ano farão uma exposição de suas próprias obras e também exibirão as obras de alunos alcançados pelo projeto Artistas Paranaenses, com presença de alguns artistas paranaenses homenageados nos trabalhos.

Desde a criação do Centro Juvenil, em 1953, há uma parceria com o IEPPEP para oferta de cursos de capacitação para os futuros professores. Antigamente conhecido como “magistério”, hoje o curso leva o nome de “formação de docentes”. De forma gratuita, os docentes em formação estudam no Centro Juvenil, vivenciam o espaço e têm a formação específica em artes, algo que aumenta o conhecimento e amplia a atuação na futura carreira dos docentes.

A participação do Centro na programação começa às 17h30 do dia 3 (terça) com a abertura da exposição “Arte como Caminho para a Cidade Educadora”, realizada pelos docentes em formação durante as atividades no CJAP ligadas ao projeto Arte no Paraná. Em vigor desde 2019, o projeto proporciona oficinas específicas para experiência teórica e prática sobre a arte paranaense, criando uma linha do tempo de onde ela começa até os dias atuais. As obras serão expostas na Biblioteca Pública do Paraná.

Leia Também:  Pessoas com deficiência, autismo ou Síndrome de Down são isentas de IPVA no Paraná

No dia seguinte acontecerá a exposição das obras de alunos alcançados pelo projeto no Salão Nobre do IEPPEP.

O impacto positivo do curso de formação de docentes é sentido desde o início. Alice Bernini, estudante do 1.º ano do curso, destaca que todos os interessados em fazer o magistério, em lecionar, deveriam passar pela formação oferecida no CJAP. “Inicialmente eu achei os temas ligados à arte muito complexos, mas com orientação e com a ajuda de todas as professoras, especialmente do CJAP, eu pude aprender bastante e tive um ótimo resultado, tanto com os meus alunos quanto com o projeto de exposição”, diz.

Luiz Gustavo Vidal, diretor do Centro Juvenil e idealizador do projeto Arte no Paraná, destaca que a jornada de aprendizado oferecida no curso tem repercussão significativa na educação do estado do Paraná. “Nossa história é muito rica, o Paraná possui excelentes artistas, grandes nomes, pessoas que fizeram uma história maravilhosa. Desde a época do paranismo, a arte contemporânea, passando pelo grafite, fotografia, outros suportes, e queremos contar essas histórias de uma forma que marque gerações”, afirma.

Leia Também:  Paranaenses podem participar de reuniões de três Comitês de Bacias Hidrográficas na semana

CJAP – O Centro Juvenil de Artes Plásticas se compromete com a vivência artística gratuita e de qualidade para crianças e adolescentes desde 16 de junho de 1953. O centro foi idealizado pelas mentes revolucionárias do artista e educador, Guido Viaro e da educadora Eny Caldeira. Com uma história de 71 anos, o centro é o único equipamento público do gênero artístico voltado exclusivamente ao ensino da arte e cultura para crianças e adolescentes mantido pelo Estado.

Com oficinas de desenho, artes visuais, teatro, cerâmica e pintura, o centro promove a educação e formação artística paranaense, envolvendo seus alunos nos processos, criações e técnicas artísticas para promover a cultura e proporcionar uma nova forma de ver a vida.

Serviço:

Exposição de arte

Data: 3 de dezembro, às 17h30

Local: Biblioteca Pública do Paraná

Endereço: R. Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

Exposição de arte – Projeto Artistas Paranaenses

Data: 4 de dezembro, às 14h

Local: Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto (IEPPEP)

Endereço: Rua Emiliano Perneta, 92 – Centro, Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Paranaenses podem participar de reuniões de três Comitês de Bacias Hidrográficas na semana

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Sanepar inicia nesta semana vistorias em ligações de esgoto de imóveis em Ivaiporã

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA