NOVA AURORA

PARANÁ

Governo apoia municípios na implantação dos Conselhos Municipais das Cidades

Publicado em

A secretária estadual das Cidades (Secid) e presidente do Conselho Estadual das Cidades (ConCidades-PR), Camila Mileke Scucatto, participou, nesta quinta-feira (28), da abertura da 47ª Reunião Ordinária do ConCidades-PR, que acontece até sexta-feira (29), em Curitiba, com a presença de representantes de movimentos sociais e de instituições de trabalhadores, empresários, academias, ONGs e do poder público.

A implantação dos Conselhos pelas prefeituras e a manutenção deles em atividade estão entre as exigências legais (Lei Estadual 15.229/06, com alterações pela Lei Estadual 21.051/22). A atividade dos Conselhos Municipais está entre os requisitos para a obtenção de recursos públicos para o investimento em ações de desenvolvimento urbano sob a gestão das prefeituras.

A secretária das Cidades destacou a importância da formação dos Conselhos para obtenção de recursos. “A plena vigência dos Conselhos é uma das exigências prévias legais nos processos de liberação de recursos públicos para a realização de obras. Por isso a necessidade para que todas as prefeituras façam as suas Conferências Extraordinárias e definam os conselheiros”, afirmou. “Os conselhos unem sociedade civil e governo permitindo uma atuação em conjunto para discutir e pensar os municípios, influindo inclusive na discussão do plano diretor”, complementou a secretária da pasta.

Camila fez um panorama do esforço do Governo do Paraná para reestruturar tecnicamente o Conselho. “Hoje, há uma equipe de alto nível dedicada a realizar os procedimentos para o bom andamento dos trabalhos e a organização da 7ª Conferência Estadual. O objetivo é aproximar dos municípios para que todos tenham seus conselhos. Já passamos dos 200 conselhos e iremos chegar aos 399, que é a totalidade dos municípios paranaenses”, disse.

Leia Também:  Agricultura e parceiros lançam livreto que orienta produtores sobre como eliminar tigueras

A secretária também falou de temas em discussão no ConCidades PR. Adiantou que o Governo estuda o desenvolvimento de programas para responder demandas por moradias em comunidades tradicionais e para a construção de habitações voltadas para faixas ainda não atendidas pela política habitacional em execução pela Companhia de Habitação do Paraná. “Há a preocupação com os mais vulneráveis, uma marca da administração do governador Ratinho Junior”, acrescentou.

SANEAMENTO – Sobre as políticas para universalizar os serviços de saneamento, Camila destacou a criação da Secretaria Geral de Microrregiões de Água e Esgotamento Sanitário, vinculada à Secid, e responsável pela gestão dos processos de universalização e atendimento à população nas três microrregiões do Paraná e o que está em andamento para alcançar as metas definidas pelo Marco do Saneamento. “No Paraná, o fornecimento de água e o esgotamento em regiões urbanas já está praticamente universalizado e adiantaremos no Estado o cumprimento das metas para 2027”, afirmou.

Os números favoráveis já alcançados nas áreas rurais, de acordo com a secretária, permite que o Paraná avance também para a prestação dos serviços em áreas rurais. “Há estudos para viabilizar a entrega de água potável para consumo humano também para as áreas rurais dos municípios e para a criação de sistemas de esgotamento”, adiantou.

PARCERIA – A presidente da União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná e vereadora pela Cidade de Castro, Maria de Fátima Castro, conselheira pelo Poder Público Legislativo, propôs parceria com o ConCidades para a divulgação dos atos e questões debatidas no ConCidades. “Temos como chegar a todos os municípios. Conversamos com os vereadores do Paraná inteiro e podemos ajudar muito a melhorar a capilaridade do ConCidades PR”, falou.

Leia Também:  Amep vai ampliar horários de ônibus em Pinhais para atender o Instituto Federal do Paraná

O secretário executivo do ConCidades PR, Orlando Bonette, agradeceu a iniciativa e lembrou da importância dos vereadores junto à comunidade. “Os vereadores são representantes do Poder Público que estão mais perto da população. Isso é muito importante para termos temas que atendam os interesses da população. E, da mesma forma, são os que podem ser parceiros em cada cidade na implantação e o bom funcionamento dos Conselhos Municipais”, considerou. 

CÂMARAS TÉCNICAS – A reativação das Câmaras Técnicas está entre os principais atos da 47ª Reunião. Os Conselheiros definirão os integrantes dos grupos que passarão a discutir temas como transporte e mobilidade; gestão e uso do espaço urbano; habitação e saneamento.

Outro item da programação foi a Política Estadual de Desenvolvimento Urbano, em desenvolvimento pela Diretoria de Desenvolvimento e Integração da Secid e apresentados pelo coordenador de desenvolvimento urbano e regional da Secid, Glauco Pereira Junior, e pela assessora da Diretoria de Desenvolvimento Integrado, da Secid, Andriele Benato.

Da abertura do evento, também participaram o secretário executivo do ConCidades, Orlando Bonette; pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana, Osni Mendes; pela Confederação Nacional das Associações de Moradores, Conan-Foz, Jordaci Vieira de Matos; da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Ronald Peixoto Drabik; pela Organização Não Governamental Amigos dos Rios de Cascavel, Ailton Lima Martins;  pelo Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Paraná, Sindiurbano-PR, Valdir Mestriner; pela Central de Movimentos Populares, Odarlone Orente, e pela Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, Nilton Lopes Andrade.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Agricultura e parceiros lançam livreto que orienta produtores sobre como eliminar tigueras

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Em expansão, raça de gado paranaense Purunã terá projeto de aprimoramento

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA