NOVA AURORA

PARANÁ

Comunidades Sustentáveis: projeto da Portos do Paraná é destaque no Prêmio ANTAQ 2024

Publicado em

A Portos do Paraná foi destaque no Prêmio ANTAQ 2024, entregue nesta terça-feira (26), em Brasília. Com o projeto “Comunidades Sustentáveis”, a empresa pública foi contemplada com o terceiro lugar na categoria Iniciativas Inovadoras em Emergência Climática em ESG. O projeto consiste na implantação de sistemas ecológicos, substituindo estruturas rudimentares de tratamento de esgoto por soluções de baixo custo e sustentáveis. O trabalho em larga escala começou neste ano na Ilha de Eufrasina, em Paranaguá.

Receberam a premiação o diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana, e o secretário-geral, Felipe Gama. “Este prêmio é muito importante para nós, pois é um prêmio de inovação que reconhece nosso trabalho em prol das comunidades litorâneas com o uso de soluções baseadas na natureza, ou seja, sem o uso de tecnologia para isto”, ressaltou Santana.

“Além disso, a iniciativa contribui para o enfrentamento das crises climáticas ao promover melhorias na infraestrutura das comunidades da Baía de Paranaguá atingindo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Reconhece, ainda, o uso de metodologias permaculturais que aplicamos nas aulas de educação ambientais”, disse.

Leia Também:  Com aumento da demanda, Nova Ferroeste pode transformar logística no Sul e Centro-Oeste

A implantação em larga escala dos sistemas ecológicos começou este ano na Ilha de Eufrasina, escolhida devido ao seu terreno rochoso e inclinado, que inviabiliza a instalação de sistemas tradicionais de coleta e tratamento. Dez residências receberam os sistemas de tratamento em caráter experimental, com monitoramento por seis meses. Os resultados apontaram uma redução de 90% nos coliformes fecais nas águas.

O projeto Comunidades Sustentáveis é uma parceria entre a Portos do Paraná e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). “O objetivo é beneficiar comunidades que carecem de infraestrutura urbana coletiva, além de fortalecer o ensino na universidade, permitindo que os alunos apliquem na prática o conhecimento adquirido em sala de aula”, afirmou o professor da UFPR e coordenador do projeto Comunidades Sustentáveis, Fernando Augusto Silveira Armani, que também esteve presente na premiação.

ODS – O programa de tratamento de esgoto ecológico na Ilha de Eufrasina segue cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. São eles: 6 (Água Potável e Saneamento); 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis); 14 (Vida na Água); 15 (Vida Terrestre) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Leia Também:  Paraná leva 67 medalhas no Campeonato Brasileiro de Judô, disputado no Complexo Tarumã

PRÊMIO ANTAQ – Esta foi a 7ª edição do prêmio realizado pela Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ), que reconhece e estimula as melhores práticas e ações do setor. Ao todo, 45 empresas, entidades e profissionais ligados ao transporte aquaviário foram premiados.

Esta é a quinta vez que a Portos do Paraná é contemplada pela ANTAQ. A empresa pública já venceu três vezes na categoria Conformidade Regulatória, uma vez com Desempenho Ambiental e uma vez com Projetos Inovadores, na edição 2024.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Paraná leva 67 medalhas no Campeonato Brasileiro de Judô, disputado no Complexo Tarumã

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  33 anos do ECA: Polícia Civil atua no combate ao crime contra crianças e adolescentes

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA