NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar abriga feira de produtos sustentáveis colhidos na Bacia do Miringuava

Publicado em

A Sanepar é mais um ponto de venda de produtos sustentáveis da Bacia do Miringuava que têm sido comercializados em Curitiba. Os itens colhidos e produzidos pelos nove produtores que integram o Projeto Guaviva, em São José dos Pinhais, foram vendidos nesta terça-feira (26), na sede da Companhia, na Capital.

Os produtos ofertados na Feira de Produtos Sustentáveis do Miringuava – Guaviva são produzidos por meio dos Sistemas Agroecológicos de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH).

A feira oferece os seguintes produtos: pão caseiro, cuca de morango, geleias, conservas, couve-flor, couve manteiga, couve kale, alface, abobrinha, cebolinha, salsinha, cenoura, brócolis, agrião, rúcula, espinafre, tomate cereja, morangos, saladas higienizadas, cogumelos e bolos de chocolate, cenoura e fubá. E outros produtos de acordo com o período do ano.

TRANSFORMAÇÃO SOCIAL – A Sanepar é uma das instituições que apoiam o Projeto Guaviva. Na Bacia do Miringuava, a empresa executa uma grande obra de captação e de reservação de água para o abastecimento dos moradores de Curitiba e de municípios da Região Metropolitana.

A bióloga Daisy Maia, gestora de Educação Socioambiental que atua nessa bacia, destaca que o trabalho com os moradores demostra a responsabilidade social da Sanepar com a implantação de obras, porque impacta a vida das pessoas que moram na região.

Leia Também:  Congresso da CGE reunirá especialistas em combate à corrupção e governança pública

“O incentivo à adoção de práticas sustentáveis, do não uso de agrotóxicos, protege e preserva a água do manancial. E esse trabalho socioambiental, além de fazer parte das condicionantes da licença para implantação da obra, ajuda aos produtores na adoção de novas práticas de produção e comercialização de produtos agrícolas artesanais, com ênfase na sustentabilidade”, diz ela.

Daisy acrescenta que o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de todos. “Só a obra da barragem não garante o abastecimento futuro. É preciso cuidar da água e de todo o entorno para preservar o meio ambiente e ter a certeza da perenidade das fontes”, explica a gestora.

Rosimar dos Passos Jorge, mora nas proximidades da barragem e é uma das integrantes do Guaviva, desde 2022. Além dos produtos que cultiva junto com as três filhas, traz os produtos de outros produtores para comercializar na Capital, em Campina Grande do Sul e em São José dos Pinhais.

Ela diz que a maioria dos produtos são orgânicos e outros com produção sustentável. “O projeto incentiva os produtores a não usar produtos que possam agredir o solo e a água. Meu trabalho, além de produzir, é o de trazer os produtos sustentáveis para a cidade”, diz.

A empregada da Gerência de Gestão Ambiental da Sanepar Verena Mehler foi uma das compradoras na Feira. Ao dar uma olhada se deparou com cogumelos bonitos e frescos, o que a levou a adquirir.

Leia Também:  Portos do Paraná apresenta pioneirismo da concessão do canal de acesso no Sul Export

“Fazer compras aqui é bom pela facilidade. Saio daqui e levo os produtos fresquinhos para casa. Além disso, gosto muito de comprar produtos da região, direto do produtor, sem intermediário, evitando ainda que alimento fique muito tempo no transporte do dentro de caminhões”.

Verena destaca ainda a questão da saúde. “Mesmo alguns não sendo totalmente orgânicos, esses produtores evitam o uso de agrotóxicos, utilizando outras alternativas de controle de pragas. E ainda auxiliamos os produtores da Bacia a terem sua subsistência sem precisar sair de lá”, completa.

Na sede da Companhia, inicialmente, a venda será feita uma vez por mês. Para 2025, os organizadores esperam que mais produtores façam adesão ao processo de produção agrícola com práticas sustentáveis do uso do solo e da água.

Por isso, é importante a promoção de comercialização desses produtos dentro da Sanepar, ajudando a desenvolver a responsabilidade social junto aos produtores e moradores do entorno da futura Barragem do Miringuava.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Governo cria núcleo de pesquisa para impulsionar eletromobilidade e inovação

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Crédito de longo prazo do BRDE impulsiona produção leiteira de fazenda de Arapoti

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA