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Nova pista do aeroporto Afonso Pena recebe aprovação do órgão metropolitano

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A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), autarquia do Governo do Estado, promoveu nesta semana a reunião ordinária da Câmara Técnica do Sistema Viário Metropolitano (CTSVMC). O encontro debateu e deliberou sobre a alteração de diretriz viária que permitirá a implantação da nova Pista de Pouso e Decolagem (PPD) do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

Diretriz é a previsão futura de uma rua. A Amep tem um caderno técnico com várias diretrizes para a Região Metropolitana, o que evita que nada seja implantado nos locais demarcados para inviabilizar futuras obras, colaborando com a ocupação organizada da área.

A diretriz existente, referente à Rua Constante Moro Sobrinho, será substituída pela da Rua Silvio Pinto Ribeiro. Essa via receberá, em conjunto com outras 15, obras do Governo do Estado na região. Serão investidos cerca de R$ 200 milhões em requalificações e melhorias viárias.

A CCR Aeroportos, responsável pelas obras da nova pista, também estudará uma nova possibilidade de conexão entre as ruas José Pedro Andrigueto e Piraí do Sul, na parte oeste do aeroporto, margeando a Avenida Rui Barbosa.

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Com a aprovação, a CCR poderá iniciar os procedimentos para obtenção de alvarás para a implantação da nova pista. Essa obra, prevista no contrato de concessão denominado Bloco Sul, incluirá uma pista de três mil metros de extensão, tornando-se a maior do Paraná. A infraestrutura permitirá operações de aeronaves maiores, com aproximações simultâneas. Atualmente, o aeroporto dispõe de duas pistas, uma de 1.800 metros e outra de 2.200 metros.

Gilson Santos, presidente da Amep, destacou os esforços do Governo do Estado para agilizar as aprovações necessárias. “Há um rito processual a ser respeitado, além da atenção às demandas da população local. Fizemos tudo isso para garantir uma obra importante para o desenvolvimento do Estado em diversas frentes”, afirmou.

A Câmara Técnica do Sistema Viário Metropolitano (CTSVMC) é um órgão colegiado presidido pela Amep. Com a participação de entidades como Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Secretaria de Infraestrutura e Logística e prefeituras municipais, a CTSVMC tem o objetivo de promover a gestão integrada do sistema viário de interesse metropolitano da Região Metropolitana de Curitiba.

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Fonte: Governo PR

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Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

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O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

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De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

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Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

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