NOVA AURORA

PARANÁ

MON promove oficina de criação com a artista e professora Lígia Borba

Publicado em

O Museu Oscar Niemeyer (MON) oferta ao público uma atividade especial de criação, destinada a jovens e adultos, ministrada pela artista e professora Lígia Borba. Para participar, não é necessário ter conhecimento prévio em arte ou nas linguagens propostas.

A oficina “Trânsito entre Linguagens – Método e Processos” será realizada no dia 30 de novembro, às 14h30, no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do MON. Durante a atividade, Lígia Borba irá conduzir os participantes por um exercício de criação, explorando diferentes linguagens artísticas como o desenho, a literatura e a escultura. Os participantes poderão experimentar e dialogar com diversas formas de produção artística.

A oficina é recomendada para pessoas maiores de 16 anos. É preciso adquirir os ingressos convencionais de acesso ao Museu por meio da bilheteria física ou pelo site. Além disso, é preciso inscrever-se neste link.

SOBRE A CONVIDADA – Lígia Borba é professora e artista, com mais de 50 anos de produção artística em escultura, desenho e fotografia. É formada em pintura e desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atuou como orientadora no Atelier de Cerâmica do Centro de Criatividade de Curitiba, de 1975 a 1979, e foi professora titular de Escultura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, de 1980 a 2008.

Leia Também:  Notícia Boa Paraná destaca iniciativas sustentáveis e valorização de produtos regionais

Ao longo de sua trajetória, participou de exposições coletivas e individuais, além de receber diversos prêmios, entre eles o Prêmio Governo do Estado do Paraná, no 2º Salão Nacional de Cerâmica, em 2007. Algumas de suas obras fazem parte do acervo do Museu Oscar Niemeyer.

SOBRE O MON  O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Oficina “Trânsito entre Linguagens – Método e Processos”

Data: 30 de novembro

Horário: 14h30 (com duração de 1h30)

Espaço de Oficinas | Subsolo do MON

Leia Também:  Empresários são incentivados a doar Imposto de Renda para projetos sociais no Paraná

Link para inscrição: https://bit.ly/OficinaLigiaBorbaMON

Para participar, basta adquirir os ingressos comuns de acesso ao Museu na bilheteria ou no site. Não há custos adicionais para participar da oficina.

Essa atividade emite declaração de horas. Participante assina a lista de presença no dia e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br

Museu Oscar Niemeyer

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  DER/PR abre envelopes de edital para reformar pontes no Norte Pioneiro

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Governador assina contrato para a construção da Ponte de Guaratuba

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA