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Oportunidade de emprego: semana começa com 20,8 mil vagas no Paraná

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As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados começam a semana com a oferta de 20.807 vagas de emprego com carteira assinada no Estado. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 5.153 oportunidades. Na sequência, aparecem as de operador de caixa, com 991 vagas, faxineiro, com 771, e abatedor, com 694 oportunidades.

A Grande Curitiba concentra o maior volume de postos de trabalho disponíveis (​​6.144). São 534 vagas para alimentador de linha de produção, 460 para operador de telemarketing ativo, 395 para faxineiro, e 377 para operador de caixa.

Na Capital, a Agência do Trabalhador Central oferta 51 vagas para profissionais com ensino superior e técnico em diversas áreas, com destaque para as funções de advogado (curso superior em direito) com 05 vagas; auxiliar de desenvolvimento infantil (cursando superior em pedagogia ou magistério) com 03 vagas; assistente de vendas (curso técnico ou superior em administração, gestão de vendas ou áreas afins) com 03 vagas; e auxiliar contábeis (curso técnico contábeis ou cursando superior contábeis ) com 02 vagas.

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A Região de Cascavel aparece em seguida (4.005), com 887 oportunidades para alimentador de linha de produção, 432 para abatedor, 168 para operador de caixa e 135 para auxiliar nos serviços de alimentação. 

Nas demais regionais do Interior são destaques Londrina (2.212), Campo Mourão (1.854), Pato Branco (1.492)  e Foz do Iguaçu (1.422). Em Londrina, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 652 vagas, operador de caixa, com 101, servente de obras, com 79, e repositor de mercadorias, com 04 oportunidades.

Na Região de Campo Mourão, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 734 oportunidades, magarefe, com 240, abatedor, com 67, e servente de obras, com 64.

Em Pato Branco, os destaques são para alimentador de linha de produção (525), magarefe (102), operador de caixa (63) e vendedor de comércio varejista (​​50) .

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Na Região de Foz do Iguaçu, são ofertadas 534 vagas para alimentador de linha de produção, 120 para repositor de mercadorias, 108 para operador de caixa e 89 para abatedor.

ATENDIMENTO – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.  

Fonte: Governo PR

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Escola Mais Bonita: unidades indígenas estaduais receberam mais de R$ 3 milhões neste ano

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Neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) celebra a marca de R$ 3 milhões destinados à infraestrutura das escolas indígenas desde o início do ano. Os recursos foram repassados por meio do programa Escola Mais Bonita, viabilizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).

Desenvolvido pela Seed-PR, o Escola Mais Bonita atende às demandas de escolas estaduais do Paraná por serviços e reformas emergenciais, assim como para adequação de ambientes físicos à legislação vigente. A iniciativa também contempla instituições que necessitam de pequenos reparos ou manutenções. Ao todo, R$ 3,185 milhões já foram destinados às escolas indígenas em 2025.

“O modelo do projeto Escola Mais Bonita permite aos diretores definirem prioridades de acordo com as necessidades específicas das escolas, o que torna a gestão dos recursos mais eficiente”, destaca a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona.

A rede estadual de educação do Paraná conta com 40 escolas indígenas que atendem cerca de 5,5 mil estudantes das etnias Kaingang, Guarani, Xokleng e Xetá. As instituições estão vinculadas à Seed-PR e cabe ao Fundepar a coordenação das obras de construção, reforma e ampliação.

Conforme o secretário de Estado da Educação do Paraná, Roni Miranda, os investimentos em infraestrutura beneficiam diretamente o processo de ensino-aprendizagem.

“Mais do que ações de reforma e melhoria, o programa Escola Mais Bonita é uma iniciativa de apoio à educação e à aprendizagem dos estudantes, especialmente no contexto particular das escolas indígenas. Se hoje temos, de acordo com o Ideb, a melhor educação do Brasil, é porque investimos para garantir uma estrutura de ponta nas escolas estaduais do Paraná”, afirma.

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MELHORIAS – O Governo do Estado ainda investiu outros R$ 8,6 milhões em obras de melhorias em oito escolas indígenas desde 2023.

Em março, por exemplo, foi concluída a instalação de 12 novas salas na Escola Estadual Indígena Mbyja Porã, em Guaíra, Oeste do Estado. As novas salas foram construídas no modelo de Ecoconstrução em wood frame, e substituíram as antigas salas de madeira. O investimento do Fundepar na modernização foi de R$ 2,7 milhões.

Sustentáveis e de execução mais eficiente, as construções em wood frame utilizam peças de madeira pré-fabricadas que, por serem leves, permitem montagem ágil mesmo em condições climáticas adversas.

ESCOLAS INDÍGENAS – As escolas indígenas da rede estadual de ensino têm normas, pedagogia e funcionamento próprios, que respeitam a especificidade étnico-cultural de cada comunidade. Os estudantes têm direito a ensino intercultural e bilíngue – com aulas da língua indígena e de língua portuguesa – desde o início da jornada escolar.

O Novo Ensino Médio no Paraná, estabelecido em 2022, também prevê componentes curriculares específicos para a matriz curricular dos colégios indígenas. Além dos componentes curriculares previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes indígenas cursam Projeto de Vida e Bem Viver, Informática Básica e Robótica e Laboratório de Escrita e Produção Audiovisual. Ainda foram incluídos à grade curricular componentes como filosofia indígena e cultura corporal indígena.

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A Seed-PR também promove a inserção de conteúdos e práticas pedagógicas que celebram a valorização da cultura destes povos em todas as escolas da rede estadual. Por meio do trabalho de equipes multidisciplinares, a secretaria implementou a Lei 11.645, de 10 de março de 2018, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígenas em todos os níveis de ensino.

DIA DOS POVOS INDÍGENAS – No Brasil, o Dia dos Povos Indígenas foi criado em 1943, durante o governo Getúlio Vargas. Originalmente, a data chamava-se Dia do Índio e a denominação só foi alterada para Dia dos Povos Indígenas em 2022.

A data foi escolhida por conta da realização do Congresso Indigenista Interamericano, em 19 de abril de 1940, no México. A celebração visa reconhecer a diversidade das culturas dos povos originários, explicitar o valor dos povos indígenas para a sociedade brasileira, e defender o direito dos povos indígenas de manter e fortalecer suas identidades, línguas e religiões.

Fonte: Governo PR

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