NOVA AURORA

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná Celebra 60 Anos do CIGS e Encontro de Guerreiros de Selva

Publicado em

Em 14 de novembro, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) participou de um evento memorável em celebração aos 60 anos do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS). O evento reuniu guerreiros de selva de diferentes gerações, em um marco de respeito e tradição.

O encontro teve como destaque a presença do coronel Raul Victor Lopes, que fez o Curso de Operações de Selva (COS) em 1970, quando ainda era Major da Polícia Militar. Naquele ano, o coronel Raul, agora com 91 anos, superou os intensos desafios da formação. Sua carreira, que culminou no posto de comandante-geral da PMPR no início da década de 1980, é marcada pela dedicação e coragem, qualidades que o tornaram um símbolo da Corporação.

Por outro lado, o tenente Mello Junior, guerreiro de selva número 4786, também marcou presença no evento. Ele ingressou no COS em 2009, enquanto servia nas fileiras do Exército Brasileiro, e formou-se Aspirante a Oficial na turma de 2016. Representando uma nova geração de guerreiros de selva, Mello Junior compartilhou sua experiência e o espírito de missão com os veteranos, fortalecendo os laços entre as diferentes gerações de combatentes da selva.

Leia Também:  PCPR prende homem por posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas em São João

Considerado um dos cursos militares mais exigentes do Brasil, o COS é realizado no CIGS, localizado na selva amazônica. O curso desafia seus participantes com treinamentos intensivos em ambientes hostis, como a floresta, onde os alunos são submetidos a condições extremas de sobrevivência, táticas de combate e técnicas de patrulhamento na selva.

Ao longo das seis décadas de existência do CIGS, milhares de guerreiros de selva, tanto do Exército Brasileiro quanto das Polícias Militares estaduais, passaram por esse curso, que os prepara para missões na Amazônia. O COS é um marco na formação de militares altamente capacitados, prontos para atuar em qualquer ambiente, desde as mais desafiadoras operações até a defesa da soberania nacional.

Comemorar os 60 anos do CIGS e reunir guerreiros de diferentes épocas foi uma forma de reforçar o orgulho e o legado da Polícia Militar do Paraná, cuja história de luta e dedicação à segurança pública continua a ser escrita por aqueles que, com bravura, enfrentam os desafios da selva e da vida.

Leia Também:  PCPR conclui inquérito policial que investigava atropelamento de criança em Imbituva

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê

Published

on

By

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
Durante a cerimônia, 29 policiais militares, entre eles 7 oficiais e 22 praças, tiveram a honra de receber a medalha de mérito comunitário

Ainda no decorrer da cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, reunidas para prestar homenagens, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Este ato simbólico ressalta o profundo respeito pela memória de Tiradentes, figura histórica que representa de forma emblemática a luta incansável pela liberdade e pela justiça no Brasil.

Após isso, o coronel Semmer teve a palavra “Hoje, reverenciamos a figura imortal de Tiradentes, mártir da liberdade e patrono das polícias militares do Brasil, cuja memória permanece viva no âmago da história nacional e no espírito combativo das instituições militares. Homem de origem simples, forjado no labor diário nos desafios da vida colonial, Tiradentes abraçou a causa da liberdade, colocando sua vida à serviço de um ideal coletivo. Sua trajetória é símbolo do compromisso inquebrantável da justiça. Como policiais militares, carregamos esse legado. Sejamos dignos da história que nos antecedeu e firmes no compromisso que virão, minha continência à todos os policiais militares do Paraná, Tiradentes vive em cada um de nós”, falou o coronel Semmer em nome do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  PCPR prende suspeitos de tentativa de homicídio em Carambeí

Quem também teve a palavra foi o coronel Gil Alessandro Zwir. “É possível ser um país verdadeiramente independente? Sim, mas exige de todos nós um compromisso profundo com um projeto de nação, exige analisemos a educação como instrumento de liberdade, que invistamos em ciência e tecnologia como ferramentas de autonomia, que cultivemos uma cultura crítica, criativa e enraizada em nossas tradições. Exige também que combatamos com firmeza a corrupção, o desrespeito e o desprezo pelo bem comum. Tiradentes plantou a semente de um país livre, e essa semente germinou. Hoje, ao homenageá-lo, não devemos apenas exaltado, mas devemos reproduzir sua coragem e compromisso”.

Ao fim do evento, houve também um desfile da tropa, composta pela Banda de Música da PMPR, de alunos das Escolas de Formação de Oficias e Praças e do desfile de viaturas.

Estiveram presentes as seguintes autoridades. Subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel QOPM Paulo Roberto Lima, Corregedor-Geral da Polícia Militar do Paraná e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Paraná, coronel Gil Alessandro Zwir, o Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, Comandante do 6º CRPM; o Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, Comandante de Missões Especiais; a Coronel Letícia Chun Pei Pan, Chefe do Comando Odontológico; Armando Antônio Sobreiro Neto, Subprocurador-Geral de Justiça do MPPR; o Coronel Veterano Valter Wiltemburg Pontes; o Coronel Veterano Altair Mariot, Presidente da AMAI; o Coronel Veterano Izaias de Farias, Presidente do Clube dos Oficiais; o Coronel da Reserva Celso José Mello, representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná; o Coronel Veterano Luiz Rodrigo Larson Carstens, Presidente da ASSOFEPAR; o Coronel Veterano João Jorge dos Santos Junior, representante da AVM; o Tenente-Coronel Marco Antonio da Silva, Diretor Interino de Ensino da PMPR; o Tenente-Coronel Rinaldo Paz da Rocha, Diretor da DINT; o Tenente-Coronel José Luiz Beggiora Junior, Comandante Interino da APMG.

Leia Também:  PCPR presta apoio em ação do Procon durante interdição de centros automotivos

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA