PARANÁ
Tecnologia japonesa vai impulsionar compostagem de lodo de esgoto na Sanepar
Publicado em
19 de novembro de 2024por
Itajuba Tadeu
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) assinou nesta segunda-feira (18) um Memorando de Entendimento com a Kyowa Kako do Japão. A parceria visa a realização de estudos para o desenvolvimento de oportunidade de negócio associada ao tratamento avançado de lodo de esgoto e resíduos orgânicos no Estado do Paraná por meio do uso de biotecnologia proveniente do Japão incorporada ao processo de compostagem.
A assinatura, no Palácio Iguaçu, contou com a presença do vice-governador, Darci Piana, do diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, do diretor de Inovação e Novos Negócios da Companhia, Anatalicio Risden Júnior, entre outras autoridades.
A assinatura do documento está ligada a uma missão internacional liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em março de 2023 no Japão e na Coreia do Sul. Em abril daquele ano, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Sanepar e a empresa japonesa Kyowa Kako. O acordo, com duração de 24 meses, contemplou um projeto-piloto para testar uma avançada tecnologia de tratamento biológico de materiais orgânicos denominada compostagem hipertermofílica aerada.
O piloto, executado na ETE Belém, em Curitiba, iniciou em junho de 2024 e foi concluído no último mês de setembro. Com resultados promissores no projeto, a parceria evoluiu para uma nova fase, tendo em vista estudos de viabilidade econômica e financeira e de novos negócios em relação ao lodo e ao emprego da tecnologia japonesa no Estado do Paraná.
Piana destacou que esta parceria vai trazer benefícios não só para a Sanepar, como também para a agricultura paranaense, que vai utilizar os fertilizantes oriundos deste projeto. “Ganha a Sanepar, ganha o Estado, ganha a Kyowa Kako, e ganha o nosso meio ambiente em função daquilo que vai acontecer através desta parceria, que é muito importante para o Paraná”, disse.
“Este foi um dia de alegria para a Sanepar, uma parceria que estimamos que seja longa e proveitosa. Estamos trazendo tecnologias novas, principalmente direcionadas à questão do lodo, transformando o que hoje é um passivo, num grande ativo, por meio da compostagem, podendo ser direcionada para a agricultura, principalmente a agricultura orgânica”, destacou Lipski.
Risden Junior explicou que a vinda de novas tecnologias vão permitir a solução para um passivo que a Sanepar tem. “Quanto mais eficiente e eficazes nos tornamos, mais produzimos lodo, e precisamos buscar uma solução que está dentro do core da empresa, de maneira que, de custo, se torne um benefício, uma receita assessória. Então, por esta questão da compostagem e pelo sucesso que foi a prova de conceito, eu considero que vamos ter novos fronts para desbravarmos e, principalmente, poderemos trazer para a Sanepar uma nova visão”, detalhou.
Com a Sanepar foi a primeira vez que a Kyowa Kako atuou nesse tipo de atividade no Brasil, embora já opere este processo em 42 plantas de compostagem em todas as regiões do Japão e em uma planta nas Filipinas. Com 65 anos de experiência em serviços ambientais no Japão, a empresa também atua no tratamento de efluentes, chorume de aterros sanitários, além de tratamento de resíduos orgânicos e na agricultura.
O cônsul geral do Japão no Brasil, Yasuhiro Mitsui, reforçou que a amizade entre o Japão e o Brasil é muito especial. “Temos a capacidade de melhorarmos entre si, quando trabalhamos juntos. Um exemplo é a Kyowa Kako, transformando lodo de esgoto em fertilizante, ajudando no desenvolvimento do Estado do Paraná”, disse. “A empresa espera introduzir este novo negócio junto com a Sanepar e obter sucesso na questão do tratamento do lodo”, complementou o vice-presidente da Kyowa Kako, Kazutaka Konishi.
- Projetos da Sanepar conquistam primeiro lugar no I Prêmio Nacional Universalizar
- Com aporte de R$ 41 milhões Sanepar amplia sistemas de esgoto no Oeste e do Sudoeste
TECNOLOGIA – A compostagem hipertermofílica aerada é uma tecnologia que utiliza micro-organismos patenteados pela Kyowa Kako, que transformam a matéria orgânica, como o lodo de esgoto e outros tipos de resíduos orgânicos, em fertilizante higienizado para ser utilizado na agricultura, por meio de uma fermentação orgânica controlada e usando somente a aeração para que se tenha uma temperatura elevada (da ordem de 90ºC), dispensando o uso de outros substratos como podas de árvores, casca de arroz, entre outros.
Conforme explica o vice-diretor do Departamento de Negócios no Estrangeiro da Kyowa Kako, Kiyonori Nakamura, a partir de 45 dias a planta produz um fertilizante seguro para ser utilizado na agricultura. “Todos os micro-organismos patogênicos já foram eliminados com a alta temperatura durante vários dias. Assim, nós conseguimos utilizar a tecnologia para ganhar sinergia na questão da segurança alimentar, para que este fertilizante consiga prover uma agricultura sustentável em qualquer lugar do mundo, principalmente aqui, no Estado do Paraná”, comentou.
PILOTO – A tecnologia de compostagem hipertermofílica aerada foi testada em quatro matrizes diferentes de resíduos: lodo de esgoto aeróbio, lodo de esgoto anaeróbio, resíduos orgânicos e digestato. A operação consistiu basicamente na mistura do composto ativador japonês com os resíduos, suprimento de aeração e execução de revolvimentos periódicos.
“Observaram-se elevados patamares de temperatura em todas as matrizes testadas já no primeiro dia de processamento, sem a aplicação de produtos químicos ou qualquer outro material orgânico, além do composto ativador. O tempo total de compostagem foi de aproximadamente 45 dias, sendo verificada nesse período significativa redução de volume dos materiais processados, com o teor de sólidos totais do composto final atingindo valores superiores a 70%. Assim, a tecnologia japonesa demonstrou ser efetiva no tratamento dos diferentes materiais avaliados, gerando um produto final higienizado e com elevado potencial agronômico, fato comprovado por meio de análises laboratoriais”, informou o engenheiro Gustavo Possetti, especialista em Pesquisa e Inovação na Sanepar.
Ele complementa que o composto final possui propriedades para uso como fertilizante orgânico ou como matéria-prima para a produção de fertilizantes organominerais. Além disso, ele pode ser utilizado como “semente” para novos lotes de tratamento de resíduos orgânicos.
“Um fato interessante sobre a tecnologia é que o composto final pode ser reutilizado, servindo como composto ativador no tratamento de um novo lote de materiais orgânicos. Portanto, uma vez importado do Japão, este composto ativador poderá ser produzido aqui no Brasil, dispensando novas importações e/ou ser utilizado como fertilizante orgânico ou base produção de fertilizantes organominerais”, disse.
Os testes foram acompanhados de perto pelos técnicos da empresa Kyowa Kako, que estiverem presentes no Brasil ao longo de todos os experimentos. O projeto também foi visitado por personalidades como o cônsul adjunto do Japão, Rei Oiwa, e o representante sênior da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) no Brasil, Aoki Issei.
- Sanepar é uma das 88 empresas que mais crescem no Brasil, mostra InfoMoney
- Acordo internacional de colaboração sobre saneamento é assinado em Curitiba
PRESENÇAS – O evento de assinatura do Memorando de Entendimento também contou com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, do assessor de Relações Institucionais e Cooperação Internacional da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Paulo Afonso Schmidt, do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa, da diretora de Internacionalização da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios; além de autoridades japonesas do Consulado Geral do Japão e da Kyowa Kako.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
Published
2 horas agoon
12 de abril de 2025By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.
O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.
Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.
Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.
- Com avanços no saneamento, mortalidade infantil cai até 5,9% no Paraná, aponta estudo
- Sanepar investe em solução inovadora para monitorar ruídos e detectar vazamentos de água
ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.
CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.
Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.
Serviço:
Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:
Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo
Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva
Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163
Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua
Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru
Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos
Fonte: Governo PR

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Produtores cobram ações contra invasões e pedem mais segurança

Inovação rural ganha espaço no South Summit e aponta caminhos para o agro

Colheita avança, mas clima afeta desempenho da safra de grãos

Guerra tarifária entre China e Estados Unidos impulsiona exportações brasileiras
PARANÁ


Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento...


Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos
O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do...


Com golf-7 e mais modalidades, Festival Paradesportivo já percorreu três cidades em abril
Na programação de abril, o Festival Paradesportivo das Regionais percorreu três cidades – Paranavaí (04/04), Cascavel (08/04) e Laranjeiras do...
POLÍCIA


PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três homens, de 21, 38 e 45 anos, por tráfico e associação para...


PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação deflagrada em combate a uma organização criminosa voltada...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Sarandi
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem investigado pelo homicídio que vitimou Carlos Eduardo Garcia da Silva....
ENTRETENIMENTO


Luciana Gimenez surge de lentes claras em evento e arrasa: ‘Primeiro após cirurgia’
Luciana Gimenez, de 55 anos, foi clicada durante um evento em São Paulo nesta sexta-feira (11), usando lentes de contato...


Rafael Cardoso exibe transformação corporal e impressiona: ‘Que shape!’
O ator Rafael Cardoso, de 39 anos, chocou seus seguidores no Instagram, nesta sexta-feira (11), ao compartilhar várias fotos de antes...


Filha do sertanejo Leandro, Lyandra Costa, se emociona em chá de bebê: ‘Caiu no choro’
A médica Lyandra Costa, de 29 anos, filha do saudoso sertanejo Leandro (1961-1998), que fazia dupla com o irmão Leonardo, de 61 anos,...
ESPORTES


Dourado empata com Avaí na Arena Pantanal
Em uma partida emocionante e cheia de reviravoltas, Cuiabá e Avaí empataram em 2 a 2 na noite de ontem,...


Internacional atropela Atlético Nacional com hat-trick de Alan Patrick na Libertadores
Em noite inspirada de Alan Patrick, o Internacional goleou o Atlético Nacional por 3 a 0 nesta quinta-feira, em partida...


Fluminense atropela o San José no Maracanã com goleada de 5 a 0 pela Sul-Americana
Em uma noite de gala no Maracanã, o Fluminense não tomou conhecimento do San José, da Bolívia, e aplicou uma...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Expogrande segue até dia 13 e espera comercializar R$ 600 milhões
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Preços dos ovos fecham março em queda, mas carne de frango sobe