NOVA AURORA

PARANÁ

Copel renova por 30 anos concessões das três maiores usinas da companhia

Publicado em

A Copel renovou nesta segunda-feira (18), na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília, as concessões das usinas hidrelétricas de Foz da Areia, Segredo e Salto Caxias por mais 30 anos. A assinatura dos contratos de renovação contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do presidente da Copel, Daniel Slaviero.

O valor a ser pago pela Copel pela outorga conjunta das três usinas, que são as maiores da companhia, é de R$ 4,1 bilhões. Somadas, as três hidrelétricas representam 64% da capacidade instalada de geração de energia elétrica da Copel.

Com a assinatura, a companhia garante a perenidade do negócio e a sustentabilidade na geração de energia. “Estas três usinas são muito importantes para o crescimento econômico e social do Estado. Esta renovação garante a manutenção deste ativo de mais de 4 mil megawatts de potência, que são fundamentais para darmos seguimento à expansão econômica que o Paraná vem registrando”, disse Ratinho Junior.

O diretor-presidente da Copel, Daniel Slaviero, destacou a importância estratégica das renovações, especialmente para a usina de Foz do Areia, cuja concessão venceria ao final de 2024. “Este é um ato emblemático, dando estabilidade ao negócio, porque deixa a Copel com seus principais ativos renovados pelas próximas décadas”, afirmou.

Leia Também:  PCPR na Comunidade atende centenas de moradores da Cidade Industrial de Curitiba

Os contratos das outras duas usinas se encerrariam nos próximos oito anos, mas também tiveram as concessões renovadas antecipadamente, dando previsibilidade à geração de energia do Estado.

ESTRUTURA – Juntas, as três usinas têm capacidade instalada total de 4.176 megawatts. A maior delas, a Usina Hidrelétrica Governador Bento Munhoz da Rocha Netto, conhecida como Foz da Areia, tem capacidade de 1.676 megawatts.

As outras duas, a Usina Hidrelétrica Governador Ney Aminthas de Barros Braga, conhecida como Segredo, e a Usina Hidrelétrica Governador José Richa, conhecida como Salto Caxias, têm capacidades de 1.260 MW e 1.240 MW, respectivamente.

Com as renovações, as capacidades das hidrelétricas poderão ser ampliadas em leilões de capacidades que serão promovidos pela Aneel. Foz de Areia, por exemplo, poderá chegar a 2.536 MW. Já para a usina de Segredo, existem estudos para que ela possa praticamente dobrar de capacidade, chegando a 2.526 MW.

ENERGIA LIMPA – A renovação das concessões acontece em um momento histórico para a companhia, que alcançou a meta de 100% de descarbonização de sua matriz e geração elétrica. A companhia atingiu a meta um ano antes do prazo previsto.

Leia Também:  Novo edital para implementar vias marginais em Pitanga inicia fase de habilitação

Agora, todas as fontes de geração de energia da companhia são renováveis, incluindo hidrelétrica, eólica e solar. “O Paraná tem a responsabilidade de ser o maior gerador de energia do Brasil. 18% de toda a energia do País é gerada por nós. E fazemos isso de maneira limpa e sustentável”, disse o governador.

O objetivo foi alcançado com a implementação de políticas rigorosas e metas ambiciosas, voltadas para práticas éticas, proteção ambiental, inclusão social e inovação em energia renovável, aliando sustentabilidade com ganhos operacionais.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na assinatura da renovação das concessões o secretário de Comunicação, Cleber Mata; o vice-presidente de Regulação e Mercado da Copel, André Gomes; o diretor-geral da Copel Geração e Transmissão, Moacir Bertol; o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa; a superintendente de concessões da Aneel, Lumdmilla Lima da Silva; a superintendente adjunta de concessões da Aneel, Thais Coelho; o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Gentil de Sá Junior; e outras autoridades.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Reforma de acostamentos de rodovia entre Umuarama e Xambrê é contratada

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Novo edital para implementar vias marginais em Pitanga inicia fase de habilitação

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA