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MUPA celebra Mês da Consciência Negra com visitas mediadas a exposições

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Em novembro, Mês da Consciência Negra, o Museu Paranaense (MUPA) celebra a cultura afro-brasileira e evidencia as resistências contra a discriminação racial, preparando um circuito especial de visitas guiadas chamado “Deste lugar de onde vejo”, criando novos diálogos entre as exposições em cartaz.

As mediações, para todas as idades, perpassam a ancestralidade, cultura e resistências no povo negro, evocando questões importantes para refletir sobre o museu como um espaço de produção de memórias e cultivo de uma sociedade mais justa, inclusiva e antirracista.

Visitas acontecem aos finais de semana, nos sábados, dias 23 e 30, e domingos, dias 17 e 24 de novembro. Aos sábados, iniciam às 14h30 e aos domingos às 11h. O circuito tem duração de 1h30, é gratuito e não necessita de inscrição prévia para participar.

Saiba mais sobre as exposições que compõe a mediação:

“VÊNUS COMO MIRADA”, DE VAL SOUZA – Reúne autorretratos da artista sobrepostos com imagens de mulheres negras do século XIX em oito impressões lenticulares. Este projeto foi um dos contemplados no IV Edital de Ocupação do Espaço Vitrine do MUPA, programa que tem como objetivo selecionar propostas interdisciplinares de exposição em diálogo com as disciplinas científicas da instituição.

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O trabalho parte da pesquisa da artista com autorrepresentação fotográfica para refletir sobre o imaginário social do corpo da mulher negra no Brasil, colocando em tensão noções de beleza, amor, erotismo e sensualidade.

“AOS ESPÍRITOS MINERAIS”, DE LUANA VITRA – Reunindo trabalhos da artista mineira, a mostra é composta por desenhos e esculturas que refletem acerca de qualidades espirituais e afetivas de elementos do reino mineral, como ferro, cobre e chumbo. A pesquisa de Luana sobre os minerais é intimamente ligada à sua origem mineira e propõe reflexões sobre os traumas de um passado marcado pela escravidão e séculos de extrativismo.

A partir dessa paisagem, nessa exposição, a artista se conecta com o reino mineral para refletir sobre corpo, afetividade e transformação. A mostra ocupa a sala Lange de Morretes até março de 2025.

“ANTE ECOS E OCOS” – É uma exposição de longa duração que investiga a cultura afro-brasileira no Paraná a partir de objetos que integram o acervo do museu. A exposição é um projeto de curadoria compartilhada, formada por um grupo interdisciplinar de pesquisadores e artistas que identificaram diálogos possíveis entre interesses acadêmico, museal, artístico e representativo dos afro-paranaenses. Seis núcleos principais desenham a narrativa dessa mostra que aborda o quilombo, o Carnaval, a religiosidade, a congada, o período do pós-abolição e a capoeira.

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Serviço:

Mês da Consciência Negra no MUPA: circuito de visitas guiadas “Deste lugar de onde vejo”

Sábados, dias 23 e 30 de novembro, e domingos, dias 17 e 24 de novembro.

Aos sábados, as visitas iniciam às 14h30 e aos domingos às 11h.

O circuito tem duração de 1h30, é gratuito e não necessita de inscrição prévia para participar.

Museu Paranaense

Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba

Fonte: Governo PR

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PARANÁ

Escola Mais Bonita: unidades indígenas estaduais receberam mais de R$ 3 milhões neste ano

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Neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) celebra a marca de R$ 3 milhões destinados à infraestrutura das escolas indígenas desde o início do ano. Os recursos foram repassados por meio do programa Escola Mais Bonita, viabilizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).

Desenvolvido pela Seed-PR, o Escola Mais Bonita atende às demandas de escolas estaduais do Paraná por serviços e reformas emergenciais, assim como para adequação de ambientes físicos à legislação vigente. A iniciativa também contempla instituições que necessitam de pequenos reparos ou manutenções. Ao todo, R$ 3,185 milhões já foram destinados às escolas indígenas em 2025.

“O modelo do projeto Escola Mais Bonita permite aos diretores definirem prioridades de acordo com as necessidades específicas das escolas, o que torna a gestão dos recursos mais eficiente”, destaca a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona.

A rede estadual de educação do Paraná conta com 40 escolas indígenas que atendem cerca de 5,5 mil estudantes das etnias Kaingang, Guarani, Xokleng e Xetá. As instituições estão vinculadas à Seed-PR e cabe ao Fundepar a coordenação das obras de construção, reforma e ampliação.

Conforme o secretário de Estado da Educação do Paraná, Roni Miranda, os investimentos em infraestrutura beneficiam diretamente o processo de ensino-aprendizagem.

“Mais do que ações de reforma e melhoria, o programa Escola Mais Bonita é uma iniciativa de apoio à educação e à aprendizagem dos estudantes, especialmente no contexto particular das escolas indígenas. Se hoje temos, de acordo com o Ideb, a melhor educação do Brasil, é porque investimos para garantir uma estrutura de ponta nas escolas estaduais do Paraná”, afirma.

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MELHORIAS – O Governo do Estado ainda investiu outros R$ 8,6 milhões em obras de melhorias em oito escolas indígenas desde 2023.

Em março, por exemplo, foi concluída a instalação de 12 novas salas na Escola Estadual Indígena Mbyja Porã, em Guaíra, Oeste do Estado. As novas salas foram construídas no modelo de Ecoconstrução em wood frame, e substituíram as antigas salas de madeira. O investimento do Fundepar na modernização foi de R$ 2,7 milhões.

Sustentáveis e de execução mais eficiente, as construções em wood frame utilizam peças de madeira pré-fabricadas que, por serem leves, permitem montagem ágil mesmo em condições climáticas adversas.

ESCOLAS INDÍGENAS – As escolas indígenas da rede estadual de ensino têm normas, pedagogia e funcionamento próprios, que respeitam a especificidade étnico-cultural de cada comunidade. Os estudantes têm direito a ensino intercultural e bilíngue – com aulas da língua indígena e de língua portuguesa – desde o início da jornada escolar.

O Novo Ensino Médio no Paraná, estabelecido em 2022, também prevê componentes curriculares específicos para a matriz curricular dos colégios indígenas. Além dos componentes curriculares previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes indígenas cursam Projeto de Vida e Bem Viver, Informática Básica e Robótica e Laboratório de Escrita e Produção Audiovisual. Ainda foram incluídos à grade curricular componentes como filosofia indígena e cultura corporal indígena.

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A Seed-PR também promove a inserção de conteúdos e práticas pedagógicas que celebram a valorização da cultura destes povos em todas as escolas da rede estadual. Por meio do trabalho de equipes multidisciplinares, a secretaria implementou a Lei 11.645, de 10 de março de 2018, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígenas em todos os níveis de ensino.

DIA DOS POVOS INDÍGENAS – No Brasil, o Dia dos Povos Indígenas foi criado em 1943, durante o governo Getúlio Vargas. Originalmente, a data chamava-se Dia do Índio e a denominação só foi alterada para Dia dos Povos Indígenas em 2022.

A data foi escolhida por conta da realização do Congresso Indigenista Interamericano, em 19 de abril de 1940, no México. A celebração visa reconhecer a diversidade das culturas dos povos originários, explicitar o valor dos povos indígenas para a sociedade brasileira, e defender o direito dos povos indígenas de manter e fortalecer suas identidades, línguas e religiões.

Fonte: Governo PR

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