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Biblioteca Pública do Paraná inicia projeto de modernização de sistemas

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Com o objetivo de melhorar os processos de empréstimo, devolução, sistemas de segurança e controle do acervo, teve início neste segundo semestre de 2024 a primeira fase do processo de modernização da Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Essa atualização busca acelerar e otimizar tanto os processos internos feitos pelos funcionários quanto os de atendimento ao público, facilitando o acesso dos frequentadores da BPP aos materiais catalogados na unidade.

“A modernização da Biblioteca Pública do Paraná é um passo fundamental para que o acesso ao conhecimento e à cultura seja ainda mais ágil, inclusivo e conectado com as demandas do nosso tempo”, destaca Luciana Casagrande Pereira, Secretária de Estado da Cultura do Paraná. “Queremos que a BPP se consolide como uma referência de inovação e excelência no atendimento ao público, valorizando a experiência dos usuários e potencializando o impacto social da biblioteca para todos os paranaenses”, afirma.

Todo o processo de modernização está sendo feito pela empresa Bibliotheca, que opera com essa proposta de atualização tecnológica e incremento nos processos de várias bibliotecas ao redor do mundo. Na primeira fase de gravação dos materiais, 118.030 mil exemplares foram identificados com as etiquetas RFID (“Radio Frequency Identification” ou “identificação por radiofrequência”), que ficam registradas com as mesmas informações que já constam no software Pergamum.

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O diretor da BPP, Luiz Felipe Leprevost, fala sobre a importância deste projeto. “Estamos felizes com essa série de implementações da primeira etapa para que os livros tenham uma nova forma de catalogação e, assim, os usuários usufruam desse bem público por mais tempo, com mais agilidade e qualidade.”

“É tudo de acordo com a estrutura da biblioteca e a necessidade”, explicou Elizabeth Braga Moreira, representante comercial da Bibliotheca no Brasil, ao falar sobre como funcionou o processo de etiquetação. “Alguns acervos têm mais prioridade, como o Setor de Literatura, por ser o acervo com mais uso, por isso começamos por ele”. O trabalho foi realizado entre os dias 7 e 25 de outubro nas seções de Literatura (51.243 mil exemplares), Filosofia e Religião (25.704 mil exemplares), Ciências Sociais e Jurídicas (31.058 mil exemplares) e Belas Artes (10.025 mil exemplares).

Também está prevista a instalação de antenas de segurança, estações de trabalho e de autoatendimento, que deverá ser concluída até dezembro de 2024. “Esse primeiro passo foi a etiquetagem, depois serão instalados os equipamentos e os livros já estarão prontos”, conta Elizabeth. 

O projeto foi proposto e aprovado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e está aberto para captação por meio de renúncia fiscal, oportunizando que empresas associem suas imagens a este relevante equipamento cultural, com essa primeira fase sendo resultado dos recursos captados em 2023.

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Hoje o projeto conta com o Grupo JMalucelli, Grupo Boticário, Grupo Fertipar, Condor, Copel, Sanepar, WAP, Grupo Solvay/Peróxidos, Dexian e Cimento Itambé. O projeto ainda busca recursos para a realização das próximas etapas em 2025, para dar continuidade à modernização, mas para isso são necessários mais apoiadores.

BPP – A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) é uma das maiores instituições culturais do Brasil, com 167 anos de história completados em 2024. O acervo reúne cerca de 750 mil livros, periódicos, fotografias, mapas, cartazes e materiais de multimeios e multimídias. É uma das bibliotecas públicas mais frequentadas do país, atendendo em média 16 mil usuários por mês e realizando aproximadamente 500 empréstimos de livros por dia — são mais de 230 mil leitores cadastrados.

Biblioteca Pública do Paraná

Cândido Lopes, 133 – Centro – Curitiba

41 3221-4900

bpp.pr.gov.br

@bibliotecapr

Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h

Sábados, das 8h30 às 13h.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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