NOVA AURORA

PARANÁ

Curitiba sedia conferências da Associação Internacional da Água a partir de domingo

Publicado em

Curitiba será a sede de dois eventos simultâneos da Associação Internacional de Água (IWA, na sigla em inglês): 17ª Conferência de Sistemas de Água e Esgoto de Pequeno Porte (SWWS) e 9ª Conferência de Saneamento Orientada a Recursos (ROS). Os eventos mundiais ocorrem pela primeira vez de forma simultânea na América Latina.

Cientistas, profissionais, empresários, acadêmicos e pesquisadores vinculados à indústria da água de dezenas de países se encontram na capital paranaense entre 10 e 14 de novembro. Apresentações orais, painéis e mesas redondas serão no Centro de Eventos do Sistema Fiep, Campus da Indústria, e as visitas técnicas, em unidades da Sanepar e da Prefeitura de Curitiba. Inscrições ainda podem ser feitas pessoalmente no evento.

As conferências são organizadas pelos Grupos de Especialistas da IWA, em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estações de Tratamento de Efluentes Sustentáveis (INCT-ETEs Sustentáveis) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep).

A Agência da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), a Global Water Intelligence (GWI), a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), o Consulado dos Países Baixos, a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), a Itaipu Binacional, o Curitiba Convention & Visitors Bureau e o Climatempo são parceiros da iniciativa.

Leia Também:  BPP celebra Semana Nacional do Livro e da Biblioteca com ações para todos os públicos

As conferências concentram-se em questões globais e regionais atuais, com o intuito de promover a inovação e desenvolver tecnologias e suas aplicações para abordar soluções para os desafios inerentes ao saneamento ambiental sustentável, notadamente buscando a universalização dos serviços de água e esgoto para a população.

“Cada tema foi pensado e planejado para criar discussões relevantes e contemporâneas, reunindo perspectivas de lideranças e profissionais com notório conhecimento no cenário internacional, todos comprometidos com a pauta da universalização dos serviços de água e esgoto em bases sustentáveis”, comenta o engenheiro e especialista da Sanepar, Gustavo Rafael Collere Possetti, presidente do Comitê de Programa Internacional dos eventos.

“Trabalhar em equipes multidisciplinares, pensando de forma inovadora e ousada, é fundamental para elaborar soluções criativas que possam ser implementadas visando a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, a gestão integrada dos recursos naturais e a geração de valor para a sociedade”, ressalta.

PROGRAMAÇÃO – A cerimônia de abertura será no domingo (10), a partir das 17 horas. Na segunda-feira (11) as apresentações iniciam às 8h30, com painéis e mesas redondas a partir das 10h30 e sessões orais e de pôsteres a partir das 14 horas. Na terça-feira (12), as sessões serão das 8h30 às 18 horas e, simultaneamente, ao longo do dia haverá visitas técnicas.

Nas dependências da Sanepar serão realizadas as seguintes visitas: Usina Sanepar de Bioenergia e a Estação de Tratamento de Esgoto Belém, primeira do País a usar lodo de esgoto e resíduos orgânicos simultaneamente para geração de energia renovável; práticas sustentáveis e soluções baseadas na natureza na Bacia do Miringuava; Estações de Tratamento de Esgoto Passaúna, Padilha Sul e Atuba Sul; Mananciais da Serra, onde se encontra o primeiro sistema de reservação e distribuição de água da Sanepar; Centro de Controle Operacional da Sanepar; Laboratório Central da Sanepar; e o Museu Planeta Água, instalado na primeira Estação de Tratamento de Água do Paraná. Também será visitado o Aterro da Caximba, que abriga uma pirâmide solar e um sistema de wetlands para tratamento de chorume.

Leia Também:  Novo projeto de lei elimina taxa de reteste e inicia modernização nos exames do Detran-PR

Ainda na terça, ocorrem as mesas redondas e o segundo Workshop Regional da América Latina do Grupo de 300 Líderes de Água, fechado aos membros do grupo. Na quarta (13) e na quinta-feira (14) seguem-se as apresentações orais e de pôsteres. Além da exposição de trabalhos e artigos, todos os dias haverá uma palestra nos períodos da manhã e da tarde com especialistas do setor. A programação completa do evento está disponível no site da Conferência.

IWA – A International Water Association (Associação Internacional da Água) é uma organização autônoma sem fins lucrativos e um centro de conhecimento para o setor. Trata-se de uma rede que conecta profissionais e empresas na busca de soluções para os desafios hídricos do mundo e de gestão da água de forma sensata, sustentável e equitativa.

A IWA reúne profissionais extremamente capacitados de mais de 140 países. É a maior comunidade de associados do setor hídrico global e referência internacional para a indústria de água e saneamento, orientada para a ciência e com a publicação ordinária de 12 revistas científicas e mais de 40 livros por ano pela IWA Publishing. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Celebração do Dia do Veterano reúne gerações de militares estaduais em Curitiba

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Investimento de R$ 14,8 milhões: Cisvir será transformado em Ambulatório de Especialidades

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA