NOVA AURORA

PARANÁ

Estado investirá R$ 5,94 milhões na estrutura da assistência social nos municípios

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social do Paraná (Ceas/PR), aprovou nesta sexta-feira (08) uma nova deliberação que direciona investimentos de R$ 5,94 milhões para melhorar as condições de trabalho e infraestrutura dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) no Estado.

Os recursos serão destinados para aquisição de equipamentos e mobiliário ergonômico, ou utensílios, que ofereçam mais dignidade e conforto aos trabalhadores dos CRAS e Creas. Cada unidade receberá até R$ 30 mil, destinados exclusivamente para a compra de itens como computadores, impressoras e telefones.

Para o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, um ambiente agradável influencia diretamente no desenvolvimento das atividades dos centros. “O Paraná subiu dois pontos no ranking que avaliam os CRAS, e aqui no Sul somos o Estado na melhor colocação. Tudo isso, graças ao empenho de cada servidor, e queremos valorizá-los ainda mais e oferecer melhores condições de trabalho”, destacou.

A deliberação 88/2024 foi aprovada durante a reunião descentralizada do CEAS/PR, em Pato Branco, e contou com a presença dos conselheiros da sociedade civil organizada, governamentais e com representantes dos Conselhos Municipais de Assistência Social dos 42 municípios do Sudoeste.

Leia Também:  Cidades dos Campos Gerais recebem orientações sobre Decreto do Baixo Risco

Segundo a vice-presidente do Ceas, Renata Mareziuzek dos Santos, estes recursos buscam atender às demandas dos CRAS e Creas, responsáveis por oferecer suporte às famílias em situação de vulnerabilidade. “Estamos demonstrando a valorização das pessoas que estão na ponta, que conhecem as necessidades da população e que buscam, da melhor maneira possível, atender a todas as demandas que recebem”, afirmou.

O repasse será feito na modalidade fundo a fundo, e para receber os recursos os municípios devem atender a critérios como ter o Atestado de Regularidade do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e plano de assistência vigente. O repasse será automático e deve ser utilizado até o final de 2025, com possibilidade de ajustes nos valores conforme a disponibilidade orçamentária.

Ao todo, 127 unidades de CRAS e 72 de Creas de diversos municípios do Paraná serão beneficiadas.

RANKING IDCRAS – O Paraná subiu duas posições no ranking do Índice de Desenvolvimento dos Centros de Referência de Assistência Social (IDCRAS) em 2023, figurando em 5º lugar entre os estados. A colocação é resultante de dados oficiais publicados anualmente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e refere-se à eficiência dos serviços prestados pelos CRAS, sua estrutura física e a quantidade de profissionais.

Leia Também:  Com alta de 4,11%, PIB do Paraná fica acima da média nacional no 3º trimestre de 2024

Na régua de avaliação, de 1 a 5, o Paraná alcançou a nota de 3,65, liderando nas regiões Sul e Sudeste. O Estado está entre os primeiros junto com Ceará, na primeira posição, Rio Grande do Norte, Piauí e Mato Grosso, na sequência.

É o melhor resultado do Estado desde 2019. De modo inédito, a melhora do Índice de Desenvolvimento dos Centros de Referência de Assistência Social (IDCRAS) é uma das metas do Plano Plurianual do Paraná, ratificando o compromisso com a qualidade dos serviços prestados.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Programa de financiamento a negócios femininos do BRDE já liberou R$ 88,8 milhões no Paraná

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Fazenda começa a cadastrar servidores para o novo sistema financeiro do Estado

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA