NOVA AURORA

POLÍCIA

BPTRAN REALIZA A FORMATURA DO SEGUNDO CURSO DE MOTOCILISTA POLICIAL – 2024

Publicado em

Na manhã desta sexta-feira, 8 de novembro, um momento de grande importância para as Forças de Segurança Pública foi celebrado a formatura do 2º Curso de Capacitação de Motociclista Policial de 2024. Criado por meio do Decreto Estadual nº 11.869, de 11 de agosto de 2014, o curso representa não apenas a qualificação profissional, mas o fortalecimento da dedicação e do compromisso dos agentes de segurança com a sociedade.

Essa jornada intensa de aprendizado e superação, que contou com uma carga horária de 90 horas, teve início no dia 28 de outubro e culminou com a formatura, marcada por uma cerimônia carregada de sentimentos, como uma verdadeira passagem para uma nova etapa profissional. Ao todo, concluíram 19 policiais militares e 3 guardas municipais, dentre os formandos, destacaram-se a presença de policias do BPTran, BPRv, CIROCAM, DALF/CMN, 9º BPM, 12º BPM, 17º BPM, 22º BPM, Guarda Municipal de São José Dos Pinhais, Curitiba e da Fazenda Rio Grande. 

O evento, realizado no Centro Cultural Memorial de Curitiba, reuniu mais de 100 pessoas, incluindo autoridades e representantes de diversas Forças de Segurança, destacando o caráter de união e força coletiva que caracteriza a missão desses novos profissionais. 

Leia Também:  Acidente entre dois caminhões deixa um homem gravemente ferido na PR 408

Foi uma cerimônia carregada de simbolismo e emoção, especialmente quando os familiares dos formandos, que acompanhavam atentamente cada passo da jornada dos seus entes queridos, foram escoltados pelos próprios formandos durante o último exercício do curso, sem que estes tivessem o conhecimento de quem estaria dentro do ônibus. A escolta, teve início no Aeroporto Afonso Pena, e com finalização no local do evento, tal ação foi um verdadeiro testemunho do amadurecimento e da dedicação dos novos motociclistas policiais. Nesse gesto de carinho e respeito, os familiares tiveram a oportunidade de entregar, com orgulho, os certificados de conclusão e o tão aguardado brevê de motociclista aos seus familiares.

Os troféus entregues aos três primeiros colocados do curso reforçaram o reconhecimento ao empenho e à superação de cada um. Com o 1° lugar o Soldado QPM 1-0 Guilherme da Rocha Michelowski, com 2º lugar o Sd. QPM 1-0 Rogerio de Oliveira Bezerra e com o 3º lugar o Sd. QPM 1-0 Diego do Nascimento Duarte.

A cerimônia foi encerrada com um profundo sentimento de gratidão. Agradecimentos foram feitos a todos que contribuíram para o sucesso do curso, desde os membros da coordenação, instrutores e colaboradores, cuja dedicação foi fundamental para a realização deste momento histórico. Ao som de palavras de oração, o evento terminou com um Coffee-Break de confraternização, simbolizando o fim de uma fase de muito esforço e aprendizado, mas também o início de uma nova e promissora jornada para os novos motociclistas policiais.

Leia Também:  PCPR, PMPR e CIOF prendem dez pessoas ligadas a organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas em Maringá

Polícia Militar do Paraná: Nós fazemos a diferença.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê

Published

on

By

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
Durante a cerimônia, 29 policiais militares, entre eles 7 oficiais e 22 praças, tiveram a honra de receber a medalha de mérito comunitário

Ainda no decorrer da cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, reunidas para prestar homenagens, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Este ato simbólico ressalta o profundo respeito pela memória de Tiradentes, figura histórica que representa de forma emblemática a luta incansável pela liberdade e pela justiça no Brasil.

Após isso, o coronel Semmer teve a palavra “Hoje, reverenciamos a figura imortal de Tiradentes, mártir da liberdade e patrono das polícias militares do Brasil, cuja memória permanece viva no âmago da história nacional e no espírito combativo das instituições militares. Homem de origem simples, forjado no labor diário nos desafios da vida colonial, Tiradentes abraçou a causa da liberdade, colocando sua vida à serviço de um ideal coletivo. Sua trajetória é símbolo do compromisso inquebrantável da justiça. Como policiais militares, carregamos esse legado. Sejamos dignos da história que nos antecedeu e firmes no compromisso que virão, minha continência à todos os policiais militares do Paraná, Tiradentes vive em cada um de nós”, falou o coronel Semmer em nome do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  PCPR conclui inquérito que investigava acidente em Palmeira

Quem também teve a palavra foi o coronel Gil Alessandro Zwir. “É possível ser um país verdadeiramente independente? Sim, mas exige de todos nós um compromisso profundo com um projeto de nação, exige analisemos a educação como instrumento de liberdade, que invistamos em ciência e tecnologia como ferramentas de autonomia, que cultivemos uma cultura crítica, criativa e enraizada em nossas tradições. Exige também que combatamos com firmeza a corrupção, o desrespeito e o desprezo pelo bem comum. Tiradentes plantou a semente de um país livre, e essa semente germinou. Hoje, ao homenageá-lo, não devemos apenas exaltado, mas devemos reproduzir sua coragem e compromisso”.

Ao fim do evento, houve também um desfile da tropa, composta pela Banda de Música da PMPR, de alunos das Escolas de Formação de Oficias e Praças e do desfile de viaturas.

Estiveram presentes as seguintes autoridades. Subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel QOPM Paulo Roberto Lima, Corregedor-Geral da Polícia Militar do Paraná e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Paraná, coronel Gil Alessandro Zwir, o Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, Comandante do 6º CRPM; o Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, Comandante de Missões Especiais; a Coronel Letícia Chun Pei Pan, Chefe do Comando Odontológico; Armando Antônio Sobreiro Neto, Subprocurador-Geral de Justiça do MPPR; o Coronel Veterano Valter Wiltemburg Pontes; o Coronel Veterano Altair Mariot, Presidente da AMAI; o Coronel Veterano Izaias de Farias, Presidente do Clube dos Oficiais; o Coronel da Reserva Celso José Mello, representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná; o Coronel Veterano Luiz Rodrigo Larson Carstens, Presidente da ASSOFEPAR; o Coronel Veterano João Jorge dos Santos Junior, representante da AVM; o Tenente-Coronel Marco Antonio da Silva, Diretor Interino de Ensino da PMPR; o Tenente-Coronel Rinaldo Paz da Rocha, Diretor da DINT; o Tenente-Coronel José Luiz Beggiora Junior, Comandante Interino da APMG.

Leia Também:  Cerca de 80 quilos de maconha são apreendidos pela RONE em Quatro Barras (RMC)

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA