NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Projeto de lei visa dá o nome de Gustavo Ribas ao Contorno Norte de Castro

Publicado em

O deputado estadual Denian Couto (Podemos-PR) apresentou um projeto de lei que dá o nome de Gustavo Ribas à rodovia do Contorno Norte de Castro. O trecho, que faz a ligação da PR-090 com a PR-151, tem quase 16 quilômetros e deve ser inaugurado oficialmente em janeiro de 2025. “A via é uma demanda antiga dos moradores aqui da região. E o pedido do nome veio durante as minhas muitas conversas com empresários, lideranças e a população da cidade”, explica o parlamentar.

Gustavo Ribas era filho do ex-governador do Paraná, Manoel Ribas. Ele e a família sempre tiveram laços profundos com a região dos Campos Gerais, especialmente o município de Castro. Gustavo foi o primeiro presidente de honra da Associação dos Amigos do Museu do Tropeiro e se comprometeu com a preservação da memória tropeira e as tradições culturais e a história da região. Gustavo Ribas morreu em 1996, perto de completar 91 anos.

Denian Couto confirmou que vai participar da inauguração oficial da tão esperada obra junto com o prefeito eleito, Dr. Reinaldo (MDB) e o vice Regis Moreno (PRD). “Eu me sinto muito honrado de representar Castro na Assembleia Legislativa. Já tenho um trabalho muito forte junto com o Dr. Reinaldo e essa parceria vai ser importante para o município e para toda a região dos Campos Gerais”, declara

Leia Também:  Por que limitar o tempo de tela das crianças? Especialista fala sobre o tema no programa "Assembleia Entrevista" que está no ar

O projeto que nomeia o Contorno Norte já tramita na Assembleia Legislativa e, se for aprovado em plenário, entra em vigor assim que for publicado.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Capacitações diversificadas e reconhecimento nacional marcam o ano da Escola do Legislativo

Published

on

By

Com um ano marcado por avanços significativos e reconhecimento nacional, a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná encerra 2024 reafirmando seu papel como instrumento fundamental de formação e educação cidadã. A instituição, que promove capacitações para servidores, estudantes e a população em geral, obteve uma área de abrangência ampliada e diversificada, reforçando a sua importância no fortalecimento das instituições democráticas.

Entre os principais destaques de 2024, a Escola conquistou o 2º lugar no Prêmio ABEL 2024, oferecido pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas. A premiação reconheceu a Revista do Legislativo Paranaense, cuja 8ª edição trouxe o dossiê “Mulheres na Política”. A publicação apresentou seis artigos que abordam o papel feminino no cenário político, contribuindo para o debate sobre igualdade e representação.

“O prêmio da ABEL reflete a qualidade do trabalho que realizamos e o compromisso da Escola em oferecer conteúdo relevante e de alta qualidade”, destacou Dylliardi Alessi, diretor Legislativo da Assembleia. “É um reconhecimento que nos motiva a seguir em frente e inovar ainda mais em nossas iniciativas.”

Leia Também:  Por que limitar o tempo de tela das crianças? Especialista fala sobre o tema no programa "Assembleia Entrevista" que está no ar

A Escola do Legislativo ofertou diversas capacitações ao longo de 2024, com temas que variaram de questões técnicas, como licitações e direito do consumidor, a discussões sobre comunicação profissional e inclusão social. Durante o ano, mais de mil pessoas participaram de cursos, palestras e oficinas. Entre os eventos de maior destaque esteve a palestra “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Ano Eleitoral”, que reuniu 240 participantes e demonstrou a relevância de temas voltados à lisura do processo eleitoral.

No segundo semestre, a instituição lançou a cartilha “Guia para Implementação de Parlamentos Jovens nas Câmaras de Vereadores”, uma ferramenta voltada para estimular a participação política de jovens em todo o estado. A coordenadora pedagógica Roberta Picussa, destacou a importância da publicação: “A cartilha é uma iniciativa que fortalece a democracia desde a base, incentivando os jovens a se engajarem no debate político e contribuírem para o futuro do Paraná.”

Apesar das limitações impostas pelo ano eleitoral, que impediram a realização de programas tradicionais como o Parlamento Universitário e o Geração Atitude, a Escola planeja retomar essas atividades em 2025 com força total. A coordenadora Francis Fontoura Karam destacou que o ano foi de aprendizado e adaptação: “Conseguimos promover eventos diversificados e atingir um público amplo. Para o próximo ano, a expectativa é expandir nossa oferta de cursos e capacitações, impactando ainda mais pessoas.”

Leia Também:  Assembleia recebe inédito mutirão do consumidor promovido pela Defensoria Pública

Com um balanço positivo e metas ambiciosas para o futuro, a Escola do Legislativo do Paraná se firma como referência, aproximando a Assembleia da sociedade e contribuindo para a formação de servidores, estudantes e cidadãos.

“O trabalho realizado em 2024 demonstra o compromisso da Escola com a formação cidadã e o desenvolvimento de um espaço de diálogo e aprendizado. Acreditamos que, por meio da educação, é possível transformar realidades e fortalecer os valores democráticos em nossa sociedade”, finalizou a coordenadora pedagógica Roberta Picussa.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA