PARANÁ
Ponte de Guaratuba tem campanhas de saúde e segurança para trabalhadores
Publicado em
31 de outubro de 2024por
Itajuba Tadeu
A equipe de Saúde e Segurança no Trabalho do Consórcio Nova Ponte, que executa as obras da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, promove diariamente campanhas sobre segurança no ambiente de trabalho para colaboradores e funcionários.
O objetivo principal, segundo Luciano Perez, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Consórcio, é que a prevenção aos acidentes e reforço aos cuidados básicos se transformem em rotina durante a execução de todas as atividades do trabalhador.
“Antes do início das atividades, o trabalhador participa do Diálogo Diário de Segurança (DDS), em que são tratados os temas de segurança focados nas atividades do dia, a verificação do estado de saúde de cada um e também as condições dos equipamentos de proteção individual”, explica.
Além do Diário de Segurança, os trabalhadores e colaboradores da Ponte de Guaratuba se deparam com placas de alerta em todo o canteiro de obras sobre a importância e a obrigatoriedade do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), bem como a atenção que devem ter em cada área específica da obra.
“São placas que apontam os riscos com relação ao trânsito de máquinas e equipamentos, isolamento da área para cargas em movimento ou suspensas e também há placas de restrição de acesso e sinalização do uso obrigatório de cinto de segurança para trabalho em altura e utilização do colete salva-vidas para adentrar em embarcações”, diz Perez. “Todos os funcionários que vão trabalhar em altura passam por um treinamento de oito horas com a parte teórica e a parte prática na prevenção de acidentes no trabalho em altura”.
MÃOS E DEDOS – Uma iniciativa que faz diferença na rotina dos trabalhadores é a Campanha da Proteção das Mãos e Dedos. Ela partiu da necessidade em alertar os funcionários sobre a importância de utilizar as luvas e os equipamentos de proteção para evitar acidentes.
A campanha iniciou com o carimbo da marca das mãos de cada trabalhador fixadas através de tinta colorida em cartazes. “Ela foi feita para orientação sobre a proteção das mãos, nossa principal ferramenta. Os empregados puderam deixar a sua marca e o compromisso”, destaca o gerente de Saúde e Segurança.
Jacqueline Alves Serafim, marinheira de convés, que atua na obra da Ponte de Guaratuba, fala sobre como enxerga a importância das orientações de segurança. “O DDS (Diálogo Diário de Segurança) é feito todo dia. Vejo que é muito importante para evitar acidentes e tudo que seja prejudicial ao funcionário”, afirma.
Sobre como reforça os cuidados no ambiente de trabalho, Jacqueline diz que está atenta a tudo ao seu redor. “Adoto a ideia de acidente zero, cuidando de você e do próximo. O EPI que a gente recebe tem que usar, ter cuidado nas manobras e atenção redobrada e sempre ter uma visão holística de tudo o tempo todo”, destaca.
Leandro Camargo, ajudante de produção na obra, explica que durante a sua atividade é obrigatório o uso de luvas, capacete, óculos, protetor auricular e botina apropriada. Ele relata que todas as campanhas de orientação e prevenção a acidentes de trabalho, as quais ele participa, ajudam no seu cotidiano. “Acho as campanhas muito importantes porque acendem um alerta para nós, para termos mais cuidados, proteção pessoal, e ver o nosso próximo para poder alertar sobre os cuidados”, afirma.
“Se eu estiver despercebido eu posso lembrar (das orientações) no momento que eu estou executando a minha função. Isso aí tem me ajudado na minha profissão. É muito bom”, acrescenta o profissional.
PARADA GERAL – Recentemente, a Parada Geral “Juntos pela Segurança” ocorreu na oficina do canteiro industrial. Na ocasião, 380 colaboradores participaram de uma palestra sobre prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
O coordenador ambiental do Consórcio Supervisor Ponte de Guaratuba, Robson do Valle, explica que todos os trabalhadores passam por um processo chamado de integração, quando se trata de segurança no trabalho.
“É nesse momento que antes de os funcionários entrarem em qualquer frente de trabalho a empresa situa cada um sobre as regras de segurança e os riscos que eles são expostos. Além das responsabilidades deles utilizarem o EPI, eles fazem o treinamento da NR6, que é a utilização adequada do EPI e sua conservação”, ressalta.
O profissional Rogério Siuch, que atua como rigger (coordena ações de movimentações de cargas), diz que é bom parar e refletir sobre os cuidados no trabalho. “Trabalho na movimentação de cargas e faço o uso do apito, tem que sinalizar porque trabalhamos com movimentação de carga, com peso; então a gente praticamente é o anjo da obra”, afirma.
O técnico em segurança do trabalho, Antonio Feitosa, destaca que todas as atividades são realizadas com o rigor da segurança no trabalho e a fiscalização. “Diariamente temos um técnico de segurança em campo, fiscalizando as frentes de trabalho para que realmente o trabalhador esteja usando corretamente o EPI de acordo com a atividade”, explica.
OBRA – A construção da Ponte de Guaratuba já chegou a 22,6% de execução e pode ser acompanhada em tempo real através de câmeras de monitoramento. Basta acessar o site www.pontedeguaratuba.pr.gov.br
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Cinco cidades do Paraná ultrapassam a média de chuvas de abril em menos de 15 dias
Published
16 minutos agoon
14 de abril de 2025By

Uma das características do outono é a chuva irregular e abril está demonstrando isso. Enquanto o Norte Pioneiro segue com volumes abaixo da média prevista para o mês, cinco cidades que ficam no Centro-Sul, Leste e Litoral do Estado já a ultrapassaram esse limite em menos de 15 dias.
Até a madrugada desta segunda-feira (14), Antonina atingiu 138,6 mm de chuva e a média é de 118,1 mm em abril; Cerro Azul registrou 82 mm, com média de 63,6 mm para o mês; Fazenda Rio Grande chegou a 94 mm (média de 76,8 mm); Palmas atingiu 156,4 mm, sendo a média para abril de 152,3 mm; e em Pinhão choveu 151,2 mm (média de 118 mm).
Algumas cidades também estão perto de atingir as médias climatológicas: Cianorte e União da Vitória precisam de um acumulado de apenas 13 mm.
“Em contrapartida, por exemplo, temos o Norte Pioneiro com pouquíssima chuva, chuvas inferiores aos 15 milímetros de acumulado nesses primeiros 15 dias do mês, ou seja, ainda existe uma irregularidade muito grande sobre o Estado. Nas outras áreas, o percentual ainda é de 50% a 60% da média climatológica. Assim espera-se que até o fim do mês os valores normais ou climatológicos sejam atingidos normalmente”, explica Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.
Cornélio Procópio e Ubiratã registraram apenas 1,6 mm de chuva até o momento. Cruzeiro do Iguaçu, que historicamente soma 223,4 mm no mês de abril inteiro, teve um acumulado, até o momento, de apenas 24,6 mm.
PREVISÃO – A semana começa com um tempo um pouco mais instável do Leste ao Litoral do Estado.
“Essas regiões permanecem com bastante nebulosidade ao longo do dia e dificilmente teremos o predomínio de sol entre a região da Capital e as praias, inclusive com ocorrência de algum chuvisco ocasional ao longo desta segunda-feira e temperaturas mais amenas, em função de uma baixa pressão que está sobre o oceano. Ela impulsiona a entrada de ar úmido sobre o continente e mantém essa camada de nuvens baixas, que se estende desde a região das praias até parte dos Campos Gerais”, detalha Jacobsen.
Nas outras regiões do Estado o predomínio é de sol e o destaque é para a amplitude térmica. Guarapuava, Londrina e Paranavaí tiveram hoje a menor temperatura do ano até o momento: 10,6°C, 15,9°C e 16,6°C, respectivamente, e à tarde devem chegar a 23°C, 24,6°C e 28°C, na mesma ordem.
Nos próximos dias deve ocorrer bastante variação das condições do tempo. “Terça-feira áreas de instabilidade se formam rapidamente no Paraguai e avançam para cima do Paraná, e com isso o tempo muda rápido entre o Oeste e Noroeste, com pancadas de chuva e trovoadas, mas esse sistema atravessa todo o Estado e deixa o tempo instável também nas outras regiões paranaenses”, acrescenta Jacobsen.
“Na quarta-feira, uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, mas com fraca intensidade, provoca muito mais ocorrência de chuva localizada ou aumento da nebulosidade do que propriamente a ocorrência de temporais. De quinta-feira em diante teremos a atuação de uma massa de ar não tão frio, mas que deixa a temperatura um pouco mais amena”, ressalta o meteorologista.
SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até incêndios e secas.
Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.
Fonte: Governo PR

Cinco cidades do Paraná ultrapassam a média de chuvas de abril em menos de 15 dias

Estado reforça apelo por doações de sangue para manter estoque no feriado de Páscoa

Com adesão de 92 municípios, Rota Turística Caminhos do Peabiru avança nova etapa

Pesquisa socioeconômica do Ipardes chega a 62 municípios nesta semana; veja a lista

Operado pela Sanepar, aterro sanitário de Cianorte passará por ampliação
PARANÁ


Cinco cidades do Paraná ultrapassam a média de chuvas de abril em menos de 15 dias
Uma das características do outono é a chuva irregular e abril está demonstrando isso. Enquanto o Norte Pioneiro segue com...


Pesquisa socioeconômica do Ipardes chega a 62 municípios nesta semana; veja a lista
Pesquisadores contratados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) chegam a 62 municípios nesta semana para dar continuidade...


Com adesão de 92 municípios, Rota Turística Caminhos do Peabiru avança nova etapa
O programa Rota Turística Caminhos do Peabiru tem a adesão formal de 92 municípios paranaenses. O trabalho de estruturação da rota...
POLÍCIA


BPFRON realiza ações no oeste do Paraná com apreensões avaliadas em mais de R$ 500 mil
A Polícia Militar do Paraná (PMPR), através do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON), realizou duas apreensões de grande impacto...


Emoção, Surpresas e Superação marcam a Formatura da Turma I – 2025 do Curso de Motociclista Policial
Na última sexta-feira, 11 de abril, o Museu Municipal de Arte (MUMA) foi palco de uma solenidade repleta de emoção...


COTAMOTRAN flagra infração de trânsito e apreende drogas no CIC
Durante uma operação no bairro CIC, em Curitiba, na quarta-feira, 9 de abril, a equipe da Companhia Tático Móvel de...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy, Victor Alexandre exibe shape trincado: ‘Focado’
Victor Alexandre é focado nos treinos e não abre mão da academia nem no final de semana. Em suas redes, ele...


Vannessa Gerbelli se declara ao filho em aniversário de 18 anos: ‘Amor infinito’
Vannessa Gerbelli, de 51 anos, fez uma homenagem ao filho, Tito Coimbra, que está completando 18 anos nesta segunda-feira (14). O...


Viih Tube lamenta morte da avó aos 90 anos e declara: ‘Te amarei eternamente’
Viih Tube, de 24 anos, lamentou nas redes sociais a morte de sua avó materna, Isaura, de 90 anos. Na...
ESPORTES


Atlético-MG empata com o Vitória em jogo dramático no Mineirão
Em um jogo tenso e cheio de reviravoltas, o Atlético-MG empatou em 2 a 2 com o Vitória neste domingo,...


Fortaleza e Internacional empatam em jogo polêmico no Castelão
Fortaleza e Internacional ficaram no 0 a 0 neste domingo, no Estádio Castelão, em partida válida pela terceira rodada do...


Santos sofre derrota nos acréscimos para o Fluminense e aumenta pressão sobre o técnico
O Santos continua sua saga sem vitórias no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o Peixe foi derrotado pelo Fluminense por 1...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar
-
PARANÁ4 dias ago
Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Deputado Cobra Repórter (PSD) celebra aprovação de projeto que torna Rolândia a
-
POLÍTICA PR3 dias ago
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais