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Estudo do BID consolida Paraná como referência nacional na análise de dados tributários

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O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) enviou à Secretaria da Fazenda e Receita Estadual do Paraná (Sefa) o estudo “Avaliação de Maturidade de Análise de Dados Avançada na Administração Tributária (AT) dos Estados e Distrito Federal’. O documento avalia a eficiência dos fiscos estaduais brasileiros no uso de dados analíticos avançados na administração tributária. O Paraná recebeu a classificação mais alta no indicador de ambiente analítico, sendo reconhecido por sua competência técnica e capacidade analítica. 

A avaliação foi conduzida de forma anônima, ou seja, embora os estados tenham sido ranqueados, as posições não são reveladas para todos, sendo exclusivamente divulgada para cada ente da federação.

O Paraná tem reconhecimento nacional na análise de dados tributários e está acima da média nacional, de 48%, em todos os critérios analisados. No quesito “Processos e formas de trabalho”, o Estado alcançou 75%, superando a média nacional em 37 pontos percentuais. Já o indicador de “Gestão de Dados” obteve 73%, significativamente acima da média.

Além disso, no segundo eixo de avaliação, a Administração Tributária do Paraná demonstrou um desempenho consistentemente superior à média nacional em todos os critérios analisados. Esses resultados reforçam a eficiência do fisco paranaense e sua capacidade de gestão e inovação no uso de dados.

“Essa avaliação é fundamental, pois aborda um dos grandes desafios das administrações tributárias que é de aumentar a eficiência operacional, beneficiando a sociedade como um todo, além de fomentar a economia, inclusive para a Fazenda melhorar a relação com as empresas e com os contribuintes”, afirmou o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara,.

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EFICIENTE  Em maio deste ano, em missão na Secretaria da Fazenda, o BID já havia destacado nacionalmente a gestão analítica tributária baseada em dados, com uso de  análises da Metodologia para Avaliação da Maturidade da Gestão Fiscal (MD-Gefis). Com esse desempenho, o fisco paranaense se destacou como um dos mais eficientes do Brasil.

O estudo ainda classifica os fiscos em quatro categorias de acordo com o desempenho obtido: Iniciante, Técnico, Emergente e Referência Analítica. Das 27 Administrações Tributárias avaliadas, 15 foram classificadas como Iniciantes, 3 como Técnicas, 3 como Emergentes e 6 alcançaram o nível de Referência Analítica.

100% – No indicador “Data Quality e Cleansing”, a Administração Tributária do Paraná (AT-PR) alcançou a marca de 100%, em contraste com a média nacional de 42%. Esse resultado evidencia a alta capacidade do Estado em assegurar a qualidade e a consistência dos dados utilizados em seus processos, reforçando sua posição de destaque no cenário nacional.

“Esse estudo é de grande relevância, pois fornece uma base estratégica tanto para consolidar a posição de referência já conquistada pelo Paraná quanto para identificar oportunidades de aprimoramento. Além disso, a pesquisa apresenta Casos de Uso inspirados nas melhores práticas de outros fiscos, oferecendo um referencial prático para o desenvolvimento de planos voltados à melhoria contínua dos indicadores de desempenho”, esclareceu a diretora da Receita Estadual, Suzane Gambeta.

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Segundo Suzane, a evolução e referência do Paraná vem em razão do Profisco II, um projeto abrangente de aperfeiçoamento da gestão pública nas áreas fiscal, fazendária e financeira do Paraná.

Com um investimento total de aproximadamente R$ 270 milhões (US$ 55 milhões), a serem desembolsados até setembro de 2025 – sendo R$ 245 milhões (US$ 50 milhões) financiados pelo BID e R$ 25 milhões (US$ 5 milhões) como contrapartida do governo estadual –, o Profisco II visa contribuir para a sustentabilidade da gestão fiscal e a incorporação de melhores serviços e tecnologias voltadas aos contribuintes, além de embasar as políticas públicas em dados e sistemas sólidos.

O programa proporciona a adoção de tecnologias avançadas, impulsionada pela transformação digital, o que torna os sistemas mais eficazes e responsivos, fortalecendo a atuação das administrações fiscais. além disso, fazer a administração tributária baseada em dados melhora a eficiência e credibilidade, além de incentivar a conformidade fiscal”, disse o coordenador do Profisco II no Paraná, Sandro Ferrari.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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