NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná é protagonista no maior congresso de ecoturismo e turismo de aventura do País

Publicado em

O Governo do Paraná terá destaque durante o Abeta Summit 2024, maior congresso de ecoturismo e turismo de aventura do País. O evento começa nesta quarta-feira (30), às 9 horas, no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (Ceconfi), e contará com estandes das secretarias de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Turismo (Setu) e Instituto Água e Terra (IAT).

Entre os programas que serão divulgados estão o Parques Paraná, Paraná Aventura, Passarinhar Paraná, Pró-Fauna e Paraná Mais Verde, além do Núcleo de Educação Ambiental, Saúde e Bem-Estar Animal.

Diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto será um dos palestrantes. Fará uma apresentação especial sobre o “Turismo nos Parques Estaduais do Paraná” – as Unidades de Conservação do Estado receberam mais de 500 mil visitantes em 2023.

“O IAT levará ao Abeta Summit as propostas, planejamento e ações que estão em andamento, bem como toda parte legal, da reestruturação das Unidades de Conservação (UCs). Falaremos também das parcerias com municípios, terceiro setor e empresas privadas no fortalecimento da gestão, como é o caso do Parque Estadual de Vila Velha”, afirma Andreguetto.

Paralelamente ao evento, o IAT organiza um encontro interno para aperfeiçoamento técnico. Estão programadas palestras, oficinas e minicursos voltados para a gestão das UCs.

Leia Também:  Município de Itaipulândia é o 336º a formalizar parceria com a Fomento Paraná

TURISMO A Secretaria do Turismo e o Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor – também estarão presentes no evento, apresentando importantes destinos e potenciais paranaenses ao público. O Estado possui mais de 400 atrativos registrados no segmento de aventura e ecoturismo, além de 73 Unidades de Conservação, das quais 25 estão abertas para visitação geral.

Ao setor estadual do turismo, a realização do evento em Foz do Iguaçu também é de suma relevância, porque as Cataratas do Iguaçu – uma das Sete Maravilhas do Mundo e um dos cartões-postais paranaenses – foram eleitas neste ano como o principal atrativo do Brasil e da América do Sul pela plataforma Tripadvisor.

Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, o evento ressalta o grande potencial do Paraná no turismo e na sustentabilidade. “Temos muitas opções qualificadas ao redor do estado que contemplam o ecoturismo, e Foz do Iguaçu é uma das principais. Enquanto secretaria, nós valorizamos a realização de encontros como este, que buscam abordar os conceitos da relação entre atividade turística e patrimônios naturais”, diz.

“O setor precisa estar alinhado com a preservação e valorização do meio ambiente, cuidando desse patrimônio que é de todos, por meio de iniciativas responsáveis e utilizando a sustentabilidade como aliada do turismo”, completa.

Leia Também:  Delegacia Móvel da PCPR atenderá população neste fim de semana em Matinhos

ABETA SUMMIT – A 21ª edição do Abeta Summit ocorre em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. Celebra os 20 anos da Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), organização sem fins lucrativos que reúne empresas e profissionais comprometidos com a prática sustentável de atividades ao ar livre.

São 68 palestrantes nos quatro dias de encontro e alguns dos temas são: o perigo do fogo na natureza, sustentabilidade para destinos naturais, gestão de segurança em parques, papel das entidades no desenvolvimento do turismo e astroturismo.

Na programação está também a exposição (Re) Descobrindo o Brasil, além de palestras, workshops, debates e rodadas de negócios, que serão discutidos temas como sustentabilidade, inovações tecnológicas para o setor, segurança em atividades de aventura e boas práticas de gestão. Os ingressos estão esgotados.

Para mais informações basta acessar o site da Abeta Summit. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda para 4,5 milhões de pessoas

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Curitiba sedia Circuito Brasileiro de Skateboarding neste fim de semana

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA