Na manhã desta terça-feira (29) em Curitiba ocorreu a cerimônia alusiva aos 60 anos do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), uma das unidades mais emblemáticas da Polícia Militar do Paraná (PMPR). O evento, realizado no Salão de Atos do Parque Barigui, contou com a presença de autoridades civis e militares, além de veteranos e atuais integrantes do BOPE.
Durante o evento ocorreram homenagens, entrega de certificados e medalhas a policiais que se destacaram ao longo dos anos, celebrando seis décadas de dedicação e serviços prestados à sociedade. Entre as homenagens, os agraciados receberam a medalha do BOPE, a Comenda de Mérito do BOPE, as medalhas de Ouro, prata e bronze da PMPR e foi feita a entrega de uma medalha de sangue a um policial que se feriu em serviço. Além disso o coronel da reserva Eugenio Semmer, um dos percursores da unidade, foi homenageado com a medalha do BOPE através de seu filho, o Subcomandante-Geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer. O BOPE, que tem se adaptado às novas demandas de segurança, é reconhecido por seu papel fundamental no combate ao crime em todo o estado, utilizando tecnologia avançada como aliada nas operações.
O Comandante-Geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva em sua fala, destacou a importância do BOPE na estrutura organizacional da PMPR: “Hoje, celebramos não apenas uma data, mas uma trajetória de coragem, profissionalismo e dedicação. O BOPE é mais que uma unidade operacional; ele é um símbolo da força e do compromisso da Polícia Militar do Paraná com a segurança da nossa sociedade. Ao longo de 60 anos, enfrentamos desafios com bravura e inovação, sempre buscando aprimorar nossas técnicas e estratégias. A tecnologia se tornou uma aliada fundamental nas nossas operações, mas o que realmente faz a diferença são os homens e mulheres que vestem essa farda com orgulho. Que o legado do BOPE continue a inspirar gerações futuras e a fortalecer a paz e a ordem no nosso estado.”
HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DO BOPE: O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) têm sua origem na antiga Companhia de Operações Especiais (COE), criada em 27 de outubro de 1964, tendo como seu primeiro Comandante o então Capitão Goro Yassumoto.
Em 1968, com a alteração da Lei de Organização Básica da PMPR, a Companhia foi estruturalmente elevada à condição de “Corpo de Operações Especiais (COE)”, o qual contou com memoráveis integrantes nos seus quadros, entre eles o então Major Hélio Gomes de Meireles, o Major Raul Victor Lopes, e o então Tenente Eugenio Semmer.
No ano de 1974, devido a conflitos estruturais e equívocos com relação ao emprego operacional e perfil do homem de operações especiais, o Corpo de Operações Especiais foi extinto, iniciando-se assim um vácuo de quase 15 anos, em que a Polícia Militar do Paraná esteve sem uma estrutura organizacional de resposta efetiva para o tema “Operações Especiais”.
Recentemente, o Decreto Estadual nº 3078, de 2023, reconheceu oficialmente o dia 27 de outubro de 1964 como a data de origem do BOPE, reforçando sua importância na estrutura organizacional da PMPR.
PRESENÇAS: A cerimônia contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, do Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, que esteve acompanhado do Subcomandante-Geral, coronel Paulo Henrique Semmer, e do Chefe do Estado-Maior, coronel Paulo Roberto Lima. Também participaram o Comandante do Comando de Missões Especiais (CME), coronel Anderson Puglia, e o Comandante do BOPE, major QOPM Felipe Serbena,o comandante do Comando do Policiamento Especializado (CPE), coronel Emídio Angelotti, o Chefe de Gabinete da ALEP, coronel Robson Luiz Seletti, o Diretor de Ensino e Pesquisa da PMPR, coronel Dalton Gean Perovano, o comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, o comandante do 1º Comando Regional de Policia Militar (1º CRPM), coronel Sergio Augusto da Silva, o Chefe da Casa Militar, tenente-coronel Marcos Antônio Tordoro, o Juiz de Direito do Tribunal do Juri, Doutor Leonardo Bechara Stancioli, a Promotora de Vara de Auditoria da Justiça Militar Estadual – VAJME, Doutora Kelly Vicentini Neves Caldeiras, o Promotor de Justiça, Doutor Alfredo Andreazza Dal Lago, o Juiz de Direito – VAJME, Doutor Leandro Leite de Carvalho Campos, oficiais, praças da PMPR, integrantes do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.
Comunicação Social da PMPR
Fonte: Polícia Militar PR