NOVA AURORA

PARANÁ

Três comitês de bacias se reúnem para avaliar propostas de gestão da água no Paraná

Publicado em

Três Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) – Baixo Ivaí e Paraná 1, Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira (Coaliar) e Norte Pioneiro – vão se reunir no começo de novembro para discutir temas relacionados à gestão da água no Estado. Duas das reuniões serão virtuais, com transmissão pelo YouTube, enquanto o encontro do CBH Coaliar será presencial, em Curitiba.

As ações estão previstas no plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão executivo gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que desempenha o papel de agência de água dentro dos comitês, com apoio técnico e financeiro.

Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERH/PR, e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual nº 12.726/1999 e o Decreto Estadual nº 9.130/2010.

Leia Também:  PCPR prende 18 pessoas por tráfico de drogas e associação criminosa em Prudentópolis

BAIXO IVAÍ E PARANÁ 1 – A 4ª Reunião Extraordinária do CBH Baixo Ivaí e Paraná 1 ocorre na terça-feira (5) e terá como destaques da pauta a aprovação do Termo de Referência para contratação do Plano de Bacia e apreciação do novo Regimento Interno do Comitê. O encontro será às 14h, e pode ser acompanhado neste LINK.

O Comitê do Baixo Ivaí e Paraná 1 abrange toda a extensão da Bacia do Paraná 1, bem como parte da Bacia do Rio Ivaí, totalizando uma área de 14.937 km² e 53 municípios.

COALIAR – O CBH Coaliar finaliza as atividades de 2024 com a 30ª Reunião Ordinária, na quinta-feira (7). No encontro serão apresentados informes sobre a atualização do Plano da Bacia Hidrográfica e a deliberação da proposta de ampliação da área de abrangência do comitê.

A reunião terá início às 9h30 e se dará de forma presencial, no auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, localizado na Avenida Manoel Ribas, 2.727, Mercês.

Leia Também:  Retorno da Orquestra, 167 anos da Biblioteca e ações do Mês da Mulher agitam a agenda cultural

O CBH Coaliar abrange 20 municípios paranaenses, com predominância da Região Metropolitana de Curitiba, além de Porto Amazonas, nos Campos Gerais.

NORTE PIONEIRO – A última atividade prevista é a 7ª Reunião Extraordinária do CBH Norte Pioneiro, que será realizada na sexta-feira (8). Como destaque, a apresentação do Programa de Núcleos de Cooperação Socioambiental da Itaipu Binacional. O encontro será às 9h30, de forma virtual, com transmissão neste LINK.

O Comitê Norte Pioneiro tem como área de atuação a totalidade das bacias hidrográficas dos Rios Cinzas, Paranapanema 1 e 2 e o território paranaense da Bacia do Itararé, com abrangência de 41 municípios.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PCPR prende 18 pessoas por tráfico de drogas e associação criminosa em Prudentópolis

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria com apoio do Estado

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA