NOVA AURORA

PARANÁ

Teatro Guaíra abrirá edital para participação de jurados no 41º Troféu Gralha Azul

Publicado em

O Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG) abre na segunda-feira (28) as inscrições para o credenciamento de profissionais da área teatral que tenham interesse em atuar como jurados na 41ª edição do Troféu Gralha Azul. Serão selecionados cinco jurados titulares e dois suplentes que ficarão responsáveis ​​por avaliar os espetáculos, conforme os critérios estabelecidos em Edital.

As inscrições poderão ser feitas entre 28 de outubro e 17 de dezembro de 2024 no site do CCTG (AQUI).

Cada jurado vai receber R$ 175,00 para cada espetáculo avaliado em Curitiba e municípios que não compõem a Região Metropolitana da Capital. Para cidades que fazem parte da RMC o valor será um de R$ 250,00. Nestes casos, os jurados terão que arcar com as despesas de transporte. Nas demais cidades do Estado – exceto Curitiba, as despesas de deslocamento serão bancadas pelo Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG).
Dúvidas sobre as inscrições podem ser enviadas para o e-mail gralha.azul@cctg.pr.gov.br.

Leia Também:  Instituto Água e Terra promove ações culturais e sustentáveis na Semana do Meio Ambiente

Uma iniciativa do Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Cultura e do Centro Cultural Teatro Guaíra, com apoio do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado do Paraná (SATED/PR), o Troféu Gralha Azul foi criado em 1974 e é um dos mais emblemáticos prêmios teatrais do Brasil. Foi o primeiro troféu oficial a homenagear os artistas e técnicos do teatro no Paraná, tornando-se um marco de reconhecida importância nas artes do Estado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Festival Paradesportivo movimenta municípios com mais de 550 participantes

Published

on

By

Na programação de abril, o Festival Paradesportivo das Regionais percorreu três cidades – Paranavaí (04/04), Cascavel (08/04) e Laranjeiras do Sul (11/04) – mobilizando mais de 550 participantes, de 26 municípios, em oficinas e vivências esportivas. A iniciativa é da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), com apoio das prefeituras, e foi criada em 2024 com o foco de ampliar a visibilidade do paradesporto, proporcionando experiências com diferentes modalidades adaptadas para crianças, adolescentes e adultos com e sem deficiência.

As ações envolvem estudantes das redes estadual, municipal e particular de ensino, entidades especializadas no atendimento a pessoas com deficiência, profissionais de Educação Física e a comunidade em geral.

Em Paranavaí (Noroeste), o evento reuniu cerca de 256 participantes de 16 municípios da região, que tiveram vivências em modalidades como atletismo, golf-7 e futsal. Já em Cascavel (Oeste), participaram 126 pessoas de quatro municípios nas atividades de atletismo, badminton e basquete. Em Laranjeiras do Sul (Centro-Sul), o festival contou com 174 participantes vindos de seis cidades, experimentando o atletismo, golf-7 e bocha paralímpica.

Leia Também:  Análise indica reforços na contenção do km 41 da BR-277; obra termina dia 15

“São oficinas lúdicas, brincadeiras e esporte adaptado para crianças e adolescentes de todas as idades. O objetivo é mostrar que o esporte pode ser uma porta de saída para a pessoa com deficiência, dando visibilidade às suas habilidades. E como ninguém está livre de uma deficiência, a inclusão deve ser para todos”, destaca Renato Vieira Junior, coordenador do Paradesporto da SEES.

PARADESPORTO NA ESCOLA – Paralelamente ao festival, o projeto Paradesporto na Escola também esteve presente nas três cidades. A ação promove palestras e rodas de conversa em instituições de ensino públicas e privadas, abordando temas como inclusão, diversidade, convivência e oportunidades esportivas para pessoas com deficiência.

Em Paranavaí, o projeto impactou 150 acadêmicos de Educação Física e 370 alunos de três colégios estaduais. Cascavel contou com 310 alunos de dois colégios estaduais e 140 acadêmicos. Já em Laranjeiras do Sul, foram atendidos 65 alunos de um colégio estadual e 110 estudantes de um colégio municipal.

Leia Também:  PCPR ganha Centro Histórico para preservar e homenagear a trajetória da instituição

PRÓXIMAS EDIÇÕES – O Festival Paradesportivo das Regionais está com datas confirmadas para 2025. Ao todo, serão realizadas mais 12 edições em diferentes regiões do Estado, sempre acompanhadas das atividades do Paradesporto na Escola.

Confira a programação:

26 a 27/05 – Umuarama

02 a 03/06 – Cianorte

01 a 02/07 – Foz do Iguaçu

29 a 30/07 – Litoral

04 a 05/08 – Curitiba

19 a 20/08 – Pato Branco

02 a 03/09 – Cornélio Procópio

10 a 11/09 – Ponta Grossa

16 a 17/09 – Campo Mourão

02 a 03/10 – Ivaiporã

07 a 08/10 – Londrina

15/11 – Intercentros (Comitê Paralímpico Brasileiro)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA