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Alunos de escola estadual criam sistema que moderniza controle de frequência e reduz faltas

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O desenvolvimento de soluções na rede estadual de ensino do Paraná não apenas evidencia o aprendizado em sala, mas também impacta diretamente o ambiente escolar. Entre diversos projetos, o trabalho de um grupo de sete alunos do 3° ano do Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas do Colégio Estadual José Bonifácio, de Paranaguá, chamou a atenção. A equipe se destacou com a criação de um sistema de controle de frequência dos estudantes, que permite à escola ter mais informações e monitorar com mais exatidão a entrada na unidade, o que ajuda a reduzir faltas e atrasos.

“O registro de entrada da escola feito manualmente dificulta o controle e é mais moroso e trabalhoso”, explica Kevin Alonso Martin de Lima, de 18, um dos estudantes envolvidos no projeto. 

Foi Alex José Correia Weiss, diretor da escola, quem lançou o desafio aos estudantes. “Nos foi sugerida a criação de uma solução para o registro da frequência a partir de um sistema de controle automatizado”. Desta forma, foi desenvolvido o Programa Xaraggan, um aplicativo que integra escaneadores digitais. Ao entrarem na escola, os estudantes fazem o escaneamento de suas carteirinhas num leitor de código de barras. As informações são automaticamente enviadas a um computador que registra a frequência do aluno e o horário de entrada. 

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Segundo o diretor Alex Weiss, desde a implantação do sistema, foi registrada uma redução significativa no número de faltas e atrasos injustificados. “Quando o aluno atrasa, o sistema solicita a justificativa, garantindo maior controle e responsabilidade sobre a frequência escolar. Essa inovação vem ao encontro da melhora na qualidade do ensino, garantindo um acompanhamento mais próximo da rotina dos alunos”, afirma.

CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS – Munidos dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, os estudantes responsáveis pelo projeto encaram com otimismo a futura inserção no mercado de trabalho. “Para o nosso projeto tivemos que estudar todos os elementos que englobam o desenvolvimento de sistemas, como programação, lógica computacional, pensamento computacional e linguagem de programação. Com essa bagagem podemos nos direcionar melhor no ingresso em um futuro emprego”, diz o aluno Kevin Alonso.

De acordo com o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, a ideia é implementar o sistema nas demais escolas estaduais de Paranaguá. Se a eficácia do protótipo for mantida nas instituições do município, o planejamento é que o sistema seja implantado em todas as escolas da rede do Estado.

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ENSINO TÉCNICO E PROFISSIONAL – A oferta de cursos profissionalizantes pela Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) vem passando por importante ampliação nos últimos anos. Em 2021, o número de vagas da modalidade girava em torno de 10 a 14 mil. No ano seguinte saltou para 29 mil, e em 2023 chegou ao patamar de 38 mil vagas disponíveis. Neste ano, a modalidade oferece 45 cursos e conta com 112 mil alunos matriculados em 708 escolas distribuídas por 258 municípios de todo o Paraná.

Fonte: Governo PR

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1 em cada 4 alimentos da agricultura familiar destinados às escolas do Paraná são orgânicos

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Pães caseiros, frutas, verduras e sucos naturais. Esses foram alguns dos alimentos orgânicos na alimentação escolar dos estudantes da rede estadual de ensino no último ano. A maior parte dos ingredientes é proveniente da agricultura familiar – 20 mil famílias paranaenses fornecem, para as escolas, mais de 10 mil toneladas de alimentos anualmente. Cerca de 1,4 mil dessas famílias atendem a demanda de orgânicos, que representa mais de 2,7 mil toneladas ou 25% de todos os produtos que vêm da agricultura familiar.

Em 2025, esse percentual tende a aumentar. O Governo do Paraná prevê incluir novos alimentos orgânicos ao cardápio. O processo de aquisição de leite e iogurte natural orgânicos já está em andamento.

Pela primeira vez, o Governo do Paraná participa com recursos próprios do montante utilizado para a contratação de produtos da agricultura familiar. A lei federal que esteve anteriormente em vigor limitava o valor para compras desse tipo a um teto de R$ 100 milhões. A partir da vigência da nova Lei de Licitações (nº 14133/2021), recursos estaduais também poderão ser aportados para esse fim, e o Governo do Paraná já destinou um adicional de R$ 175 milhões a essas contratações, chegando a R$ 275 milhões.

“No último ano, todas as escolas estaduais do Paraná receberam algum alimento orgânico, como frutas, arroz, legumes e tubérculos. Com a nova lei de licitação, pudemos estimular a participação de mais famílias de agricultores em nossa chamada pública. Ampliamos a oferta de alimentos oriundos da agricultura familiar aos nossos estudantes da rede pública do estado”, diz Eliane Teruel Carmona, diretora-presidente da Fundepar, responsável pela gestão estadual do programa voltado à alimentação escolar.

Os alimentos orgânicos são servidos pelo Governo do Paraná desde 2011, porém a quantidade e a variedade de opções vêm sendo ampliadas nos últimos anos, com a contribuição de iniciativas como o programa Paraná Mais Orgânico, que orienta os agricultores familiares com interesse em investir na produção orgânica.

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Mais de 195 mil estudantes da rede pública estadual de ensino têm frutas, hortaliças, legumes, temperos e tubérculos 100% orgânicos na alimentação escolar. Eles representam cerca de 20% dos estudantes da rede e estão distribuídos em 209 escolas de dez municípios do Paraná: Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campo Magro, Cerro Azul, Curitiba, Doutor Ulysses, Mandirituba, Pinhais, São Mateus do Sul e Tijucas do Sul.

Além dos orgânicos provenientes da agricultura familiar – em maioria frutas, legumes e tubérculos –, também fazem parte do cardápio da alimentação escolar o arroz e feijões orgânicos, adquiridos via licitação. Com mais de 700 toneladas consumidas no ano passado, o arroz orgânico está presente em escolas de todos os 399 municípios paranaenses.

CARDÁPIO – A equipe de nutricionistas da Fundepar reavalia as opções de cardápio da alimentação escolar a cada 2 meses, de modo a garantir sempre a segurança alimentar e nutricional dos estudantes.

Frutas, verduras e legumes são servidos todos os dias nas escolas da rede pública estadual, para cerca de 1 milhão de alunos. Uma média de 100 gramas por dia de proteína animal também é calculada para compor o cardápio do bimestre de cada aluno. A alimentação escolar é responsável pelo suprimento de pelo menos 30% das necessidades alimentares dos estudantes.

“Sabemos que o rendimento escolar dos estudantes está diretamente relacionado à segurança alimentar e à qualidade nutricional das refeições. Por isso, todo investimento que fazemos em alimentação escolar é também um investimento no aprendizado dos nossos alunos em sala de aula”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. 

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O acesso dos estudantes a uma alimentação mais saudável na escola, com alimentos de qualidade e distribuídos em refeições balanceadas, é prioridade para a equipe de nutricionistas da Fundepar e também funciona como uma medida educativa dentro do universo da comunidade escolar.

A Fundepar possui uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) no sentido de realizar a análise de resíduos de agrotóxicos nas amostras de alimentos a serem adquiridos e garantir que as exigências da legislação sejam cumpridas em todas as compras.

“Mais do que garantir a segurança alimentar e nutricional dos estudantes no período em que ficam na escola, estamos pensando no incentivo a hábitos que todos podem cultivar ao longo da vida: o de buscar alimentos mais saudáveis, para uma vida mais equilibrada e feliz”, diz a nutricionista Responsável Técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar da Fundepar, Andréa Bruginski.

CHAMADA PÚBLICA – A seleção dos produtos da agricultura familiar dispensa o procedimento licitatório, pois é feita por meio de chamadas públicas: os critérios são estabelecidos no edital de convocação exclusivo para agricultura familiar, publicado no site da Fundepar e aberto ao credenciamento das associações, cooperativas e dos produtores interessados.

As prioridades de seleção incluem fornecedores que mantenham proximidade a uma comunidade escolar, associações que possuam mais de 50% de agricultores assentados da reforma agrária, indígenas ou quilombolas e, por fim, se dentro dessas propostas há produção de alimento orgânico. Caso o fornecedor tenha interesse em ofertar um orgânico, ele manifesta esse diferencial no processo da chamada pública e envia a certificação que comprova a produção diferenciada.

Fonte: Governo PR

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