NOVA AURORA

PARANÁ

Estado abre inscrições para selecionar profissionais que vão atuar no Verão Maior Paraná

Publicado em

Estão abertas inscrições para profissionais do turismo e outras áreas atuarem nas atividades do Verão Maior Paraná, promovido pelo Governo do Estado no Litoral e nas praias de água doce da região Noroeste, de dezembro a fevereiro. O Edital de Credenciamento foi viabilizado pela Secretaria estadual do Esporte (SEES), por meio da Paraná Esporte, e permanece aberto até o dia 31 de outubro.

Além do turismo, o edital também contempla profissionais das áreas de educação física, enfermagem e comunicação. Os interessados devem realizar seus pedidos de credenciamento através do sistema e-protocolo, do Governo do Estado. Eles vão atuar em atividades ofertadas pela Secretaria do Esporte aos veranistas e moradores, por meio de práticas esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhada, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além uma série de outras programações relacionadas ao entretenimento.

Maiores informações, requisitos, disposição das vagas e o edital completo estão disponíveis no site da Secretaria do Turismo do Paraná, na aba “Operação Verão 2025”. Para acessar, basta clicar AQUI.

OPORTUNIDADE – Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, a temporada de verão, que atrai milhares de turistas para o Litoral e as praias de água doce do Noroeste, é uma grande oportunidade para profissionais do turismo e de outras áreas conhecerem na prática o setor paranaense.

Leia Também:  O Município de Nova Aurora em campanha pelo Estado do Rio Grande do Sul

“A recepção dos turistas que chegam às nossas praias deve ser feita com qualidade, porque um destino qualificado é aquele que atende bem seus visitantes. Os profissionais terão uma experiência única, conhecendo o setor e suas potencialidades, aprimorando seus conhecimentos e, consequentemente, divulgando o Paraná como um grande polo turístico”, disse.

Tiago Campos, diretor de Inovação da Secretaria de Estado do Esporte e coordenador de Esportes do Verão Maior Paraná, afirma que a temporada deste ano promete muitas atrações e atividades aos veranistas.

“Estamos nos preparativos para mais uma edição daquele que promete ser o maior e melhor verão do país. Teremos muitas atividades de lazer, culturais, grandes shows e, sobretudo, uma ótima estrutura de atendimento para os turistas que vão chegar ao Estado. Para isso, contamos sempre com uma equipe muito qualificada, entre profissionais e acadêmicos, que vão atuar em nosso Litoral e nas praias de água doce do Noroeste”, afirmou.

ACADÊMICOS – No mês passado, foi publicado um primeiro edital voltado exclusivamente aos acadêmicos das mesmas áreas. Os interessados devem estar devidamente matriculados em instituições de ensino superior (públicas ou privadas) do Paraná. As inscrições seguem abertas até o dia 25 de outubro. Saiba mais AQUI.

Leia Também:  Recurso educacional digital da rede estadual torna ensino mais eficiente e prazeroso

VERÃO MAIOR – A próxima edição do Verão Maior Paraná está programada para ocorrer entre 28 de dezembro de 2024 e 22 de fevereiro de 2025. O projeto, realizado pelo Governo do Estado, tem como objetivo melhorar a infraestrutura das praias, além de garantir saúde, segurança, lazer e entretenimento para turistas e moradores.

Na edição de 2023/2024, veranistas e moradores puderam participar de diversas atividades recreativas oferecidas pela SEES nos oito postos fixos espalhados nos balneários de Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema, Shangri-la, Porto Rico e São Pedro do Paraná. Cerca de 1,7 milhão de pessoas passaram pelas atividades esportivas e de lazer realizadas diariamente, como caminhada, alongamento, dança, ginástica, escalada, tirolesa, nas quadras esportivas e desafios infantis.

Além disso, milhares de atletas profissionais e amadores de diversas categorias mostraram as suas habilidades nas praias do Estado, ampliando as opções de lazer dos milhares de turistas e moradores. Entre as competições, estiveram as modalidades tradicionais de areia, como os jogos de exibição de vôlei e futebol, com a participação de ídolos nacionais e internacionais, além dos campeonatos de futevôlei, surfe, beach tennis, corrida de rua e travessias a nado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com suporte do Estado, programa de qualificação forma mulheres privadas de liberdade

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Cresce relevância internacional da revista científica editada pelo Tecpar

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA