NOVA AURORA

PARANÁ

Alunos do Centro Juvenil de Artes Plásticas são selecionados em concurso na Polônia

Publicado em

Dois alunos do Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) foram selecionados no XXII Concurso Internacional de Criatividade Artística “Sempre Verde, Sempre Azul”, que acontece na cidade de Torun, na Polônia. Felipe Ferreira Santiago, de 17 anos, e Eliza Ribeiro Cabreira, de 13 anos, estudantes de desenho no CJAP, foram classificados para enviar seus trabalhos para a Galeria e Centro de Criatividade Artística Infantil em Torun, onde a mostra do concurso já está aberta para visitação do público.

Ao todo foram enviados 7.111 trabalhos de crianças e adolescentes de 40 países, e apenas 856 foram classificados para a exposição, dentre eles os desenhos de Fernando e Eliza. Com apoio da professora de desenho do CJAP Denise Wendt, os alunos puderam desenvolver criações que fossem uma expressão artística de sua própria relação com o meio ambiente, conservação e natureza, alinhando suas percepções com essa temática ambientalista proposta pelo concurso.

Contando com três anos de ensino no CJAP, Felipe participa da oficina de desenho e experimentação com a professora Denise e diz que suas inspirações para a obra foram diversas, incluindo o personagem da editora de quadrinhos DC Comics Monstro do Pântano, que tem como propósito proteger a natureza em que vive. “Nós dependemos da natureza para existir”, afirma Felipe. Ele quer que o seu trabalho leve as pessoas a refletirem sobre seu relacionamento com o meio ambiente.

Leia Também:  Com novos professores e 908 mil alunos, rede estadual volta às aulas na segunda-feira

Para Eliza, estudante há um ano no CJAP, as inspirações para o trabalho vieram quando a professora Denise trouxe imagens de girafas para as aulas, o que a fez refletir sobre a fauna e desenvolveu o desenho de outros animais para compor sua criação. Enquanto Felipe optou por uma paleta de cores vivas, Eliza preferiu seguir com tons terrosos e frios para retratar um clima de savana.

SOBRE O CJAP – Espaço pertencente à Secretaria da Cultura do Paraná, o CJAP é voltado exclusivamente ao ensino da arte e cultura para crianças e adolescentes. Eles participam de cursos gratuitos, como teatro, pintura, modelagem e desenho. Artistas de destaque já estudaram no local. O Paraná é o único estado que possui um equipamento público do gênero artístico para crianças e adolescentes.

Os alunos expressam que o tempo de ensino no CJAP tem grande impacto em suas vidas. Felipe, que deixará o espaço no ano que vem, ao completar 18 anos, diz que o CJAP estará marcado para ele como “um lugar de nostalgia, saudade e um lugar que eu respeito e me inspiro”. Para Eliza, é um lugar de pertencimento e liberdade. “Aqui eu tenho muita criatividade, eu tenho tempo de fazer o que eu gosto, que é desenhar”.

Leia Também:  Típico das festas juninas, amendoim tem maior área plantada no Paraná em 12 anos

A professora Denise Wendt destaca que a atuação do CJAP na vida de crianças e adolescentes vai além da competição. “Queremos incentivá-los a produzir independente de ganhar ou não, mas produzir para entender o processo de um artista”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Operação Integrare: Polícias do Paraná desarticulam quadrilha de roubos a bancos

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) deflagraram, nesta quinta-feira (17), a segunda fase da Operação Integrare, dando continuidade à desarticulação de uma organização criminosa especializada em roubos a bancos e a carros-forte. A ação ocorreu simultaneamente em Foz do Iguaçu e Matinhos, no Litoral do Estado.

Foram cumpridos um mandado de prisão e três mandados de busca e apreensão. Um homem foi preso em Foz do Iguaçu e foram apreendidos celulares e R$ 32,3 mil em espécie. O alvo é suspeito de integrar o grupo envolvido na tentativa de roubo de grandes proporções frustrada em janeiro deste ano, em Ponta Grossa. Ele também é investigado por participação no roubo à agência da Caixa Econômica Federal em Itaperuçu, em setembro de 2024.

Para o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a atuação conjunta entre as instituições tem sido decisiva no enfrentamento ao crime organizado “Estamos diante de mais um exemplo da eficiência da integração entre as forças policiais. Essa união estratégica permite respostas rápidas, investigações sólidas e ações cirúrgicas contra o crime organizado”, afirmou.

Leia Também:  Estado firma acordo com Ministério da Agricultura para impulsionar inovação no setor

As investigações foram conduzidas de forma integrada pelos setores de inteligência das duas instituições. Participaram da nova fase da operação os grupos TIGRE e Fera, especializado em combate ao tráfico de drogas e pertencente à Divisão Estadual de Narcóticas (Denarc), da PCPR. Pela Polícia Militar o Comando de Operações Especiais (COE) com o Batalhão Operações Policiais Especiais (Bope), o Batalhão de Polícias de Rondas Ostensivas, Companhia de Operação dom Cães e Diretoria de Inteligência. 

O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, destacou o trabalho contínuo da Polícia Civil para avançar nas investigações e identificar todos os envolvidos. “A cooperação entre as instituições foi essencial para chegar a esse resultado. Seguiremos firmes no compromisso de desarticular quadrilhas perigosas e impedir que crimes de grande impacto sejam executados”, disse.

A primeira fase da operação foi deflagrada em 17 de janeiro deste ano, quando o grupo foi localizado em uma chácara na região de Ponta Grossa. Na ocasião, houve confronto armado que resultou na morte de seis suspeitos. As equipes apreenderam sete fuzis, uma metralhadora .50 — armamento de uso militar —, munições, coletes balísticos, explosivos e um veículo blindado clonado.

Leia Também:  Típico das festas juninas, amendoim tem maior área plantada no Paraná em 12 anos

O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, ressaltou a importância da ação integrada e da resposta preventiva das forças de segurança. “Essa operação demonstra a capacidade das polícias do Paraná em agir de forma coordenada e eficiente. O trabalho preventivo e a resposta imediata são fundamentais para proteger a população e garantir a ordem pública”, declarou.

O nome da operação reforça a integração entre as forças de segurança pública do Estado. As duas fases da Integrare demonstram o comprometimento do Paraná com uma atuação articulada, técnica e eficaz no combate ao crime organizado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA