NOVA AURORA

PARANÁ

CGE reforça importância da diversidade no ambiente de trabalho em fórum internacional

Publicado em

A experiência da Controladoria-Geral do Estado (CGE) na conscientização, prevenção e enfrentamento ao assédio e outras discriminações foi apresentada, nesta sexta-feira (18), no II Fórum Internacional de Integridade do Tribunal de Justiça do Paraná. O evento começou na quinta (17) com palestrantes de outros países e estados, todos abordando aspectos da integridade no serviço público.

A controladora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva, compôs o painel Integridade e Diversidade, Equidade e Inclusão, junto com Renata Figueiredo, diretora de Promoção de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União (CGU) e Rodrigo Fontenelle, controlador-geral de Minas Gerais. A intermediação foi feita pela desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima.

Leticia reforçou a importância do olhar sobre a interseccionalidade da diversidade para a criação de um ambiente de trabalho inclusivo. “Uma mulher, negra, de determinada orientação sexual sofre opressões e discriminações diferentes da mulher branca. Isso precisa ser levado em consideração”, explicou.

Ela percebeu, em muitos planos de integridade de órgãos e entidades, o apontamento de assédio ou discriminação como riscos administrativos que precisam ser combatidos. Esse levantamento é feito por meio do Programa de Integridade e Compliance do Paraná e serve para orientar os gestores.

Leia Também:  Mais moderno e quatro vezes maior: governador inaugura novo terminal de Piraquara

Os servidores do Estado do Paraná têm à disposição a Ouvidoria para denunciar condutas ou ações discriminatórias e, recentemente, criou a Ouvidoria da Mulher Servidora, em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.

EQUIDADE – “Cada um sai de um ponto de partida, e a equidade vem para nos dar oportunidades por conta das nossas diferenças. Já a inclusão, implica aceitação e valorização de nossas diferenças. É preciso pensar o que a gente faz em nossos ambientes de trabalho para que as pessoas se sintam bem”, ressaltou a controladora-geral do Paraná.

Ela elencou os benefícios da diversidade, além da legitimidade e representação de cada grupo. “Sabemos que um ambiente diverso e inclusivo traz maior criatividade, inovação, satisfação e produtividade. É isso que queremos”, disse Leticia. Em seguida lembrou a todos que a Constituição Federal já determina que todos são iguais perante a lei e proíbe discriminações de qualquer natureza.

PÚBLICA – A diretora da CGU falou sobre as ferramentas criadas pelo órgão federal para promoção da integridade pública, como o Guia Lilás, reforçando que não há conceito único e a discussão sempre está aberta. Renata Figueiredo afirmou que é necessário levar a diversidade da sociedade para dentro das organizações, a fim de melhorar a “entrega do valor público”.

Leia Também:  Rede estadual ofertará 13 novos cursos técnicos em parceria com o Senai Paraná

Fontenelle, que foi presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) até o ano passado, apresentou algumas boas práticas desenvolvidas em Minas Gerais e o espaço aberto no Conaci para produções de mulheres envolvidas em atividades de controle da gestão pública.

ABERTURA – Na abertura do II Fórum Internacional de Integridade do TJPR, na quinta-feira, a controladora-geral do Estado integrou a mesa de honra, ao lado do presidente do TJ-PR, Luiz Fernando Keppen, Daniela Pereira Madeira, conselheira do CNJ e coordenadora do Comitê de Integridade; Ramon de Medeiros Nogueira, diretor-geral da Escola Judiciária do Paraná; primeira vice-presidente do TJ, Joeci Machado Camargo; Ivens Zschoerper Linhares, vice-presidente do TCE-PR, entre outras autoridades.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Rede estadual ofertará 13 novos cursos técnicos em parceria com o Senai Paraná

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Para concluir operação de vigas, Rodovia das Cataratas terá bloqueio nesta terça-feira

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA