NOVA AURORA

PARANÁ

Pacto pela Inovação: Ibiporã é o primeiro município a aderir ao novo projeto do Estado

Publicado em

Ibiporã é o primeiro município do Paraná a aderir ao Pacto pela Inovação, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital. O acordo foi formalizado nesta sexta-feira (18), no Centro Tecnológico de Ibiporã, em uma ação da Semana Estadual da Inovação.

A assinatura do pacto foi firmada pelo secretário da Inovação, Alex Canziani, o prefeito de Ibiporã, Zé Maria.

O pacto visa envolver os 399 municípios paranaenses em ações de incentivo à inovação, promovendo o desenvolvimento tecnológico e a disseminação de uma cultura inovadora em todo o Estado.

Entre as ações está a jornada da inovação, que auxilia municípios com menores índices de desenvolvimento a seguir um passo a passo para avançar no conceito de cidade inteligente como, por exemplo, instituir fundo e conselho de ciência, tecnologia e inovação, e iniciativas voltadas para a educação tecnológica e qualificação de jovens em áreas como programação, robótica e informática.

Segundo Canziani, a proposta do pacto é garantir que todos os municípios, independentemente de seu tamanho, possam seguir uma jornada de inovação.

“Acreditamos que a melhor maneira de impulsionar esse processo é por meio da educação, e queremos levar conhecimentos para formar jovens com uma política voltada para a inovação. Isso envolve a criação de legislação e fundo municipal de inovação, ciência e tecnologia para que possamos canalizar recursos para os municípios”, explica o secretário.

Leia Também:  Pavimentação de rodovia entre Mato Rico e Roncador terá investimento de R$ 119 milhões

O prefeito Zé Maria destacou a importância da inovação para o desenvolvimento das cidades. “Colocar Ibiporã na rota da inovação é fundamental. Hoje, uma cidade e uma sociedade que não busca se atualizar, se inovar e criar um espaço para discutir novas profissões, além de cuidar da juventude, enfrentará dificuldades para sustentar seu desenvolvimento. Estamos, inclusive, preparando a instalação de uma agência de inovação”, destacou.

O Paraná virou referência global em inovação. O Estado lidera pelo segundo ano seguido o ranking de mais inovador e sustentável do Brasil, segundo a consultoria Bright Cities.

Já a capital Curitiba foi eleita, em 2023, a cidade mais inteligente do mundo no World Smart City Awards, concedido pela Fira Barcelona. Além disso, Assaí, no Norte Pioneiro, de apenas 13 mil habitantes, foi escolhida como uma das sete comunidades mais inteligentes do planeta, junto com a capital paranaense, pelo ranking Smart21 do Fórum de Comunidades Inteligentes do Canadá (IFC).

“Nós queremos que esses exemplos sejam levados para todos os municípios. Vamos mostrar para todo o Estado como investir em inovação causa um impacto real no desenvolvimento do município, com geração de renda e emprego e novos investimentos”, afirma o secretário da Inovação.

Leia Também:  Defesa Civil Estadual monitora municípios atingidos por granizo nesta quarta-feira

FUNDO PARANÁ – O Pacto pela Inovação faz parte de um conjunto de medidas que visam facilitar o acesso dos municípios paranaenses a recursos voltados para a inovação. Recentemente, o governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a Lei nº 22.107/2024, que assegura a destinação de parte dos recursos do Fundo Paraná para fomentar o desenvolvimento tecnológico das cidades.

A Secretaria da Inovação será responsável por repassar esses recursos diretamente aos fundos municipais de ciência, tecnologia e inovação, eliminando a necessidade de convênios ou outros trâmites burocráticos.

A nova legislação facilita a transferência de recursos com base em critérios como o porte dos municípios e seus indicadores sociais, garantindo que os valores sejam aplicados de forma mais rápida e eficaz.

Para acessar os recursos, os municípios deverão se habilitar de acordo com a Lei Estadual de Inovação do Paraná (Lei nº 20.541/2021), o que inclui a criação de um conselho municipal de ciência, tecnologia e inovação, além de uma política pública específica para o setor.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Substituição de equipamento afeta abastecimento em vários bairros de Londrina

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Pavimentação de rodovia entre Mato Rico e Roncador terá investimento de R$ 119 milhões

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA