PARANÁ
Instituições de ICT e fundações discutem fortalecimento da pesquisa e inovação no Paraná
Publicado em
17 de outubro de 2024por
Itajuba Tadeu
Começou em Curitiba nesta quinta-feira (17) o 2º Encontro das Fundações de Apoio e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) do Paraná. O evento, que segue nesta sexta-feira (18) debate temas estratégicos, técnicos e operacionais relacionados ao funcionamento das ICTs e suas respectivas fundações, além de incluir palestras e discussões sobre o impacto da legislação na gestão de projetos deste setor.
Promovido pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária, em parceria com a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), o encontro também deve resultar em um documento com propostas para o fortalecimento da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Estado.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, lembrou que o encontro pode, além disso, contribuir para o aperfeiçoamento do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná.
“A regulamentação do processo de funcionamento das Fundações de Apoio às instituições de pesquisa científica estaduais é recente, mas temos o desejo de que este caminho das relações entre elas e suas fundações de apoio seja sólido e de gestão de inúmeros projetos. Isso precisa ser feito em alinhamento com os órgãos de controle, respeitando a legislação. Então este momento de troca de experiências ajuda a crescer nesta direção”, enfatizou o secretário.
Na abertura, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, destacou a importância da troca de experiências para o melhor alinhamento e segurança nas ações com os órgãos de controle. “Esta é uma excelente oportunidade de juntarmos a experiência que a Funpar tem no sistema federal com a do sistema estadual de ciência e tecnologia, que embora seja mais jovem é muito robusto, para que possamos alinhar, discutir e propor estratégias em termos de diálogo com os órgãos de controle”, ressaltou o reitor.
Segundo a diretora de programas da Funpar, Cris Alessi, o documento que será elaborado ao final do encontro será conduzido pela Seti e deve aproximar, ainda mais, as instituições dos órgãos de controle. “Este é um momento para conversarmos sobre as oportunidades e grandes desafios que enfrentamos. De maneira colaborativa, vamos construir um documento com proposições e pedidos para que tenhamos ações coordenadas de maneira a colaborar com todo o sistema paranaense”, explicou.
AVANÇO – Ao falar da importância do aprimoramento dos processos das Fundações de Apoio, o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, ressaltou o apoio dado pelo Governo do Estado para o avanço da ciência no Paraná. “O governador Carlos Massa Ratinho Junior nos deu excepcionais condições para evoluirmos muito no nosso sistema estadual de ciência e tecnologia, com os recursos necessários para avançarmos. E podemos aprimorar os instrumentos de gestão dos nossos programas para avançarmos ainda mais. As Fundações de Apoio é que fazem a gestão de grandes projetos científicos e tecnológicos, é importante que aprimorem os seus processos”.
Os reitores das universidades estaduais do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Almeida Webber; de Londrina (UEL) Marta Regina Favaro, de Ponta Grossa (UEPG,) Miguel Sanches Neto, e de Maringá (UEM) Leandro Vanalli, participam do evento.
A programação do Encontro das Fundações de Apoio e das Instituições de Ciência e Tecnologia do Estado, que acontece na sede da Funpar, em Curitiba, segue até a manhã desta sexta-feira (18).
Fonte: Governo PR
PARANÁ
No México, Viaje Paraná intensifica a promoção dos atrativos turísticos do Estado
Published
10 minutos agoon
3 de abril de 2025By

O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo paranaense em nível internacional segue a todo vapor. O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor –, está presente no Roadshow Festival Brasil, no México. Equipes do órgão participam das programações desde o início da semana, com foco em estreitar laços e abrir novos campos de mercado ao Paraná.
O evento itinerante já passou por duas localidades do país (Cidade do México e Guadalajara) e nesta quinta-feira (3) encerra a programação em Monterrey. O festival é uma oportunidade ao Paraná, que pode apresentar seus potenciais, atrativos e serviços ao trade mexicano, um dos mercados turísticos que mais cresce no mundo.
A participação do Viaje Paraná na programação internacional faz parte dos planos do Estado, que tem como foco atrair turistas e colocar o Paraná nos holofotes do turismo e do mercado mundial de viagens. Com mais de 130 milhões de habitantes, o México é um mercado em expansão, com viajantes que buscam novas experiências culturais, naturais e gastronômicas – todas encontradas em abundância no Estado.
“Estamos falando de um grande país, que também tem uma das maiores economias da América. Estar aqui e poder conversar, apresentar e introduzir ao mercado mexicano o quão atrativo é o Paraná, não tem preço”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. “Enquanto órgão de promoção, nossa expectativa é ampliar o nosso mercado, investindo no trade sul-americano, europeu e agora norte-americano, disseminando o grande potencial do turismo paranaense”.
RESULTADOS NA PRÁTICA – Em cada cidade, o Viaje Paraná realizou uma capacitação do trade mexicano sobre as potencialidades do Estado, sendo destaque em muitos momentos do evento. Foram apresentados potenciais turísticos, como Foz do Iguaçu (Oeste), Curitiba e o Litoral paranaense, além da sua diversidade cultural, natural e gastronômica.
Adriana Goméz é gerente da empresa Imacop Internacional, de Guadalajara. Ela aprovou a capacitação e comentou que espera ver os destinos paranaenses configurando cada vez mais nas agências mexicanas. “Essa capacitação que tivemos sobre o Paraná foi muito interessante, porque pudemos aprender mais sobre Curitiba e outros destinos que não conhecíamos, com muitos atrativos e pontos turísticos chamativos. Eu espero que os viajantes se interessem por esses destinos e que as agências os incluam na oferta mexicana”, disse a mexicana.
“Estou muito feliz de conhecer os estados brasileiros. Nós mandamos muitos turistas ao Brasil e percebemos que o Paraná é um destino em potencial, pela localização, oferta e belezas. Eu adorei saber mais sobre o turismo de Curitiba e fiquei surpreso, porque não sabia que as Cataratas do Iguaçu ficavam nesse Estado. A capacitação foi muito eficiente”, disse Hermano Gomez, participante do evento, também de Guadalajara.
EM ALTA – O Road Show Festival no México tem como objetivo promover o Brasil como destino turístico tendência, atraindo operadoras de turismo, jornalistas, agentes de viagens e demais profissionais mexicanos especializados no setor.
A interação direta entre o trade turístico brasileiro e mexicano aumenta as oportunidades de vendas e parcerias comerciais no futuro. Em 2022, o número de turistas mexicanos no Brasil foi de 52.171, enquanto de janeiro a setembro de 2023 foram 52.725 visitantes e, no mesmo período de 2024, 63.872 viajantes.
“O México é um mercado em que as pessoas viajam muito, por isso a importância de estarmos aqui. Foz do Iguaçu é um dos focos da nossa apresentação para esse público, ao lado de Curitiba, muito pela configuração cosmopolita da Capital, porque os mexicanos buscam esse tipo de mercado, com alta gastronomia e boa oferta de hospedagens”, explicou Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.
SEQUÊNCIA – De lá, a equipe do órgão de promoção comercial segue sua missão internacional, com foco no mercado norte-americano. Ela parte para Miami, nos Estados Unidos, onde acontece o Seatrade Cruise Global 2025, evento que promove o contato de destinos com as grandes operadoras náuticas e de navios de cruzeiro.
A programação é uma oportunidade de continuar negociações e conversas já iniciadas no Seatrade de 2024. Neste ano, devem ser apresentados novamente os potenciais do Litoral paranaense, que já contou com duas temporadas de cruzeiros e outras paradas feitas a parte.
Na semana passada, o navio Scenic Eclipse fundeou na Baía de Paranaguá, com mais de 200 turistas vindos dos Estados Unidos que tiveram a oportunidade de conhecer a Ilha do Mel. A embarcação é operada pela Royal Caribbean, grande empresa de navios de cruzeiros com sede em Miami, onde acontece o evento Seatrade.
Já as temporadas de navios de cruzeiros em Paranaguá aconteceram entre dezembro de 2023 e março de 2024 – com 16 paradas em que mais de 39 mil turistas foram recepcionados – e entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, quando foram movimentadas mais de 19 mil cruzeiristas, em oito paradas no Litoral do Paraná.
Fonte: Governo PR

Deputados propõem uso da IA para enfrentar emergências climáticas no Paraná

Ceasa doará alimentos sem padrão de comercialização para o Zoológico de Curitiba

No México, Viaje Paraná intensifica a promoção dos atrativos turísticos do Estado

PCPR prende mulher condenada por tráfico de drogas, furto, ameaça e incêndio em Guaratuba

PCPR e PMPR prendem homem suspeito de homicídio ocorrido em Sengés
PARANÁ


No México, Viaje Paraná intensifica a promoção dos atrativos turísticos do Estado
O trabalho de promoção, apresentação e atração de investimentos ao turismo paranaense em nível internacional segue a todo vapor. O...


Ceasa doará alimentos sem padrão de comercialização para o Zoológico de Curitiba
A Ceasa Paraná firmou com a Prefeitura de Curitiba uma iniciativa para contribuir com a alimentação de animais silvestres atendidos...


Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia
Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos...
POLÍCIA


PCPR e PMPR prendem homem suspeito de homicídio ocorrido em Sengés
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu preventivamente um homem, de...


PCPR prende mulher condenada por tráfico de drogas, furto, ameaça e incêndio em Guaratuba
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu uma mulher, de 23 anos, condenada judicialmente pelos crimes de tráfico de drogas,...


Comandante-geral da PMPR participa do encontro do CNCG no Rio de Janeiro
O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Jefferson Silva, participa desde o dia 1 de abril, da primeira...
ENTRETENIMENTO


Após lipo, Rosiane Pinheiro rebate críticas ao corpo: ‘Difícil aceitar que sou gostosa’
Rosiane Pinheiro, de 50 anos, rebateu críticas após compartilhar um vídeo no qual aparece usando um biquíni fio-dental e exibindo...


Leticia Spiller entra em trend e diverte seguidores imitando a filha: ‘Excelente’
Leticia Spiller, de 51 anos, entrou para a trend de imitar os filhos e divertiu seguidores nesta quinta-feira (3). No...


Ex-chiquitita Aretha Oliveira exibe barrigão em ensaio fotográfico: ‘Na reta final’
Aretha Oliveira, de 40 anos, registrou a reta final da gravidez com um ensaio para as lentes da fotógrafa Débora...
ESPORTES


Grêmio abre campanha na Sul-Americana com vitória sobre o Sportivo Luqueño
Nesta quarta-feira, o Grêmio iniciou sua participação na Copa Sul-Americana com um resultado positivo ao vencer por 2 a 1...


São Paulo estreia na Libertadores com vitória sobre o Talleres
Em uma partida marcada pela cautela e pela busca pelo equilíbrio, o São Paulo iniciou sua participação na Libertadores de...


Botafogo sofre derrota na estreia na Libertadores
O atual campeão da competição não conseguiu repetir o feito de consagrar seu título na Libertadores de 2025. Nesta quarta-feira,...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ3 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
ENTRETENIMENTO6 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
Financiamento privado impulsiona o agronegócio com crescimento das CPRs
-
POLÍTICA PR3 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025