NOVA AURORA

PARANÁ

Exposições aquecem turismo e a economia local ao redor do Paraná

Publicado em

Com apoio do Governo do Estado, exposições municipais movimentam as regiões paranaenses, promovendo circulação de turistas e aquecendo as economias locais. Os eventos fazem parte do calendário da Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor – e têm a expectativa de, juntos, atraírem mais de 140 mil pessoas, conforme dados dos organizadores.

Para Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo, as exposições acarretam na chegada de muitos visitantes aos municípios. “Essas programações ajudam, muitas vezes, a promover e mostrar municípios de pequeno porte aos viajantes, que acabam encontrando neles atrativos únicos, como as exposições, por exemplo,” disse.

“Enquanto secretaria estadual, estamos sempre atentos à realização destes eventos, devido a sua importância aos municípios e para a economia do Paraná, porque eles são responsáveis por movimentar a economia, gerar empregos, divulgar nossas regiões e proporcionar qualidade de vida às pessoas”, ressaltou Nunes.

OESTE – O município de Assis Chateaubriand dá início nesta quinta-feira (17) à Expo Assis 2024, que segue com programações até o dia 20. Neste ano, por meio de um novo formato, o evento conta com um line-up gratuito de shows realizados por artistas renomados.

Leia Também:  Inscrições para residência técnica em Gestão Pública são prorrogadas até dia 8

A secretária municipal de turismo, Milene Aleixo, comenta sobre o fluxo de visitantes que devem chegar ao município para o evento. “Somando todos os dias do evento, esperamos que mais de 100 mil pessoas visitem Assis Chateaubriand. A feira conta com programações musicais, atrações, gastronomia típica e outras atividades”, ressaltou.

Simultaneamente, acontece a 38ª Festa das Nações, oferecendo uma variedade de opções gastronômicas nos restaurantes do Pavilhão Gastronômico, com porções e bebidas para todos os gostos, e também a 33ª Exposição Comercial e Industrial, com dezenas de empresas expondo seus produtos e serviços.

NORTE E NOROESTE – Em Cambira acontece a Expocam 2024, feira que exalta o município e conta com programações para toda a família, entre os dias 18 e 22, com expectativa de atrair mais de 40 mil pessoas.

Com diversificadas atrações musicais, o evento também contará com uma ampla praça de alimentação e a Exposição Riquezas do Vale, organizada pela Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí), onde expositores locais mostram os potenciais, curiosidades e exclusividades do município no turismo, gastronomia e cultura.

Leia Também:  Com mobilização do Estado e municípios, Paraná registra 125 mil doses aplicadas no "Dia D"

De 31 deste mês a 3 de novembro, acontece a 6ª edição da Expo Piquiri, que conta com programações culturais, música e gastronomia para o município de Alto Piquiri, com expectativa de atrair cerca de 5 mil visitantes.

SEGMENTOS – Segundo a chefe do Departamento de Turismo de Negócios e Eventos do Viaje Paraná, Giovanna Perrota Fagundes, as exposições podem se enquadrar dentro de muitos segmentos turísticos.

“Essas feiras impactam diretamente na economia regional. Devido a constância desses eventos, as pessoas já se acostumam com a realização anual delas e acabam convidando e divulgando para cada vez mais pessoas, por isso as encaixamos dentro do segmento de turismo de negócios e eventos”, disse.

“Uma peculiaridade do Paraná é que essas exposições acontecem, em suma, no Interior, o que também as enquadra no segmento de turismo rural, devido a toda a ligação com o ambiente do agro e dos produtores locais”, completou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Fazenda reúne seu comitê de gestão de risco para discutir metas fiscais sustentáveis

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Viviane Araújo comemora 48 anos ao lado da família e amigos famosos: “Especial!”

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA