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Com bolsa de estudo, concurso da CGE motiva alunos do Colégio Estadual do Paraná

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A Controladoria-Geral do Estado (CGE) oportuniza a alunos dos 3º e 4º anos do Ensino Médio, do Colégio Estadual do Paraná, a ampliação do horizonte acadêmico e de cidadania, além de ajudar na preparação para vestibulares e para o Enem. Os estudantes foram convidados a participar do II Concurso de Redação da CGE e puderam ouvir o depoimento transformador da ganhadora da primeira edição.

Nesta quinta-feira (10), a controladora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva, apresentou o projeto aos representantes de turma. Esta edição do concurso tem o tema “A utilização da Inteligência Artificial como ferramenta para o exercício do controle social: avanços, desafios e cuidados necessários”. A conversa instigou os estudantes a pesquisarem sobre controle social e as ferramentas disponibilizadas pela CGE.

Ela explicou que foi feita parceria com a Fapi (Centro Universitário de Pinhais), que dará bolsas de estudo aos ganhadores. Caso o estudante não queira o prêmio, ele pode redirecionar a bolsa para um familiar próximo.

CIDADANIA – “A CGE cumpre seu papel de estimular a cidadania e o pensamento crítico. Por isso, direciona esta atividade aos jovens, que são os gestores e cidadãos de amanhã. Queremos que eles entendam que todos podem participar e influenciar a gestão pública e repliquem esse conhecimento em suas comunidades”, explicou Leticia.

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A diretora do turno da manhã, Leisa Moreira Melhoretto Niehues, elogiou a oportunidade levada aos alunos. “A gente percebe que os estudantes se sentem motivados a essas participações. É muito importante para a escola essa parceria”, disse.

MUDANÇA – O ponto alto do encontro foi o depoimento de Ângela Pienegonda Terres, ganhadora da primeira edição do concurso, que teve como tema “A corrupção, seus reflexos comportamentais e impacto na sociedade”.

“O concurso possibilitou a mudança na minha vida, por meio da educação, e que eu encontrasse minha vocação. Estou me formando no curso do Direito, aproveitei muito este presente que ganhei. Agora, busco mudar a vida das pessoas assim como a CGE mudou a minha”, relatou Ângela que está a dois meses de se formar na Fapi.

Para ela, ter sido instigada a tratar daquele assunto proposto pela CGE foi muito positivo. “Abriu minha visão, mostrando que existem outras possibilidades além do vestibular. Também pude conhecer a função da Controladoria, o que é controle social e como pode ser feito através da mudança social e da educação”, lembrou Ângela.

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PARTICIPAÇÃO SOCIAL – Maria Elenise Elias, chefe da Divisão Educacional, comentou que o papel da escola está muito além de ensinar conteúdos acadêmicos. “Trabalhamos a cidadania e a participação social. Percebo que os alunos se sentiram motivados por entender o que é controladoria e funções da inteligência artificial além do chatGPT, e também porque pode modificar a vida deles e dos familiares”, resumiu.

A escolha da atividade de redação, com regras similares ao Enem, vai contribuir para a preparação dos estudantes, segundo Camila Marcelina Pascoal, da Coordenação de Língua Portuguesa. “Temos priorizado a escrita, na nossa escola. A produção textual contribui muito para formação do cidadão. Se você vai ao mercado ou fazer uma compra, percebe a forma que a pessoa atente e como ela fala”, comentou Camila.

O coordenador de Transparência e Controle Social, Matheus Gruber, e a coordenadora de Desenvolvimento Profissional, Mirian Simões, ambos da CGE, também participaram da conversa com os representantes de turma.

O edital do concurso está disponível no site da CGE, na aba Transparência. Os ganhadores serão conhecidos no 2º Congresso de Governança Pública da CGE-PR – O uso da tecnologia como ferramenta de gestão, programado para os dias 3 e 4 de dezembro.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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