NOVA AURORA

PARANÁ

Portos do Paraná participa do Fórum Nacional Brasil Export 2024

Publicado em

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, e o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Sandro Ávila, abriram a 5ª Edição do Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias (ENAPH) na noite de quarta-feira (9). O evento aconteceu no segundo dia de atividades do Fórum Nacional Brasil Export 2024 nesta quarta-feira (09), em Brasília.

O Encontro promove discussões sobre questões operacionais, administrativas e técnicas focando no desenvolvimento do sistema portuário brasileiro. “É justo reconhecer que cada vez mais o setor portuário está na pauta nacional sendo um ativo estratégico como o agronegócio, a economia e todas as outras frentes que carregam a economia do nosso país”, destacou Ávila.

Luiz Fernando Garcia elogiou a aplicação da Lei dos Portos (Lei 12.815/2013), que estabeleceu um novo marco regulatório para agilizar as transações no setor portuário, mas reforça que após11 anos o tema precisa progredir.

“O Encontro busca fortalecer as boas discussões em prol do desenvolvimento da nossa infraestrutura portuária como é o caso da Lei dos Portos, publicada em 2013, que estimulou ao longo dos anos, mudanças de comportamento dos próprios gestores das autoridades portuárias. Políticas públicas estão sendo aprimoradas, trazendo mais segurança jurídica, e o gestor agora tem condições de tomar uma decisão”, comentou Garcia.

Leia Também:  Tráfego no entroncamento entre BR-469 e Perimetral Leste de Foz do Iguaçu tem nova mudança

Também participou do evento o secretário-geral da Portos do Paraná, Felipe Gama. “É um evento de grande envergadura do setor portuário, em que os assuntos são conversados, endereçados e discutidos sobre o guarda-chuva do mais alto nível técnico”, destacou o secretário-geral. Ao fim da abertura, o CEO do Grupo Brasil Export, Fabricio Guimarães Julião, que entregou uma placa comemorativa oficializando o início do ENAPH.

PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL – O presidente internacional da Associação Mundial de Infraestrutura de Transporte Aquaviário (PIANC), Francisco Esteban Lefler, participou de maneira remota ao final do Encontro. O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, o vice-presidente da PIANC para as Américas, Calvin Creech, e o diretor-presidente da Portos do Paraná, que também é presidente da seção nacional da PIANC, participaram do painel.

“O setor de desenvolvimento marítimo está crescendo muito no Brasil e a PIANC está fazendo muitas parcerias com troca de conhecimento para as boas práticas internacionais, como é o caso da Portos do Paraná, que é nossa Platinum Partner”, pontuou Calvin Creech.

Leia Também:  Com 62 óbitos por Covid-19 em 2025, Secretaria da Saúde reforça importância da vacina

“São 17 assentos que existem para o mundo na PIANC e um deles é da Portos do Paraná. Somos o único representante da América do Sul como sócio platinum. Participamos de um ambiente técnico de relevância mundial em que se discutem o desenvolvimento de grandes projetos, além de instruções nos quesitos de infraestrutura e meio ambiente”, explicou Garcia.

“Com a seção nacional da PIANC a gente consegue ter uma participação da comunidade portuária e marítima brasileira muito mais firme nas normas técnicas, como a realização de dragagens e normas para tratar da resiliência climática, que são editadas pela PIANC e são utilizadas mundialmente. A Marinha brasileira, por exemplo, se baseia nas orientações técnicas da PIANC quando lança ou edita uma nova norma”, exemplificou Nery.

A Brasil Exporto segue até quinta-feira (10). A transmissão completa está disponível clicando aqui. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Educação abre inscrições para dobra de padrão dos professores da rede estadual

Published

on

By

Começaram nesta segunda-feira (7) e ficam abertas até 16 de abril as inscrições para professores da rede estadual no processo de alteração de regime de trabalho, a chamada dobra de padrão, que permitirá a ampliação da jornada de 20 horas para 40 horas semanais. A mudança pode beneficiar 2 mil professores. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial da Secretaria de Estado da Educação

“Será um salto na carreira e também na vida financeira dos profissionais. Esta é mais uma forma do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seed), de  valorização dos nossos professores, tão fundamentais para os avanços educacionais que temos obtido ao longo dos últimos anos”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda. 

Este é o primeiro edital para dobra do regime de trabalho em mais de 15 anos. O último é do ano de 2009. A medida era uma reivindicação muito aguardada pela categoria e reforça o compromisso do Estado com a qualidade da educação. 

“Fora o impacto financeiro para o professor, que passa a ganhar mais, a dobra de padrão vai estreitar os vínculos dos profissionais da educação com os alunos e com a escola. Um professor pode acompanhar uma turma por mais tempo, conhecendo a fundo suas  competências e dificuldades”, acrescenta  o secretário.

Leia Também:  Sanepar apresenta iniciativas paranaenses no Global Water Summit, em Berlim

EDITALO edital oferece 2 mil vagas, distribuídas por todo o Estado. O resultado final será divulgado até o final de maio, com efetivação no sistema estadual de ensino no segundo semestre de 2025.

As vagas contemplam os componentes curriculares de Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia e também são para a Educação Especial.

CRITÉRIOS – A classificação será única em nível estadual e levará em consideração três critérios: suprimento de carga horária (30% da pontuação), idade do candidato (40%) e nível e classe (30%). Em caso de empate, serão considerados, na ordem, o maior tempo de serviço na linha funcional, o maior nível de classe e a maior idade. O período analisado para os critérios da seleção abrange de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2024.

MAIS VAGAS – Neste ano, já foram convocados mais de 1,1 mil professores e pedagogos aprovados no último concurso público realizado pelo Estado. Contabilizando as convocações, desde 2023, já são mais de 4,5 mil profissionais.

Leia Também:  Tráfego no entroncamento entre BR-469 e Perimetral Leste de Foz do Iguaçu tem nova mudança

Em março, o Estado também repassou R$ 150 milhões a mais para 1,5 mil colégios pelo programa Escola Mais Bonita. O aporte ajuda na realização de serviços essenciais nas estruturas das escolas, como reparos em alvenaria, nos sistemas hidráulicos e elétricos ou adaptações para acessibilidade.

Além disso, o Estado acaba de ampliar para 2 mil vagas em 2026 o maior programa de intercâmbios entre todas as redes estaduais de ensino do Brasil. Somente em 2025, o Ganhando o Mundo está enviando 1,3 mil alunos para estudar ao longo de um semestre letivo em países de língua inglesa, com todas as despesas pagas.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA