NOVA AURORA

PARANÁ

Biblioteca Pública promove segunda edição do projeto Cante com Livros

Publicado em

A Biblioteca Pública do Paraná, por meio da Divisão de Difusão Cultural, apresenta em outubro a 2ª edição do “Cante com Livros”, o novo projeto da BPP que destaca artistas independentes e busca unir o universo da música ao da literatura, seja por meio de compositores que adaptam textos para incorporar ritmo, seja pelos grandes letristas que parecem fundir as duas artes. O evento será na sexta-feira (11), das 17h às 19h.

Neste mês, no evento em forma de um pocket show intimista, quem se apresenta no palco da Biblioteca é Adriano Sátiro, compositor, cantor, multi-instrumentista e regente, com quase 50 anos de carreira. Ao seu lado o músico Orandi Almeida, convidado especial que já colaborou com Adriano em projetos anteriores.

Ao longo de sua trajetória, Sátiro acumulou mais de 1.200 composições, incluindo obras eruditas, populares, instrumentais, além de trilhas sonoras para teatro, cinema, vídeo, entre outros trabalhos.

Leia Também:  Língua portuguesa é o tema central do jornal Cândido de dezembro

“Acompanho o trabalho do Sátiro há muitos anos e o considero um dos nossos grandes cancionistas. É uma enorme felicidade poder levar sua arte ao público da BPP”, disse Luiz Felipe Leprevost, diretor da Biblioteca Pública do Paraná.

O diretor, que também é ator e já desenvolveu trabalhos na área musical, ainda destaca a relação antiga entre a música e a literatura. “A gente sabe que a canção, especialmente a popular, está ligada à literatura. Não é por acaso que grandes poetas do nosso país se envolveram com a música, assim como compositores e músicos se revelaram grandes poetas.”

O “Cante com Livros” é realizado bimestralmente, com entrada gratuita e aberto a todos os públicos. O projeto faz parte da consolidação da Biblioteca como um centro cultural que reúne diversas manifestações artísticas, indo além da leitura.

Serviço

Cante com Livros

Artistas: Adriano Sátiro e Orandi Almeida

Data e horário: 11 de outubro (sexta-feira), das 17h às 19h

Leia Também:  Equipe do Corpo de Bombeiros de Cascavel vence desafio estadual de salvamento veicular

Local: Auditório Paul Garfunkel, no 2º andar da Biblioteca

Capacidade máxima: 132 pessoas

Entrada gratuita

Biblioteca Pública do Paraná – Cândido Lopes, 133 – Curitiba – Centro

bpp.pr.gov.br

@bibliotecapr

Horário de Atendimento:

Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h

Sábados, das 8h30 às 13h

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Agroecologia, turismo rural e inovações no campo são temas do IDR-Paraná na 50ª Expoingá

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Fazenda orienta participantes do Nota Paraná a emitirem informe de rendimento para o IR 2023 

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA