NOVA AURORA

PARANÁ

Obras da Sanepar vão reforçar abastecimento de água em bairros de Francisco Beltrão

Publicado em

A Sanepar iniciou a implantação de um novo anel de distribuição de água de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado. Os investimentos de R$ 1,8 milhão vão triplicar a capacidade de transporte de água, aumentar o volume que chega aos bairros Cidade Norte, Padre Ulrico e Terra Nossa, além de otimizar o sistema de distribuição em todas as regiões da cidade.

As obras consistem no assentamento de mais uma adutora de 5,4 mil metros de extensão, com diâmetro de 400 milímetros, por onde poderão ser transportados até 900 mil litros de água por hora. A rede que existe atualmente tem capacidade para transportar 220 mil litros de água por hora.

A tubulação vai da Estação de Tratamento de Água, localizada no bairro Nova Petrópolis, até próximo a unidade do Detran no bairro Luther King. A adutora irá passar pelas ruas Antônio Carneiro Netto, Antonina, Maranhão, Guaporé, Ponta Grossa, Venezuela, Marília e Mandaguari. Os trabalhos se estenderão até maio de 2025.

Leia Também:  Dia D: Secretaria de Cultura se une a municípios para facilitar adesão à Lei Paulo Gustavo

As equipes vão trabalhar nas ruas e calçadas em frente aos imóveis, com movimentação de terra e equipamentos nos trechos e, em boa parte deles, será necessário romper pavimentos. Para realizar estas obras e garantir a segurança das equipes de trabalhos e dos pedestres, as ruas poderão ser interditadas total ou parcialmente durante o dia, de quadra em quadra. À noite, ficarão liberadas. As valas serão abertas e fechadas no mesmo dia e a reposição dos pavimentos que forem rompidos será feita em até 30 dias.

A Sanepar informou à prefeitura e ao Departamento de Trânsito de Francisco Beltrão sobre a necessidade e os impactos da obra em reunião no fim de setembro. As equipes de trânsito darão suporte às equipes da Sanepar e da empreiteira contratada para que a cidade tenha o menor impacto possível durante a implantação da tubulação. Os transtornos serão temporários e visam o bem de toda a comunidade.

Informações e esclarecimentos sobre as obras podem ser obtidos na Central de Relacionamento da Sanepar em Francisco Beltrão, na Rua Antônio Carneiro Neto, 2493, bairro São Cristóvão. O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. As informações também podem ser solicitadas pelo telefone 0800 200 0115 ou por mensagem no WhatsApp (41) 9544-0115.

Leia Também:  Vai viajar? DER/PR alerta para uso de empresas de transporte intermunicipal registradas

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio da Copel, hospital de Apucarana instala equipamentos para economia de energia

Published

on

By

O Hospital da Providência de Apucarana, no Norte do Paraná, é um dos 41 hospitais beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que está investindo R$ 35,2 milhões para impulsionar a eficiência energética em unidades de saúde filantrópicas.

Com mais de sete décadas de atuação e referência em áreas como ortopedia, oncologia, neurocirurgia, gestações de alto risco e UTI neonatal, o hospital realizou no ano passado 14 mil cirurgias e 15 mil internamentos. Agora, com o apoio do programa, modernizou sua estrutura para reduzir custos com energia elétrica e direcionar mais recursos para o atendimento à população. 

“Fomos contemplados pelo projeto da Copel e pudemos trazer equipamentos modernos: duas autoclaves com capacidade para atender as nossas duas unidades hospitalares, e 85 aparelhos de ar-condicionado, distribuídos por toda a instituição”, explica a diretora geral da instituição, Irmã Geovana Aparecida Ramos.

Ela destaca que a economia gerada com as melhorias será direcionada principalmente à aquisição de medicamentos e ao aprimoramento das condições de trabalho dos funcionários. 

Leia Também:  Saúde e Conass desenvolvem ferramenta para georreferenciar dengue e chikungunya

A chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), previu o financiamento a fundo perdido para instituições públicas e filantrópicas que prestam atendimento de saúde à população. “Os hospitais são um ponto estratégico, porque eles têm um consumo de energia expressivo. E os recursos liberados com ações de economia podem ser aplicados em outras frentes da atenção à saúde”, explica Julio Omori, diretor comercial da Copel. 

SÉRIE – Ao longo desta semana, a Copel divulga uma série de vídeos que registra as ações desta chamada realizada pelo programa, trazendo uma instituição representante de cada região do Paraná. As melhorias realizadas em Apucarana são o tema do quarto vídeo da série, disponível no YouTube.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA