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De dentro do MON: colaboradores falam como é trabalhar entre obras de arte

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Quando o Museu Oscar Niemeyer abre ao público, às 10h, um mutirão de colaboradores já está a postos, realizando funções nem sempre vistas pelos visitantes. Equipes de limpeza, por exemplo, que garantem a manutenção, e de segurança, que zelam pelo patrimônio, passam muitas horas por dia dentro do maior museu de arte da América Latina, o MON. É tempo suficiente para que cada um admire suas obras de arte e eleja suas favoritas.

Dilma Rodrigues dos Santos, há três anos na equipe de limpeza do Museu, conta que sempre que entra na exposição “O Jardim – Efrain Almeida”, se emociona. Em especial, quando vê a obra “Uma Coisa Linda”, um conjunto com mais de 100 pequenas esculturas de pássaros Cardeais vermelhos no chão da sala. “Parece que estão vivos!”, diz.

A cena era comum na sua adolescência, quando Dilma trabalhava na roça, em Goioerê, no Centro-Oeste, colhendo algodão e milho. Por isso a obra chamou muito a sua atenção. Ela conta que nunca tinha entrado num museu até iniciar no MON, onde aprendeu a apreciar o que vê. “Hoje acho um privilégio trabalhar num local onde estão tantas obras de arte”, comenta.

Além de apreciar as exposições, as equipes têm a oportunidade de participar de um programa interno que oferece visitas mediadas aos colaboradores. Lançado em 2020, o programa “Eu Participo!” já teve cerca de 730 participações, em mais de 42 encontros por 27 exposições (leia mais abaixo).

“O MON está hoje entre os principais museus da América Latina, resultado de um consistente trabalho no qual os colaboradores sempre tiveram papel fundamental”, afirma a diretora-presidente Juliana Vosnika. “É muito forte o sentido de pertencimento entre as equipes que tornam possível o dia a dia e a construção desta bela história do Museu Oscar Niemeyer”, afirma.

“ME SENTI ACOLHIDA AQUI” – Foi numa das edições do “Eu Participo!” que Ivanélia (Iva) Santos Silva, da equipe de limpeza do Museu, também visitou a exposição “O Jardim – Efrain Almeida” e se deparou com a obra “Cajueiro”, em aquarela, que a fez chorar.

Natural de Biritinga (BA), Iva foi surpreendida pela sensibilidade do saudoso artista, que era nordestino, como ela, e partiu recentemente. “Eu e minha família sobrevivemos muitos anos vendendo castanha-de-caju, com trabalho duro na roça”, diz.

Segundo Iva, o quadro a fez se lembrar da mata, dos pés no chão e até do gosto do suco de caju fresquinho. Ela destaca ainda a obra “Mandacaru”, também em aquarela, fruto com o qual convivia e que hoje não encontra facilmente no Sul. “O jeito que esse artista retratou o Nordeste fez eu me sentir em casa, relembrar minhas origens que eu tenho orgulho e que nunca vou negar”, afirma. “Me senti acolhida aqui”.

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O retorno às origens também foi o motivo da escolha do seu pedacinho preferido do MON pela colaboradora do setor de segurança, Regina Costa, natural de Garanhuns (PE). “Me identifico com a exposição ‘África, Expressões Artísticas de um Continente’, em especial pela minha própria ascendência africana, dos meus trisavós maternos”, explica.

Na infância, o contato de Regina com a cultura africana era mais pela gastronomia. Ela lembra de comidas como Mungunzá, mas sabe muito pouco sobre seus antepassados. “Nem ao menos sei de qual país da África eles vieram”.

O primeiro contato da colaboradora com a arte africana foi no MON. “Tive uma conexão imediata com a energia dessa exposição. É mais do que arte, as obras têm sentimentos”.

Regina acha interessante elas não serem nominadas por artistas específicos. Destaca, em especial, os tambores, que despertam a sua curiosidade sobre a maneira como foram confeccionados e o som que emitem. “São peças que não foram feitas com a intenção de serem obras de arte, mas sim para rituais festivos, como nascimentos ou casamentos”, observa.

A mesma exposição também é a preferida do colaborador do setor de infraestrutura do MON, Vanderley Almeida. Sempre que pode, ele passa pela mostra africana e dá uma olhada. “São obras que me remetem aos meus antepassados”, diz. Ele lamenta não saber de que país da África vieram seus avós, dos lados materno e paterno, e diz ter muita vontade de obter mais informações e um dia até conhecer o continente.

Há quase 20 anos no MON, Almeida é natural de Querência do Norte, no Noroeste do Estado, mas seus pais vieram de Caculé (BA), onde a família trabalhava com agricultura. Na exposição “África, Expressões Artísticas de um Continente”, ele gosta de admirar especialmente os tambores e outros instrumentos musicais, que o fazem lembrar das histórias que seus pais contavam na infância. “Penso que eram usados em festividades, rituais e cerimônias, como forma de trazer alegria”, diz o colaborador.

“COMO EU IMAGINAVA SER UM MUSEU QUANDO ERA CRIANÇA” – Rodrigo Paz, há seis anos na equipe de segurança do MON, é natural de Curitiba e conta que não teve acesso a museus em sua infância. “Antes de trabalhar aqui, não conhecia nenhum e tinha receio de entrar num museu”, diz.

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Quando iniciou no MON, a coleção asiática havia acabado de chegar. “Para mim, foi um choque de cultura”, conta. Segundo ele, a exposição “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses” é exatamente como imaginava ser um museu quando era criança.

Hoje Rodrigo chega a ficar 12 horas consecutivas no MON, pois trabalha em escala de turnos. “É um privilégio, além de visitar as exposições, poder conhecer bastidores e artistas”, comenta. Entre suas obras asiáticas favoritas, ele destaca a escultura “Ganesha”, que está bem na entrada da exposição. “Ela tem grande impacto”, diz.

Também da equipe de segurança do MON, Raquel Divina de Souza elegeu a sua exposição preferida “German Lorca, Mestre da Fotografia”. “Fico emocionada porque lembra a minha infância, quando pouquíssimas pessoas tinham acesso a fotografias”, afirma. Até os 18 anos, Raquel morava num sítio em Rondônia, no município de Rolim de Moura, onde trabalhava na roça.

“Daquela época tenho pouquíssimas fotos”, diz. Algumas imagens registradas por German Lorca trazem a ela lembranças de décadas atrás. Alguns exemplos são as obras “Caipira e Cavalo” e “Chaveiro”, de 1954. “Elas retratam cenas que eram comuns vermos naquela época, quando íamos até a cidade mais próxima, com suas ruas e comércio antigos”, recorda.

EU PARTICIPO! – Lançado em 2020, o programa “Eu Participo!”, do Museu Oscar Niemeyer, é destinado a atender colaboradores e equipes terceirizadas e contempla a realização de mediações nas exposições pela equipe de educadores do MON, além de uma série de ações que visam reforçar o senso de pertencimento dos colaboradores.

Uma vez por mês são realizadas conversas sobre o Museu e suas exposições, em dia e horário predeterminados, abertas à participação espontânea dos colaboradores e conforme disponibilidade de horário das equipes.

Em quatro anos, cerca de 27 exposições já foram visitadas em 42 encontros, que registraram 729 participações de colaboradores. Além disso, o programa oferece cinco ingressos por mês a cada colaborador, para que tragam seus próprios convidados para visitarem o Museu.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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