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Segunda edição do Paraná Anjo Inovador tem alteração de datas; veja o cronograma

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A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) divulgou alterações no cronograma da segunda edição do Paraná Anjo Inovador, o maior programa de incentivo financeiro público para startups do Brasil. A divulgação do resultado final das startups selecionadas passou de 19 de novembro para 6 de dezembro. O resultado ficará disponível na página do programa

Nesta segunda edição, foram 545 projetos inscritos, representando quase o triplo de inscrições, com aumento de 190% em comparação com a edição anterior, realizada em 2023, que teve um total de 188 submissões de projetos. O programa também teve impacto no fomento do empreendedorismo paranaense e na criação de startups. Das 469 empresas que inscreveram projetos nessa edição, 101 foram abertas entre o período de publicação do edital e a data final de submissões de propostas.

Dos inscritos, até 80 serão selecionados para receber um aporte financeiro de até R$ 250 mil para o desenvolvimento de produtos, serviços e projetos inovadores. O foco é selecionar startups que estejam trabalhando em soluções nas áreas de Cidades Inteligentes, Esportes, Inovação Social, Educação Inclusiva, Apoio à Inovação para Micro e Pequenas Empresas, Combate às Mudanças Climáticas, Segurança Alimentar e Agricultura Sustentável.

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Dentre os objetivos do Paraná Anjo Inovador está o impulsionar a cultura de inovação em todos os cantos do Estado. Na edição de 2024, o programa também teve um aumento no número de municípios participantes. Ao todo, foram recebidas propostas de startups de 58 cidades paranaenses.

Em 2023, o primeiro edital contemplou 68 startups, que estão desenvolvendo soluções em diversas áreas, como educação, saúde, agricultura e sustentabilidade.

Confira as novas datas do edital: 

– Divulgação das propostas aprovadas – 22/10/2024 

– Prazo para Interposição de Recursos Administrativos das Propostas Aprovadas – 23/10/2024 a 04/11/2024

– Divulgação do Resultado dos Recursos e Resultado Final dos Aprovados – 06/12/2024

– Início da Celebração dos Termos de Outorga de Subvenção Econômica – 09/12/2024

Fonte: Governo PR

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Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

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Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.

Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.

“Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.

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A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata. 

“Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.

As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.

Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.

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Fonte: Governo PR

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