PARANÁ
Com apoio do Paraná, Brasil é premiado em uma das maiores feiras de alimentos da América
Publicado em
30 de setembro de 2024por
Itajuba Tadeu
Produtos alimentícios produzidos por 12 empresas paranaenses ajudaram o Brasil a ganhar o prêmio de melhor pavilhão internacional na ExpoAlimentaria 2024, uma das maiores feiras de alimentos da América Latina, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de setembro em Lima, na capital do Peru. A exposição do Estado na feira foi organizada pela Invest Paraná, cuja participação em eventos como este visa ampliar a visibilidade dos produtos produzidos em solo paranaense no mundo e alavancar as suas exportações.
O reconhecimento dos organizadores e visitantes da feira ocorreu na primeira participação da agência de atração de investimentos do Estado no evento. No estande do Paraná, que integrou o pavilhão com produtos do Brasil inteiro organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), estavam expostos desde pequenos produtores do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), também coordenado pela Invest Paraná, até produtos de grandes cooperativas paranaenses, como a Coamo.
“A participação da Invest Paraná foi fundamental para nós”, comentou a auditora fiscal do Mapa e uma das responsáveis pelo pavilhão Brasil na Expoalimentária, Ângela Pimenta Peres. “O estande do Estado mostrou produtos inovadores, interessantes, ligados à sociobiodiversidade e à bioeconomia. Isso complementou a exposição e trouxe uma característica diferente do Brasil que foi mostrada na feira”.
Entre os destaques que chamaram a atenção dos peruanos e de outros grandes empresários do segmento no continente, está a farinha de pinhão. Os queijos produzidos da colônia Witmarsun, em Palmeira, que já receberam diversos prêmios internacionais por sua qualidade, também foram muito procurados durante todos os dias da feira.
RODADAS – Além da exposição dos produtos alimentícios, também ocorreram mais de 30 rodadas de negócios entre empresas paranaenses e empresários de outros países, como Costa Rica, Panamá, Chile, Argentina, Peru, Canadá e Estados Unidos. Segundo a organização da feira a movimentação financeira foi de aproximadamente US$ 540 milhões com um público superior a mil compradores internacionais e 20 mil visitantes.
São importadores que, sabendo que tipo de produtos seriam levados para a feira, solicitaram os encontros. A Invest Paraná também promoveu um seminário sobre oportunidades comerciais entre o Estado e o Peru, na sede da embaixada brasileira.
A participação foi possível graças a um pedido da Invest Paraná ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), um dos entes responsáveis pela participação de empresas brasileiras em eventos no Exterior. O Mapa, que abriu um edital voltado apenas para empresários, aceitou a demanda apresentada pela agência do Estado para representar o Paraná.
A comitiva liderada pela agência foi composta por representantes da própria Invest Paraná, além da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), do Sistema Ocepar e da Cooperativa Witmarsum.
Segundo o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, o objetivo principal é levar tanto empresas que ainda não exportam, quanto aquelas que estão em um estágio inicial, visando abrir mercado no Exterior.
“De forma inovadora, levamos empresas que não tiveram a oportunidade de exportar. Algumas nunca haviam participado de feiras internacionais, como as empresas do VRS. É a consolidação do trabalho que estamos fazendo, de dar maturidade para essas empresas pensarem no mercado internacional”, afirmou. O VRS – Vocações Regionais Sustentáveis – é um programa da Invest Paraná que estimula a profissionalização de pequenos produtores.
“Sozinhos, eles têm medo, têm receio de sair para o mercado internacional. Então nós, de forma organizada, fazemos uma curadoria com eles para que iniciem essas exportações, de não ficarem só com o mercado brasileiro, mas podendo explorar mercados internacionais”, acrescentou.
EMPRESAS – Integraram o estande da Invest Paraná empresas paranaenses do ramo de alimentos e bebidas: Apis Nobre, Bella Giornata, Certano, Coamo, Cooperativa Integrada, Cooperativa Witmarsum, Dr. Peanut, Fecularia Lopes, Moncloa, Ninfa, Papapá e Pinati.
Antônio Chaves, gerente comercial do setor de laticínios da Cooperativa Witmarsum, em Palmeira, nos Campos Gerais, fez parte da delegação que foi ao Peru em busca de novos negócios. Foi primeira vez que ele participou de uma feira internacional. “Há algum tempo a gente já vem trabalhando, desenvolvendo e melhorando os nossos queijos. Começamos a participar de alguns campeonatos nacionais e internacionais e em todos eles conseguimos sempre pontuação máxima em nossos produtos”, contou.
Atualmente, a cooperativa já exporta commodities, mas o objetivo é ampliar as vendas para o exterior com produtos mais elaborados, incluindo 12 tipos de queijos finos, entre eles um especial da marca, além de suco de uva, todos expostos durante a feira. “Posso dizer com muita tranquilidade: essa missão me antecipou um ano de trabalho, porque antes da Invest a minha perspectiva era começar alguma prospecção em 2025”, disse.
Já a Moncloa, empresa de Curitiba que comercializa produtos pensados para o bem-estar corporal e mental, como infusões para chá, esfoliantes e hidratantes corporais, ainda não exporta. Eles buscaram a Invest Paraná justamente para entender mais sobre internacionalização, em como levar a marca para outros países, principalmente do Mercosul.
“Temos hoje o nosso carro-chefe que são os chás, mercado que está em evolução no Brasil, mas ainda muito pequeno se comparado com outros países da América Latina. Temos muito a desenvolver, e ter a oportunidade de atingir outros mercados é muito importante”, destacou o diretor Comercial e de Marketing da Moncloa, Eduardo Caldeira.
Entre as estratégias para atrair clientes internacionais está o envio de um bule para preparo e degustação nas reuniões B2B, de empresa para empresa. “Com a Invest Paraná temos segurança, porque quando você participa pela primeira vez, a chance de cometer erros é maior. Para empresas menores, às vezes cometer erros custa muito caro, então ter uma parceira que leva você e os seus produtos com segurança faz toda a diferença”, afirmou Caldeira.
Sete produtores que participam do programa VRS também tiveram seus produtos expostos no espaço “Sociobiodiversidade: Rancho Latuf, Erva Mate Paraná, Capeleti Erva Mate, Beeland, Conservas Rosana, Caramelo Lindacir e Embrapa Florestas – Inácio Martins (Farinha de Pinhão).
A escolha dos participantes foi feita a partir de uma relação de empresas do setor de alimentos e bebidas, entre aquelas que já estão em algum programa da Invest Paraná, ou de forma prospectiva, por meio de adesão. Com a conclusão da feiram, a agência estadual também vai realizar curadorias com os importadores que demonstraram interesse em fechar negócio com as empresas paranaenses para ajudar no processo de contato e exportação.
FEIRA – A Expoalimentaria reúne anualmente setores-chave de alimentos, bebidas, serviços, máquinas, contêineres, embalagens, insumos, tecnologia e inovação. A participação brasileira contou também com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com suporte do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
CANADÁ – Em maio deste ano, a Invest Paraná, também em parceria com o Mapa, levou uma série de produtos paranaenses para a maior feira de alimentos da América do Norte, a Sial, no Canadá. Foi a primeira vez que o Paraná teve dois estandes exclusivos no pavilhão brasileiro da feira internacional, sendo um deles dedicado somente para produtos de erva-mate.
O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, afirma que a agência tem qualificação para representar as empresas paranaenses que têm os seus produtos para exportação: “Na feira da Sial, no Canadá, o Mapa gostou de levarmos empresas qualificadas embaixo do guarda-chuva da Invest Paraná. Isso deu resultado na questão de exportação e de novos contratos fechados”, comentou.
“Foi inclusive durante uma visita do governador Carlos Massa Ratinho Junior à Sial que surgiu a ideia de promover os produtos paranaenses em grandes feiras internacionais e, com isso, potencializar as exportações estaduais”, complementou Bekin.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
MON promove laboratório sobre esculturas para o público maior de 60 anos
Published
6 minutos agoon
17 de abril de 2025By

Em abril, o programa Arte para Maiores (APM), do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado ao público maior de 60 anos, propõe um encontro especial: um laboratório artístico de esculturas. Atividade será realizada no dia 24 de abril, das 14h às 17h, no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do Museu.
No laboratório “Esculpindo o Vazio”, o ponto de partida será o vazio, o silêncio e o papel em branco para criar e serão catalisadores da imaginação. A atividade será conduzida pela equipe do Educativo do MON e, juntos, poderão encarar esses espaços vazios como uma potência para abrigar uma infinidade de processos criativos, em especial dentro do campo das criações tridimensionais.
- Escola de Dança Teatro Guaíra encanta mais de 850 alunos com espetáculo em colégio estadual
-
“MAC de Portas Abertas” estreia em maio com curso sobre arte contemporânea japonesa
O PROGRAMA – O premiado Arte para Maiores, oferecido pelo MON desde 2014, é um programa educativo que proporciona ao público maior de 60 anos a sensibilização para a arte e pela arte. A ação promove encontros presenciais e virtuais, visitas mediadas em sala expositiva, atividades de experiência artística e dinâmicas de integração.
A participação no programa APM é gratuita e pessoas com mais de 60 anos têm entrada livre no MON. Porém, é necessária a inscrição antecipada, que deve ser feita pelo formulário abaixo ou aqui.
SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
Serviço:
Arte para Maiores Especial – “Esculpindo o Vazio”
Oficina:
Data: 24 de abril (quinta-feira)
Das 14h às 17h
Espaço de Oficinas | Subsolo do MON
Link para inscrição: https://bit.ly/APMEspecialAbril2025
Museu Oscar Niemeyer
Fonte: Governo PR

MON promove laboratório sobre esculturas para o público maior de 60 anos

Neta de Gilberto Gil, reúne famosos ao lançar primeiro álbum da carreira: ‘Flor Gil’

Ações educativas da Copel valorizam patrimônio arqueológico do Paraná

Escola de Dança Teatro Guaíra encanta mais de 850 alunos com espetáculo em colégio estadual

Bianca Biancardi, irmã de Bruna, exibe clique fofo com Mavie: ‘Titia coruja’
PARANÁ


MON promove laboratório sobre esculturas para o público maior de 60 anos
Em abril, o programa Arte para Maiores (APM), do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado ao público maior de 60 anos,...


Ações educativas da Copel valorizam patrimônio arqueológico do Paraná
A preservação do patrimônio arqueológico é essencial para compreender as origens da ocupação humana em diferentes regiões e valorizar a...


Escola de Dança Teatro Guaíra encanta mais de 850 alunos com espetáculo em colégio estadual
A Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG) encantou mais de 850 alunos do Colégio Estadual Cívico-Militar Yvone Pimentel, em Curitiba,...
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier,...


Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da...


Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
Durante uma operação de bloqueio realizada pela Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Neta de Gilberto Gil, reúne famosos ao lançar primeiro álbum da carreira: ‘Flor Gil’
Flor Gil, neta de Gilberto Gil e filha de Bela Gil e JP Demasi, lançou oficialmente seu primeiro álbum da carreira, Cinema Love, nessa quarta-feira (16)....


Bianca Biancardi, irmã de Bruna, exibe clique fofo com Mavie: ‘Titia coruja’
Bianca Biancardi, de 28 anos, encantou os seguidores ao publicar um novo clique fofo com a sobrinha Mavie, de 1...


Bruna Biancardi exibe Brinquedoteca luxuosa da filha na casa dos pais: ‘Especial’
A influenciadora Bruna Biancardi, de 31 anos, decidiu fazer um tour por um cantinho muito especial pra filha mais velha, Mavie, de 1 ano...
ESPORTES


Santos vence Atlético-MG, mas noite é marcada por lesão e lágrimas de Neymar
O Santos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 0 na Vila Belmiro,...


Flamengo aplica goleada histórica no Juventude e é lider do Brasileirão
Em uma noite de gala no Maracanã, o Flamengo não tomou conhecimento do Juventude e aplicou uma goleada histórica de...


Palmeiras vence o Internacional fora de casa no Brasileirão
Em um confronto disputado no Estádio Beira-Rio, o Palmeiras derrotou o Internacional por 1 a 0, nesta quarta-feira, em partida...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
-
PARANÁ7 dias ago
Rede da Copel para proteger subestações de ataques cibernéticos é premiada
-
POLÍCIA6 dias ago
PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Londrina e Região pedem investimentos em infraestrutura e maquinário